Pages

Pottermore: ''5 lições de amizade que aprendemos com Dobby, o elfo-doméstico''


Em outro texto especial do Pottermore, o site fez uma lista especial do porquê o Dobby foi um grande amigo, e o que podemos aprender com ele, já que amizade é uma das grandes mensagens da série. Leia a seguir o texto traduzido pelo OPD e não esqueça de comentar! Também não esqueça de nos seguir no Twitter.

5 lições de amizade que aprendemos com Dobby, o elfo-doméstico.

No caminho para lutar com Voldemort, Harry, Ron e Hermione foram ajudados por um grupo de amigos leais. Mas, sem dúvidas, nenhum fora mais devotado do que Dobby.

O valente elfo-doméstico foi um certo pesadelo algumas vezes - redecorando a cozinha dos Dursley com bolo, escondendo a correspondência pessoal de Harry, e quase causando a expulsão dele - mas você não pode dizer que ele nunca foi um grande amigo.

Enquanto nós não perdoamos a violência contra sobremesas, ou quando ele batia sua cabeça na lâmpada, repetidas vezes, podemos olhar Dobby como uma lição de como ser um bom amigo.

Então, o que o elfo-doméstico mais corajoso do mundo mágico nos ensinou sobre amizade?

1. Algumas vezes, você precisa mostrar que o amor pode ser rígido

Concordar com seus amigos e ajudá-los é ótimo, mas, algumas vezes, o que eles querem não é o que eles precisam.

Os métodos de Dobby para manter Harry fora de Hogwarts em "A Câmara Secreta" talvez não fossem uma ideia tão boa (veja a já mencionada queda do bolo) mas ele tinha ótimas intenções. Enquanto tudo o que Harry queria era voltar para a escola, Dobby sabia que lá era um lugar perigoso, e que seria mais seguro, embora mais triste, permanecer na casa dos Dursley. Ele também sabia que ele teria que ser rude, e fazer coisas impopulares para que isto acontecesse.

2. Ajudar seus colegas em hora de necessidade

Um bom amigo fará qualquer coisa para ajudar seus amigos, seja sentando-se às quatro da manhã para conversar sobre um encontro ruim, pegá-los no aeroporto, ou roubar Gelrichos do estoque privado de um professor para ajudá-los a respirar embaixo d'água.

O quê, apenas nós? O momento que Dobby escuta Olho-Tonto Moody falando sobre as propriedades dos Gelrichos, ele correu para roubar os estoques de Snape, então Harry não fracassaria na segunda tarefa do Torneio Tribruxo, muito embora, se fosse pego, ele provavelmente teria sido expulso. Nós não estamos sugerindo que você se arrisque à qualquer coisa por seus amigos, mas vocês entenderam a ideia. Dobby faria qualquer coisa para ser um bom amigo.

3. Apoiar seus amigos

Seja defendendo a honra de seus amigos em frente ao valentão da escola, ou ralhando com o namorado daqueles, por fazê-los chorar, apoiar seus amigos pode ser estressante.

Dobby se comprometeu tanto a defender Harry que ele o fez até mesmo de frente para o intimidante Lucius Malfoy, momentos depois de ter sido libertado de sua servidão. Usar magia num bruxo muito mais alto do que você deve ter sido aterrorizante, mesmo assim Dobby fez tudo o que pôde para impedir o Malfoy de machucar o Harry.

4. Guardar segredos

Todos nós sabemos que Dobby tinha problemas em deixar que coisas que não deveriam ser ditas saírem "sem querer" , mas ele sabia quando esconder os segredos dos amigos, em seus momentos embaraçosos. Winky, a companheira elfa-doméstica, ficou arrasada ao perder o emprego com Bartô Crouch, e decaiu numa espiral de alcoolismo em Hogwarts.

Para poupar os momentos em que a amiga ficava rubra de vergonha, Dobby a colocava na Sala Precisa, quando ela tinha bebido demais,e tentava mantê-la alegre nessses momentos obscuros. Então, talvez, nós devêssemos tomar Dobby como exemplo, e não colocar no Facebook aquelas fotos de sua amiga se desequilibrando e caindo em casas nortunas.

5. Nunca deixar ninguém machucar aqueles que nós amamos

Nenhum de nós quer que nossos amigos sejam feridos, mas Dobby também era disposto a colocar-se em perigo para salvar seus amigos. Em "As Relíquias da Morte", Dobby atirou-se entre Bellatrix Lestrange e Harry, anunciando "Dobby veio para salvar Harry Potter e seus amigos".

Sua devoção inabalável levou-o a uma morte de quebrar o coração. Mas no fim das contas, Dobby foi um amigo leal todo o tempo.

Agora, se nos der licença, nós vamos sair para chorar um pouquinho.

Tradução: Clarissa Magalhães

3 comentários: