Pages

Passeio turístico de Harry Potter em Portugal


Existe agora na cidade de Porto, Portugal, uma nova atração para os potterheads.  Chamado de “Experiência Harry Potter”, o evento consiste em um passeio turístico pela cidade, que por cerca de dois anos e meio teve como moradora ninguém menos do que J.K. Rowling.

Antes de conquistar a fama que hoje possui, J.K. foi trabalhar como professora de inglês em Porto, e lá mesmo escreveu partes de seu primeiro grande sucesso: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Segundo a autora, seu capítulo favorito do livro, “O Espelho de Ojesed”, foi criado em terras portuguesas.

O passeio foi desenvolvido pela agência de turismo “No Tecto do Mundo”, tendo como principal responsável o fã e guia turístico Bruno Correia. A proposta era criar mais espaços  turísticos infantis no país, mesmo que grande parte do público já tenha passado (e há muito!) da infância. O roteiro atravessa os bairros da Sé e Ribeira, Alfândega Velha e a conhecida livraria Lello. Vários dos lugares e ruas no trajeto serviram como inspiração para a autora durante o tempo em que ela escrevia a saga.

Durante as 4 horas e meia de descobertas acerca dos lugares por quais J.K. passou, os integrantes participam ainda da seleção das Casas de Hogwarts com o Chapéu Seletor, entre outros jogos. No fim, os vencedores recebem um prêmio. Os preços para participar do percurso turístico são de 30 a 60 euros, variando de acordo com o número de pessoas.