Pages

J.K. Rowling fala de sua experiência como roteirista


















JK Rowling atualizou seu site oficial para responder a algumas perguntas frequentes, incluindo, especialmente, o que ela está escrevendo no momento. A autora de Harry Potter confirmou que terminou o quarto romance policial de Galbraith, Branco Letal (em tradução livre) e está bastante avançada no roteiro da parte 3 de Animais Fantásticos.


O que você está escrevendo no momento?
Eu acabei de terminar o quarto romance de Galbraith, Branco Letal, e estou escrevendo o roteiro de Animais Fantásticos 3. Depois disso eu vou escrever outro livro para crianças. Eu tenho brincado com essa história (fora do mundo mágico) há cerca de 6 anos, então já está na hora de colocá-la no papel. 

Sobre o papel de JK Rowling como produtora cinematográfica na série de Animais Fantásticos.
A Warner Bros. e David Yates, o diretor, sempre me deram espaço pra dizer o que penso, embora não seja necessariamente a palavra final. Isso é válido para todos os produtores e eu sou apenas uma dessas pessoas: nossa fala é levada a sério, mas é principalmente uma colaboração. O diretor é o responsável final por tudo que é visto na tela. Como roteirista, a maior parte da minha opinião entra num momento mais inicial. 

Sobre J.K. Rowling como colaboradora dos diretores David Yates e John Tiffany, do roteirista Steve Kloves e de mais alguns seletos profissionais.
No coração do processo existe uma colaboração muito similar à que eu tive em Criança Amaldiçoada, dessa vez com David Yates, o diretor, e Steve Kloves, que foi o roteirista dos 8 Harry Potter e é um dos produtores de Animais.

J.K., continuou dizendo:
Apesar de eu ter assistido Steve bem de perto por todos aqueles anos, eu percebi que escrever roteiro é bem diferente de escrever romance e é muito desafiador no início. Eu basicamente aprendi a escrever roteiro enquanto ia escrevendo, sabendo que o filme definitivamente seria feito, o que é, no mínimo, atípico. O Steve faz comentários incríveis, concisos e expressivos. O que me fez rir por mais tempo foi quando eu fiz um personagem dizer em um dos primeiros rascunhos "Eles são crianças!". Ele disse "é, a menos que a gente escolha o elenco muito mal, isso provavelmente vai estar óbvio".

E finalizou falando que ama trabalhar com Yates, diretor dos filmes de Animais Fantásticos.
David conhece o universo Potter intimamente agora, depois de ter dirigido quatro dos oito filmes originais. Eu amo trabalhar com ele. Eu aprendo muito só de ouvi-lo falar sobre imagens. Mesmo eu tendo uma imaginação muito visual, eu precisei aprender o quanto pode ser dito na tela sem nenhuma palavra e David e Steve me ensinaram isso.

Você pode conferir a notícia original no site oficial da escritora, em www.jkrowling.com.
Isabel Dain, membro d'O Profeta Diário, fez a tradução para essa notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário