Pages

E se Remo Lupin nunca tivesse se tornado um lobisomem?

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Remo Lupin. Maroto, professor… Lobisomem. Como parte da nossa série de “E se?” nos perguntamos como seria a vida para Lupin se ele nunca tivesse sido mordido por Fenrir Greyback e tivesse se transformado em um lobisomem.

Remo Lupin certamente é um dos personagens mais adorados em Harry Potter. Bom, com princípios, inteligente e gentil - é fácil entender o porquê. Ainda assim, Remo sofreu por ser um lobisomem e o preconceito que veio com isso. A comunidade bruxa - mesmo aqueles considerados “boas” pessoas - tratavam os licantropos terrivelmente, os evitando e os empurrando para a periferia da sociedade. Na verdade, foi por causa de uma explosão atípica e preconceituosa de seu pai, Lyall Lupin, que Remo foi atacado por Fenrir Greyback logo antes do seu aniversário de 15 anos. 

Lyall Lupin era uma autoridade reconhecida mundialmente em Aparições Espirituais Não-Humanas (como o Bicho Papão e poltergeists). Quando Voldemort começou a ganhar poder, seus Comensais da Morte recrutaram todo tipo de criatura das trevas para ajudá-los com seu plano de tomar o Ministério da Magia. Enquanto muitos ainda não estavam cientes de que os ataques eram de Lord Voldemort, eles reconheciam que tinha mais magia das trevas. Então, para enfrentar a ameaça, o Ministro pediu aos especialistas em criaturas das trevas para ajudá-los. 

Lyall foi uma das pessoas chamadas e se juntou ao Departamento de Regulação e Controle de Criaturas Mágicas. Foi onde ele encontrou Fenrir Greyback - que foi trazido para o interrogatório sobre o assassinato de duas crianças trouxas. Greyback negou ser um lobisomem e alegou ser um trouxa qualquer. Lyall viu logo através dele - e tentou dizer à comitiva que apenas riu dele. Ele ficou irritado de eles não o ouvirem e disse que lobisomens são “sem alma, do mal, que merecem a morte”. 

Greyback foi libertado e fugiu, mas ele lembrava das palavras de Lyall e preparou sua vingança. Quando ele escalou pela janela do quarto de Remo e atacou ele, Lyall conseguiu salvar a vida de Remo, mas o estrago já tinha sido feito e Remo agora seria um lobisomem. Lyall teve que viver com o que ele disse pelo resto de sua vida e se arrependeu profundamente. Enquanto ele compartilhava uma visão amplamente aceita, suas palavras tiveram consequências. Seu preconceito, e sua reação a isso, foram a razão para Remo ser evitado pela sociedade bruxa pelo resto da sua vida.


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Sua personalidade seria diferente?

Não há dúvidas de que ser um lobisomem teve impacto em certos aspectos da personalidade de Remo. Na infância ele teve que ficar se mudando quando as pessoas começavam a notar sua aparência desenhada e seus regulares desaparecimentos na lua cheia. Ele também não podia fazer nenhum amigo no caso de revelarem seu segredo. Enquanto seus pais, Lyall e Hope (uma trouxa), eram brilhantes, amáveis e tentavam protegê-lo, a realidade era que Remo era uma criança muito sozinha que sempre ficava de fora. 

As coisas mudaram quando Alvo Dumbledore trouxe ele para Hogwarts e ele pôde fazer amizade com Tiago, Sirius e Pedro, mas ele ainda tinha que esconder quem era para a maioria dos seus amigos (que provavelmente não seria tão compreensivo). Depois de Hogwarts e da morte de Tiago, a aparente morte de Pedro e o encarceramento de Sirius, ele de novo estava sozinho. O mundo bruxo continuava a excluí-lo, e ele ainda tinha que viver solitário. Ninguém poderia ter uma experiência dessas e não passar por mudanças. Sua condição o impediu de abraçar a vida e ele não conseguia viver com todo seu potencial. Entretanto, isso não o tornou cruel, e ele era conhecido por ajudar os excluídos - mesmo se fosse Pedro Pettigrew como aluno ou Neville Longbottom como professor. 

Mas ele seria assim de qualquer jeito? Antes de Remo ser atacado, ele ainda era conhecido por ser amoroso e inteligente por seus pais. Com sua natureza sensível, é possível que ele ainda fosse gentil e prestativo com as pessoas. Ele resistiu à raiva e ao ódio que muitos lobisomens (compreensível) sentiram pelos seus companheiros bruxos e não permitiu que sua condição se tornasse a única coisa sobre ele. Fenrir Greyback deixou sua condição de lobisomem tomar conta de toda a sua personalidade, em comparação. 

Entretanto, sua condição o levou a querer se encaixar a qualquer custo - mesmo que isso significasse fazer coisas que ele sabia que eram erradas. Remo era sempre conhecido por ser a consciência dos Marotos, mas às vezes ele os permitia fazerem coisas que não deviam, como o bullying com Severo Snape, porque ele era grato por essas amizades. Se ele não tivesse que lidar com a insegurança que veio por ser um lobisomem e um excluído, ele talvez se sentisse mais confiante e pararia Tiago e Sirius quando eles agissem assim. 

Achamos que é seguro dizer que enquanto ser um lobisomem de forma inevitável teve um impacto na personalidade de Remo, não mudou sua natureza fundamentada. O garoto gentil e inteligente cresceu para ser um homem gentil e inteligente - que talvez fosse mais atento e identificasse os excluídos mais rapidamente do que se ele não tivesse sido um.


Harry Potter e a Ordem da Fênix

Seus amigos se tornariam Animagos não registrados?

É difícil de acreditar que os quatro Maroto poderiam nunca se tornar Animagos não registrados. Ainda assim, foi puramente por causa da condição de Remo que eles decidiram passar por esse árduo processo, em primeiro lugar. Quando eles descobriram no segundo ano a razão por trás dos seus desaparecimentos mensais, eles não o afastaram ou pensaram algo diferente sobre ele. Ao invés disso, eles perceberam que ficariam seguros ao redor dele na forma de animal e então decidiram que ele nunca mais passaria uma lua cheia sozinho novamente. 

Sabendo disso, é fácil de acreditar que se tornar um Animago nunca passaria por suas cabeças se não fosse pelo fator lobisomem. Mas isso subestima quem eram os Marotos? Os quatro Grifinórios eram conhecidos por serem aventureiros e ultrapassarem os limites ao longo de todo o seu tempo em Hogwarts. Na verdade, os únicos estudantes como eles com as habilidades o suficiente para travessuras eram os gêmeos Weasley. Não é difícil de acreditar que os Marotos teriam a ideia de se tornarem Animagos de outra forma. Quer fosse uma tentativa de esgueirar pelo castelo de um jeito mais fácil ou algo emocionante para fazer só porque eles estavam entediados, achamos que é definitivamente possível que eles ainda teriam seguido esse caminho.


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Ele seria um professor em Hogwarts?

Quando Alvo Dumbledore rastreou Lupin até uma cabana abandonada em Yorkshire e pediu a ele que retornasse a Hogwarts como um professor, Lupin só aceitou depois que Alvo lhe disse que o ilimitado estoque de Poção Mata-cão (que restringia sua transformação a um sono normal de um lobo)  estaria disponível para ele, graças ao seu velho inimigo Snape. Entretanto, uma vez que ele chegou em Hogwarts, ele provou ser um professor incrivelmente talentoso. Ele definitivamente foi o melhor professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que Harry já teve. Quer ele esteja ensinando como espantar um Bicho Papão, ajudando Harry a conjurar um Patrono ou dar a Neville a confiança para acreditar em si mesmo, Lupin era ele mesmo. 

Portanto, é fácil acreditar que Lupin encontraria seu caminho para ser professor. Sua personalidade certamente combina com a profissão, e conseguimos ver ele se dando bem com outros professores (talvez não com Snape) sem ter que se preocupar que eles descubram seu segredo. Na verdade, se ele tivesse encontrado o caminho de volta para Hogwarts para ensinar, podemos imaginar que ele seria o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas que conseguiu ficar por um ano. 

Entretanto, por causa da sua condição, Remo teve que viver sua transição existencial - mudando de trabalho e de casa. Ele sempre teve que seguir em frente quando as pessoas começaram a notar seu padrão. Ele também teve que aceitar um trabalho que estava abaixo da sua capacidade e teve até que se vender. Portanto, nós não sabemos como teria sido para ele se ele pudesse ter vivido uma vida mais normal. 

Ele talvez seguiria os passos do pai e teria conseguido um trabalho no Ministério da Magia, por exemplo. Ensinar talvez nunca tivesse no seu radar. Mas não podemos negar que provavelmente Lupin teria encontrado seu caminho para Hogwarts. Ele nasceu para ser professor, amado pelos (maioria dos) seus alunos e excelente no seu trabalho.


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O nome de Sirius seria apagado?

Existem algumas razões do porquê a licantropia de Remo contribuiu para que Sirius fosse incriminado e então perdesse a oportunidade de limpar seu nome. Se os Marotos não tivessem se tornado Animagos em solidariedade a Remo, então Pedro Pettigrew não teria se escondido durante 13 anos com os Weasleys - a menos que ele encontrasse outro jeito de forjar a própria morte. Mas sem essa habilidade mágica em especial, seria muito mais difícil para ele esconder seu envolvimento com Lord Voldemort e incriminar Sirius por vários assassinatos. 

Entretanto, mesmo que assumamos que os Marotos ainda pudessem se transformar em animais, então seria possível que Sirius pudesse limpar seu nome se não fosse por aquela noite fatídica nos terrenos da escola. A completa transformação de Remo em um lobisomem deixou Pedro (a prova da inocência de Sirius) escapar. Se Harry, Ron, Hermione e Sirius não estivessem distraídos com o perigo que era Lupin, então talvez eles levassem Pettigrew para Dumbledore e teria justiça. 

Ainda assim, mesmo que Pettigrew fosse levado até o Ministro da Magia, talvez ele ainda pudesse criar outra história que Sirius Black era o vilão e que ele se escondeu por medo. Tendo em mente o quão cabeça-dura Cornelius Fudge poderia ser, achamos que ele poderia ter acreditado nele - ou ao menos escolhido isso - porque aceitar a verdade nunca foi sua força. Então, enquanto a condição de Remo tenha impedido Sirius de provar sua inocência, não havia nenhuma garantia que isso teria feito alguma diferença.


Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Ele teria aberto seu coração a Tonks antes?

Remo nunca se viu como alguém que merecesse encontrar felicidade. Na verdade, se ele tivesse conhecido Tonks durante o período que Voldemort desapareceu, e se não tivesse no contexto da Ordem da Fênix, ele provavelmente teria partido no momento em que percebeu o que sentia por ela. 

Remo se via como uma pessoa que não merecia amor e que seria totalmente egoísta dele de ter um relacionamento. Ele se preocupava que iria condenar sua parceira a uma vida agitada, sem ter um lugar, assim como foi para seus pais. Isso sem mencionar sua preocupação em passar sua licantropia para qualquer filho que fosse ter. 

Mas achamos que essa é uma das coisas que mudaria se Remo não tivesse se tornado um lobisomem. Achamos que ele ainda seria um membro da Ordem da Fênix e ainda conheceria Tonks. Ele não teria essas preocupações sobre seu merecimento ou egoísmo e não sentiria que teria que esconder seus sentimentos. A atração entre os dois era inegável e pensamos que isso não mudaria. Pensamos que Remo abriria seu coração para ela muito mais fácil e mais rápido. Mas nos deixa triste pensar que eles poderiam ter tido um tempo mais longo juntos se não fosse pelas barreiras que Remo construiu.


Você concorda com nossas reflexões? O que você acha que aconteceria a Remo Lupin se Fenrir Greyback nunca tivesse transformado ele em um lobisomem?

Texto original: Wizarding World
Tradução: Giulia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário