Pages

''No Caldeirão da Nikki'': Aprenda a fazer Tortinha de Abóbora



A coluna mais gostosa do mundo bruxo está de volta! Em sua segunda receita, Nikki Weasley nos traz as famosas tortinhas de abóbora, em sua versão mais doce. Confira e faça essa delícia em casa. Ah, e se você ainda não viu a primeira receita dessa coluna, em que aprendemos como preparar Cachos de Baratas, pode conferir aqui.
____________________________________________________________
– Que fome, hein?– Morrendo de fome – respondeu Harry, dando uma grande dentada na tortinha de abóbora.Harry Potter e a Pedra Filosofal

Oiê!

Como prometido, outro mês, outra receita!

Antes de começar, queria só lembrar que não sou nenhuma chef de cozinha, tá? Eu ‘tô aqui pra tornar as receitas acessíveis pra todos, mas também pra experimentar junto com vocês! Por isso, às vezes a cara da comida pode não sair muito boa, mas prometo fazer o meu melhor pelo sabor!

A receita de hoje é MUITO popular e o tio Rony e o tio Harry adoram!
Vamos fazer tortinhas de abóbora do carrinho do Expresso de Hogwarts! Essas tortinhas podem ser doces ou salgadas, mas hoje vou ensinar as doces.

Do que precisa:
- 500g de abóbora (qualquer tipo; o gosto muda um pouco de acordo com o tipo, mas ficam todas saborosas)
- ½ xícara de açúcar
- 1 colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de noz moscada em pó
- ½ colher de chá de gengibre ralado
- massa folhada congelada*
*pros grandes chefs que estiverem lendo: se você sabe fazer massa folhada caseira, fique à vontade para usar sua receita! Mas usei a que vende pronta no mercado trouxa porque achei mais simples e menos arriscado, já que nunca fiz em casa.

Como faz:
Antes de começar tem que tirar a massa do congelador pra ir descongelando enquanto a gente faz o resto.
Pra fazer o recheio é muito, muito simples, tá? Se você comprou abóbora inteira, tem que abrir e limpar a parte de dentro. Tire todas as sementes e o máximo que você puder daqueles fiapinhos chatos. Depois corte em pedaços menores, que não precisam ser do mesmo tamanho. Aí é só colocar em uma panela com água já fervendo. Se sua abóbora já veio sem casca, perfeito! Se não, é só lavar antes de pôr na panela que depois de cozida fica mole tirar.
ATENÇÃO: eu testei essa receita com dois tipos de abóbora. Achei a mini-moranga mais seca, então usei bastante água, até cobrir os pedaços. A outra, que é aquela comprida, tinha bastante água, então não precisei encher a panela, mas é bom ficar de olho pra não queimar.
Deixe cozinhar por uns 15, 25 minutos. Os pedaços precisam estar beeeeeeem macios. É só espetar com um garfo pra saber.
Se você não comprou descascada, espere esfriar e, com ajuda de uma colher, vá soltando da casca.
Agora é só amassar toda ela com um garfo, fazendo um purê. Depois de bem amassadinha, adicione o açúcar e misture bem. Aí é só adicionar a canela, a noz moscada e o gengibre, misturar tudo e pronto! Você já tem o recheio.

Com a massa já descongelada é hora de abrir!

Tem gente que usa farinha, mas vou contar o que eu fiz: primeiro, cobri minha bancada com papel manteiga - não precisa, mas fica mais fácil limpar a bancada depois ;)

Aí eu coloquei um pedaço da massa em cima, jóquei um pouquinho de canela nele e fui espalhado até a superfície da massa ficar “sujinha”.  Depois é só virar e repetir do outro lado! Isso ajuda a não grudar tudo e dá um gostinho extra de canela, além de uma cor linda!

Eu coloquei mais um pedaço de papel manteiga em cima da massa, só por garantia de que não ia grudar tudo porque sou muito atrapalhada.

Aí é só pegar um rolo de massa e ir abrindo ela. Como? Apoia as mãos naquelas laterais e vai girando ele por cima da massa, fazendo pressão.

- Nikki, mas eu não tenho esse rolo!

Segredinho: eu também não! Usei uma garrafa de água que é de vidro e bem lisinha.


É pra esticar a massa até mais ou menos ela dobrar de tamanho. Não deixe fina demais pra não rasgar!

Depois de esticar, é só cortar vários círculos nela. Você pode usar um cortador feito pra isso, mas eu usei foi uma caneca de plástico e deu na mesma!

Agora é só colocar o recheio. Coloque apenas em uma das metades da massa, deixado uma bordinha livre em volta. Aí basta dobrar ao meio e apertar as pontas com os dentes de um garfo. Mas DE LEVE! Só pra unir as pontas.


Recheou e fechou todos os círculos?? Coloca em uma assadeira forrada com papel manteiga, põe no forno pré-aquecido (temperatura média, 10 minutinhos) e deixa lá por 15 minutos.

Pronto! Agora basta deixar esfriar e comer!


Beijinhos da Nikki!

3 comentários:

  1. Nossa! Estou louca para tentar! Mando meus resultados quando ficarem prontos;)
    Você vai postar a receita da tortinha salgada também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila! Que bom que gostou ><
      Claro, logo logo a Nikki traz a versão salgada das tortinhas de abóbora :D

      E manda os seus resultados sim, vamos adorar receber!

      Excluir