Pages

Das páginas para a tela: Escalando o elenco de Harry Potter


O ano de 2000 foi muito agitado para os produtores de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Com a pré-produção já em andamento, eles iniciaram a busca por atores para integrar o elenco do filme. O que era para ter sido uma simples audição, tornou-se uma longa história, cheia de surpresas. Você confere a seguir como foram escalados os principais atores da saga.


1- Emma Watson/Hermione Granger


Emma Watson nasceu em Paris, onde viveu até completar 5 anos. Assim que seus pais se divorciaram, ela se mudou para Oxfordshire com seu irmão, Alex, e sua mãe, Jaqueline. Sua paixão pela atuação surgiu ainda quando pequena. Emma adorava recitar poemas e participou de algumas peças de teatro na escola.

Watson era fã de Harry Potter desde que seu pai, com quem a garota passava os fins de semana, começou a ler os livros para ela. Quando ouviu sobre as audições para Pedra Filosofal, ela determinou-se a conseguir o papel de Hermione. 

Logo de cara, Emma encantou os produtores. Todos concordaram que ela seria perfeita para o papel: era inteligente, sabia como conduzir uma cena, tinha senso de humor e a câmera a amava. "Havia algo por trás dos olhos dela," disse Heyman, "uma combinação de inteligência e perspicácia que deixavam sua vulnerabilidade em segundo plano."


Durante um tempo, ela recusara qualquer comparação com a personagem. Emma não queria ser comparada a uma nerd que não se preocupava com a aparência. Mas, ao longo das filmagens, ela viu que tinha muito em comum com Hermione e hoje em dia isso é motivo de orgulho.



2- Rupert Grint/Rony Weasley


Rupert Alexander Lloyd Grint nasceu em Harlow, mas a família migrou para Hertfordshire quando ele ainda era pequeno. Assim como Emma, Ruppert também iniciou sua carreira de ator fazendo peças na escola, chegando até a fazer parte do grupo de teatro. Mas ele nunca havia encarado isso como um trabalho.


Grint teve seu primeiro contato com Harry Potter quando suas irmãs mais novas começaram a ler os livros. Ele ouviu algumas comparações entre ele e Rony Weasley, devido à cor de seu cabelo, e quando soube que haveria uma adaptação de Pedra Filosofal para os cinemas, pediu permissão aos pais para fazer o teste.


Antes da audição, Rupert enviou um vídeo gravado por ele mesmo e vestido igual ao seu professor de teatro, no qual ele dizia o quanto queria o papel. O vídeo rendeu boas risadas e fez com que os produtores se interessassem por ele. Após ter feito o teste, todos concordaram que o talento do garoto era inegável. "Ele era muito tímido, mas tinha um bom senso de humor. Rupert pensava e agia como se fosse um Weasley e então nós soubemos que ele se encaixaria perfeitamente no papel," disse Chris Columbus.



3-Robbie Coltrane/Hagrid


Robbie Coltrane, nascido na Escócia, fez sua graduação na Escola de Artes, mas se encontrou mesmo quando começou a atuar e fazer stand-up comedy. Sua fama veio após ele ter interpretado um psicólogo criminal em Cracker, pelo qual ele levou o prêmio BAFTA de melhor ator por três anos seguidos.


Assim como outros atores, Robbie também foi influenciado a aceitar o papel em Pedra Filosofal por seus filhos. "Você vai aceitar, não vai?" questionaram-no. Ele disse "Bem, ainda não decidi." Mas na verdade ele já havia se decidido. Não poderia recusar um pedido desses e também achava os livros incríveis.

Quando Coltrane aceitou de fato o papel, eles logo colocaram-no em contato com J.K. Rowling para que ela lhe explicasse como havia imaginado Hagrid. Ele tinha uma série de perguntas para fazer, mas ela conseguiu lhe dar mais detalhes do que ele jamais pensaria em questionar. De acordo com ele, "Rowling sabia absolutamente tudo sobre Hagrid. E não só ele, todos os personagens; ela tinha em mente detalhes que diferenciavam cada um deles."



4- Richard Harris/Alvo Dumbledore


Richard St. John Harris nasceu na Irlanda e mudou-se para Londres para entrar na Academia de Música e Artes. Harris fez parte de uma geração de artistas renomados - Richard Burton, Oliver Ree e Peter O'Toole - e foi escolhido a dedo pelos produtores, por ser um dos melhores atores do Reino Unido na época.

O ator contou que chamaram-no para interpretar Dumbledore e ele recusou em um primeiro momento, por diversas razões. Mas sua neta, Ellie, o telefonou e disse que não falaria mais com o avô se este não aceitasse o papel. Dessa maneira, ele não teve muita escolha.

Harris não se arrependera de ter aceitado integrar-se ao elenco. Apesar de ter considerado esse um dos papéis mais difíceis que interpretara na vida, ele disse ter adorado a atmosfera criada durante as gravações.



5- Alan Rickman/Severo Snape


Alan Sidney Patrick Rickman nasceu em um centro urbano de Hammersmith e só decidiu que queria ser ator aos 25, quando entrou para a Royal Academy of Dramatic Art. Rick logo tornou-se famoso e interpretou vários vilões, como Xerife de Notthingham e Rasputin. Sendo um ator muito versátil, ele também fez comédia, romance e drama.

Apesar de não ter lido os livros, Alan já tinha ouvido falar de Harry Potter, afinal, era uma febre mundial. Quando convidado a integrar o elenco de Pedra Filosofal, ele animou-se diante do incentivo dado por seus sobrinhos. E logo que leu o roteiro, soube que seria uma daquelas histórias que você se envolve com os personagens e não vê a hora de saber o que acontece a seguir.



6- Maggie Smith/Minerva McGonagall


Margaret Natalie Smith nasceu na Inglaterra e começou sua carreira profissional em Nova Iorque, na New Faces 1956 Revue. Com uma longa e variada carreira, ela foi vencedora de dois importantes prêmios nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. 


A atriz era a primeira opção dos produtores para interpretar o papel de McGonagall e aceitou-o logo que recebeu o convite, uma vez que já conhecia a história e pensou que seria incrível ver essa magia sendo transportada das páginas para a tela.

Logo que as filmagens começaram, Maggie ficou encantada com a produção e disse que "trabalhos como esse não aparecem com frequência". Além disso, ela afirmou adorar andar por aí vestida como uma bruxa.



7- Tom Felton/Draco Malfoy


Tom Felton, mais uma das milhares de crianças que participaram das audições de Pedra Filosofal, nasceu em Epson, no Reino Unido. Felton começou sua carreira aos 8 anos, quando fez seu primeiro comercial. Na época, ele disse que se a profissão não desse certo, seu segundo plano era trabalhar na área de administração da pesca, uma vez que era um pescador de primeira categoria.

Quando decidiu participar da audição, Tom não havia lido Harry Potter e sabia muito pouco sobre a história. Os produtores chegaram a perguntá-lo qual era sua parte favorita do livro, mas ele apenas copiou o que o garoto da sua frente dissera. Mesmo assim, eles viram no menino um grande potencial de atuação e decidiram que ele deveria fazer parte do elenco. 

Inicialmente, Tom fez audições para o papel de Harry (seu cabelo fora tingido de castanho escuro por um tempo), e Rony (também tingira o cabelo de ruivo) mas no fim, todos concordaram que ele encaixava-se melhor no papel do mesquinho e irritante Draco Malfoy.



9- Daniel Radcliffe/Harry Potter


Não é por acaso que Daniel Jacob Radcliffe está no final dessa lista. Ele foi um dos últimos atores a serem escalados para o filme. Os produtores já estavam de olho no garoto desde o começo das audições, devido ao seu excelente trabalho em David Copperfield, mas os pais de Dan achavam que era muita responsabilidade para o filho. 


Algum tempo depois, David Heyman e o roteirista Steve Kloves foram ao teatro assistir Stones in His Pockets e por uma feliz coincidência, encontraram Alan Radcliffe acompanhado de sua esposa, Marcia, e seu filho, Daniel. Eles conversaram por um tempo - o suficiente para Heyman encantar-se com o garoto, sendo incapaz de ignorar seus belos olhos azuis - mas não se encontraram mais depois da peça. No outro dia, conseguiram entrar em contato com Alan e convenceram-no a levar Dan até Leavesden para conhecer os produtores. Após um café e algumas horas de conversa, Heyman estava convicto de que não havia ninguém melhor para interpretar Harry Potter. Assim como Heyman, Chris Columbus também já conhecia o trabalho de Dan e ficou feliz em abrir as portas dos estúdios para que seus pais se assegurassem que ele seria muito bem vindo e cuidado pela equipe de produção do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário