27.7.16

Harry Potter: 7 virtudes valiosas que o personagem nos ensinou










Não há duvidas que J.K. Rowling criou um universo mágico e cativante, que atravessou e ainda atravessa gerações. Deixando fãs até hoje transbordando tanto de contentamento como de frustração por não ter recebido a sua carta de Hogwarts. E claro, tudo isso não poderia passar em branco. Pensando nisso OPD resolveu abrir um espaço para 7 lições que Harry nos ensinou e que vamos levar pra vida toda. Que tal relembrar algumas delas? Confira abaixo:  


1- Enfrente o mundo com coragem todos os dias
Não há melhor exemplo de coragem do que Harry Potter. Lidou com a morte de seus pais, passou miseráveis anos de negligencia e crueldade com os Dursley, onde fora sempre subjugado, e também enfrentou o desconhecido ao ir pra Hogwarts. Contudo, afrontou o mal para salvar a todos. Suas atitudes foram fundamentais para proteger o mundo mágico aterrorizado por Voldemort. A coragem de Harry é sem dúvida admirável, e nos instrui a seguir em frente em tempos difíceis. 



2- Seja humilde
Harry era extraordinário e não sabia! Mesmo depois da descoberta de sua fama e a popularidade em Hogwarts, não se tornou orgulhoso. Provavelmente sua modéstia foi o que mais contribuiu para seu sucesso. Se você for uma pessoa que conhece e escolhe o caminho certo, suas habilidades serão apenas um complemento.



3- Divida seus problemas
A verdadeira amizade entre Harry, Rony e Hermione provou que ter amigos é algo fundamental. E conservar essa amizade foi muito importante para derrotar a força das artes das trevas. De fato, a vida parece menos aterrorizante, quando você pode contar com alguém para enfrentar o maior vilão de todos os tempos.


4- Ouça o que os mais velhos tem a dizer
Os conselhos mais sábios de Harry vieram de mentes experientes, o mais presente com certeza foi Dumbledore. Em vários momentos Harry, Rony e Hermione puderam contar com os pareceres de alguém mais velho, o que muitas vezes ajudou a salvar suas vidas. É importante conhecer pessoas no âmbito de sua vida, que possam ser os seus mentores para um caminho de sucesso. 



5- Ignore o preconceito
Uma das maiores lições que Harry ensina, é que seu julgamento pode ser passível de engano. Severo Snape é a maior prova disso, tanto Harry quanto nós o julgamos e fomos surpreendidos no fim.



6- Encare seus medos de perto
Todos os seus medos podem ser superados, e você pode aprender muito ao sair da sua zona de conforto e enfrentar os seus receios. Qualquer um que se aventura e não desisti pode fazer a diferença. E lembre-se boas lembranças também afastam as trevas.




7- Valorize sua família
Harry que se viu refletido pela primeira vez no espelho de Ojesed, ao lado de seus pais, é algo comovente e sublime. Mesmo órfão a família tem um papel central na evolução do personagem. Na falta dela, Harry encontra uma entre seus amigos e também na acolhedora família dos Weasley’s. Sua história prega valores como amizade, altruísmo, lealdade e principalmente auto sacrifício.

Em um mundo como o nosso (trouxa), que premia a indiferença, o egoísmo, e o status pelo status, essas lições podem parecer óbvias e até passar despercebidas. Felizmente, temos nossa coleção de Harry Potter para relembrá-las quando precisarmos, afinal Hogwarts sempre estará lá, pronta para nos receber de volta! 

Publicação original de Daniela Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recentes

recentposts

Leia também!

randomposts