Pages

6 coisas que você passa a enxergar de outra maneira nos filmes de Harry Potter após ter lido os livros

















A saga Harry Potter conquistou - e continua a conquistar - uma legião de fãs. Tendo lido os livros, visto os filmes, ou ambos, é quase impossível não se identificar com pelo menos um dos personagens da trama. Mas é fato que as adaptações dos livros não são cem por cento fiéis. Elas são feitas sob olhar de outra pessoa, que não a autora, e contam a história de maneira diferente. Diante disso, o Pottermore fez uma postagem listando 6 coisas que passamos a enxergar de outra forma nos filmes de Harry Potter após ter lido os livros. Confira a nossa tradução a seguir.

_______________________________________________________________________________


Os filmes e os livros de Harry Potter andaram sempre juntos, lado a lado, um complementando o outro.


Graças ao talentoso time de diretores de Harry Potter, os livros e os filmes são únicos e distintos nas suas propostas. Isso significa que se você só assistiu os filmes e nunca leu os livros (ou vice-versa), talvez tenha notado que a história muda de rumo, diante de seus olhos, tão rapidamente quanto as escadarias de Hogwarts. Nesse post, você saberá de que maneira os livros dão um olhar totalmente diferente aos filmes de Harry Potter. 

Por favor, saiba que haverá spoilers...


O Mapa do Maroto torna-se mil vezes melhor

No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban nós somos apresentados ao Mapa do Maroto, que é rico em detalhes e mostra corredores ocultos e "passos" daqueles que perambulam por Hogwarts. O mapa é apresentado por Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas.

Lendo os livros, no entanto, você percebe rapidamente que esses quatro jovens não eram apenas bruxos das antiguidade, mas sim o pai de Harry, Tiago Potter, Remo Lupin, Pedro Pettigrew e Sirius Black e o afastamento deles acaba tornando-se o grande clímax da história. Voltando a assistir o filme, você se dá conta, então, do quão significativo é Harry estar carregando uma parte de seu pai consigo, onde quer que ele vá.


A mão de prata de Pedro Pettigrew torna-se muito mais significante


Em Cálice de Fogo - tanto no livro quanto no filme - Pedro Pettigrew sacrifica sua mão ("Carne do servo") para auxiliar Voldemort a recuperar seu corpo da morte. Mais tarde, o lorde das trevas lhe dá uma mão de prata como forma de agradecimento.


Nos filmes, essa história acaba por aí. Pettigrew tem uma mão diferente. Porém, em Relíquias da Morte (livro), nós descobrimos que a mão possui poderes que ele desconhece. Após salvar a vida de Pettigrew em Prisioneiro de Azkaban, Harry relembra-o, durante uma discussão no último livro, que ele lhe deve algo e Pedro tenta livrar-se do garoto. A mão o estrangula até a morte por sua covardia e acaba se tornando nada mais do que um mero acessório.



Você realmente entra na cabeça de Harry

Há muitas emoções presentes nas aventuras e tragédias de Harry Potter, mas alguns momentos que vemos nos filmes não retratam exatamente o que se passa na cabeça do garoto.

Naturalmente, os livros permitem que o leitor entre em contato com os pensamentos de Harry, trazendo suas emoções à superfície, como se fosse uma penseira. Eles imprimem a dor do garoto de maneira intensa, fazendo com que cenas assustadoras pareçam ainda mais aterrorizantes, como a ascensão de Voldemort em Cálice de Fogo. E você aprende mais sobre Harry e sobre o quão difícil foi lutar contra sua atração por Gina em Enigma do Príncipe. Quando você volta a assistir o filme, sente-se ainda pior por ele.



Você constata que Harry é realmente péssimo com garotas


Certo, então há um momento nos filmes em que Harry baba ao tentar captar o olhar de Cho, mas na maior parte do tempo ele não se dá tão mal assim com as garotas. Em Ordem da Fênix (2007), Cho e Harry ficam juntos por um tempo e terminam a relação quando Harry suspeita que Cho traiu a Armada de Dumbledore.


Lendo o livro, fica claro que a situação não foi tão simples assim. Harry lutou para ser um bom namorado para Cho, que chorava o tempo todo (embora, para ser justo, seu ex-namorado tenha morrido há pouco tempo) e eles passaram por um Dia dos Namorados desastroso, que terminou com Cho indo embora. Harry conseguiu ofendê-la a respeito de Cedrico e sugeriu que iria deixá-la para ficar com outra garota (Hermione) durante seu encontro. Então não, não foi tão fácil assim quanto parece.



Você se sente um pouco pior por Filch

Pobre Filch, ninguém gosta dele de verdade. É justo, sejamos sinceros. Ele parece passar a maior parte de seu tempo odiando e pegando no pé de todos. Não fica bem claro o porquê dele detestar Hogwarts nos filmes, mas uma vez que os livros são abertos, nós entendemos: Filch é um aborto, alguém que não pode realizar magia, mesmo tendo nascido em uma família de bruxos. De repente seus ressentimentos começam a fazer mais sentido.


A morte de Dumbledore vai parecer, de alguma forma, ainda mais triste

Os momentos finais de Dumbledore serão sempre tocantes, tanto nas páginas quanto nas telas. Mas é ainda pior quando você se dá conta da maneira como Harry vê Dumbledore morrer no livro. Em Enigma do Príncipe (filme), o garoto atende ao pedido do diretor e aguarda-o no andar de baixo. No livro, Dumbledore petrifica Harry para que ele não tente salvá-lo. Dessa maneira, descobrimos que Harry sentiu-se ainda mais torturado do que se fez parecer no filme.

5 comentários:

  1. Quem ainda não leu Harry Potter não sabe a maravilha que está perdendo. Tudo é muito melhor nos livros, é muito mais extenso e detalhado. Faz vc se apaixonar ainda mais por tudo aquilo!

    ResponderExcluir
  2. Também acho!
    E já conversei com mais de uma pessoa que só viu os filmes e veio me perguntar como/pq tal coisa acontecia. Quando eu explicava como era no livro, a reação era tipo "aaaahhhh agora TUDO fez sentido".

    ResponderExcluir
  3. Também acho!
    E já conversei com mais de uma pessoa que só viu os filmes e veio me perguntar como/pq tal coisa acontecia. Quando eu explicava como era no livro, a reação era tipo "aaaahhhh agora TUDO fez sentido".

    ResponderExcluir