Pages

Videntes, Metamorfomagos e Legilimentes: qual talento mágico é o melhor?


Um Metamorfomago te permite mudar sua aparência à vontade. Mas ser um Legilimente significa que você pode ler a mente dos outros. Ou talvez você queira ser um Vidente e ver o futuro? Hoje, vamos falar sobre talentos mágicos.

Se você pudesse ter uma habilidade mágica, qual seria? Você conseguiria conjurar um Patrono perfeito para proteger a todos? Suas habilidades de Aparatação dariam inveja aos outros? E aquelas habilidades que vem do DNA, e não da prática? Vamos examinar alguns dos talentos mágicos do mundo bruxo - e pense qual é o melhor ou o pior.

Videntes

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O “Olho Interior” é tido como raro e muito procurado no mundo bruxo, com muitas comunidades indo atrás dos Videntes para encontrar respostas. Videntes com esse dom tem a habilidade de criarem profecias, o que determina o futuro de vários bruxos e bruxas, como é o caso de Harry Potter, que mudou o rumo da história bruxa.

Enquanto a professora de Adivinhação Sibila Trelawney exagerava um pouco na sua habilidade (não precisava ser um cientista da NASA para descobrir que Neville Longbottom quebraria uma xícara), ela ainda assim fez a profecia de Lord Voldemort e Harry Potter que moldaria os acontecimentos da primeira e da segunda guerra bruxa.

No caso de Sibila, suas previsões só eram realmente verdadeiras quando ela entrava em um estado de transe, onde ela não lembrava do que dizia ou do que acontecia. Quando é pra falar de ler xícaras e analisar sonhos, essas adivinhações parecem um pouco mais imprecisas.

Então, como habilidade, prever o futuro é algo que muitos querem - mas o talento traz responsabilidades. Se Sibila Trelawney não tivesse feito a profecia, a história de Lord Voldemort poderia ter sido bem diferente, por exemplo. Mas seus poderes são louvados no mundo bruxo, com certeza, e você provavelmente conseguiria ser professor de Adivinhação, ou até um escritor de sucesso.

Metamorfomago

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Um Metamorfomago tem o dom incomum e extraordinário de conseguir mudar sua aparência. Conhecemos uma famosa em Harry Potter: Ninfadora Tonks, que usa suas habilidades sabiamente em seu trabalho como Auror. De mudar a cor do cabelo a mudar seu rosto inteiro, as habilidades de um Metamorfomago não se parecem tanto com a de Transfiguração avançada. Também pode ser hereditário, como podemos ver no filho de Tonks, Teddy Lupin, que mudava de cabelo logo depois de nascer.

É totalmente compreensível ter inveja dessa habilidade, vendo como um dom natural que vem com uma gama de possibilidades. Tonks até disse que isso a ajudou a passar no treinamento de Auror, tirando excelente em Ocultação e Disfarce.

A única coisa não tão boa sobre Metamorfomago é que a mágica acaba sendo influenciada pelas suas emoções.

“Ela não consegue mais mudar sua aparência como antes,” explicou Hermione. “Acho que seus poderes foram afetados por causa do choque, ou algo assim.” “Eu não sabia que isso podia acontecer,” disse Harry. “Nem eu,” disse Hermione, “mas acho que se você realmente estiver triste…”

- Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Quando Tonks estava pra baixo por causa dos seus sentimentos por Remo Lupin, sua aparência se tornou mais sombria - então Hermione pensou na teoria de que seus poderes realmente foram afetados.

Animago

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

A habilidade de se transformar em um animal a qualquer momento parece muito legal na teoria - mas é extremamente difícil se transformar em um.

Uma vez que você dominou a arte de se tornar um, você tem que ser registrado, o que chega a ser engraçado, pois a maioria dos que conhecemos nos livros de Harry Potter são Animagos não registrados. Famosa, e registrada, a Professora McGonagall pode se transformar em um gato, mas os Marotos e Rita Skeeter tinham seus motivos para se tornarem Animagos, então não se importaram em conseguir um registro.

Então sem isso, se tornar um animal serviu muito bem para muitos bruxos e bruxas - especialmente para Sirius Black, que podia se esconder no formato de um cão preto quando fugiu de Azkaban. Por outro lado, Pedro Pettigrew também podia se esconder da lei e até forjar sua própria morte, então aqui você consegue entender porque normalmente os Animagos são registrados…

Mas, por fim, se você ama animais e ama a natureza, um Animago seria o talento mágico ideal para você.

Legilimente

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Em termos leigos, ser um Legilimente significa poder ler a mente das pessoas - apesar de ser mais complexo que isso. Como Severo Snape uma vez disse, “a mente não é um livro, para ser aberta à vontade e examinada por lazer”.

Começamos a saber mais sobre Legilimência e Oclumência (a magia contrária à outra) em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando vimos que Lord Voldemort estava entrando na mente de Harry. De início, Harry tinha muita dificuldade com o contra-ataque, Oclumência, e falhou em fechar a mente várias vezes. Seu professor, Severo Snape, entretanto, sabia controlá-la com maestria. Professor Dumbledore exibiu suas habilidades na hora. Draco Malfoy até era conhecido por ter dominado a Oclumência durante uma missão secreta em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, conhecemos a completa Legilimência em Queenie, que calmamente usa seu dom para o bem dos outros, como em Jacob e Newt, apesar de Newt não gostar muito disso. Esse talento mágico é sobre isso - é um tanto invasivo, e apesar do trouxa Jacob ficar impressionado e encantado com Queenie, Newt conseguia ver problema ali.

De fato, essa habilidade é arriscada e pode comprometer seus relacionamentos com as pessoas, que podem ter que pensar duas vezes sabendo que um Legilimente está por perto. Mas não estamos dizendo que não é um baita de um talento bom.

Outros talentos que vale a pena mencionar

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Existem outros talentos mágicos exóticos que vimos pelo mundo bruxo, como voar numa vassoura, conjurar Patronos, magia sem varinha, magia sem falas, Aparatação, criar Horcrux e por aí vai. Dumbledore uma vez disse “ele não precisa de uma capa para ficar invisível” e ficamos nos perguntando quais poderes existem por aí.

Também tem os Veelas, que tem uma aura mágica própria e uma beleza incomum, como vemos ao conhecer Fleur, que era metade-Veela. O cabelo de um Veela pode até ser usado para núcleos de varinhas.

Existem também doenças mágicas, como os Obscuros, vampiros e lobisomens, que vem com traços indesejados. Obscuros são conhecidos por terem vida curta, enquanto Lupin sofre vivendo como um lobisomem, o que é muito falado nos livros. Ao ser conectado a Voldemort, Harry é capaz de falar a língua das cobras, ou Ofidioglossia - mas normalmente essa habilidade só é passada para os descendentes de Salazar Slytherin.

E algumas habilidades adquiridas podem terminar em um estrago se feitas pela pessoa errada da forma errada. Por exemplo, quando um antigo bruxo das Trevas chamado Raczidian tentou lançar um feitiço de defesa, o Patrono, o feitiço o contra-atacou e sua vida acabou devorada por vermes.

Outra habilidade, como Aparatar, pode terminar em Estrunchamento, que Ron vivenciou do pior jeito em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Então, como podemos ver, todo talento mágico vem com um conjunto de complicações, mas no final há partes da magia que fazem qualquer bruxo ou bruxa se diferenciar.

Qual habilidade você gostaria de ter se você vivesse no mundo bruxo?


Texto original: Wizarding World
Tradução: Giulia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário