Pages

Pottermore: A triste história de Mérope Gaunt


Chegando perto do aniversário do Lorde das Trevas, o Pottermore lançou um novo texto analisando a história de Mérope Gaunt, a mãe de Tom Riddle. Leia o texto traduzido abaixo!

A triste história de Mérope Gaunt


Descendente da linhagem de Salazar Sonserina, Mérope Gaunt é uma figura de dar pena - ela teve um amor não correspondido por um trouxa e foi aterrorizada pelo pai e irmão puros-sangue. 

A história da mãe do Voldemort é tão trágica que até mesmo Harry quase se sentiu triste por Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado quando ouviu:

– Mérope se recusou a empunhar a varinha até mesmo para salvar a própria vida. 

– Não quis viver nem para o filho? 

Dumbledore ergueu as sobrancelhas. 

– Será possível que você esteja sentindo pena de Lorde Voldemort? 

– Não – apressou-se Harry a negar –, mas ela teve escolha, não é, não foi como a minha mãe... 

– Sua mãe também teve escolha – disse Dumbledore, gentilmente. – Mérope Riddle preferiu morrer apesar do filho que precisava dela, mas não a julgue com tanta severidade, Harry. Ela estava enfraquecida pelo longo sofrimento e nunca teve a coragem de sua mãe.


Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Mérope teria se provado uma influência positiva para o Tom Riddle se tivesse vivido para educá-lo. Entretanto, ela morreu logo após o nascimento dele sem tentar se salvar com magia.

O sofrimento que Mérope passou nas mãos de seu cruel pai Marvolo e irmão Morfino deixou uma grande marca. Quando os dois homens estavam presos em Azkaban pelo Ministério da Magia, o dano já havia sido feito.

Ela é descrita como tão sem vida que se mistura com a parede cinza ao seu redor:

Seus cabelos eram escorridos e sem vida e o rosto comum, pálido e feioso. Seus olhos, como os do irmão, eram divergentes. Parecia um pouco mais limpa do que os dois homens, mas Harry avaliou que nunca vira ninguém tão arrasado. 

Depois de ser deixada sozinha na cabana da família Gaunt, Mérope enfeitiçou o menino trouxa pelo qual ela estava interessada, Tom Riddle. Mas ele retornaria para a vila alguns meses depois murmurando sobre ter sido "enganado" e "raptado" pela filha do vagabundo local.

Como exatamente Mérope enganou o belo e rico menino trouxa para eles se casarem não é claro, mas Dumbledore suspeita mais de uma poção do amor do que da maldição Imperium. Por que Riddle escapou do encantamento de Mérope e a deixou necessitada e grávida também não é claro.

Uma outra das teorias altamente plausíveis do Dumbledore é que Mérope estava tão apaixonada por Riddle que não conseguia suportar escravizá-lo com magia de longo prazo, e esperava que ele aprendesse a retribuir seus sentimentos.

Evidentemente isso não aconteceu e Riddle retornou para o lar de sua família sem nunca se preocupar em descobrir o que aconteceu com ela - o que ele pagou 16 anos depois, quando seu filho o assassinou junto com o resto da família Riddle.

Sozinha e pobre, Mérope vendeu o inestimável medalhão do Salazar (sim, esse mesmo) para a Borgin e Burke por apenas dez galeões.

Aparentemente, quando Mérope perdeu seu marido também perdeu a vontade de viver. Quando ela chegou, nos estágios finais de gravidez, nas escadas de um orfanato em Londres onde Tom Riddle Jr. passaria sua infância, ela parecia saber que não iria sobreviver.

Seu desejo final de que o bebê parecesse com o pai foi concedido. Ela não poderia saber que o segundo Tom Riddle também herdaria a insensibilidade do pai.


Pode ser discutido que Voldemort cresceu desprovido de amor porque sua mãe morreu por falta dele, e que o amor de seu pai foi roubado ao invés de conquistado. Talvez se ele tivesse algum entendimento sobre a diferença entre amor genuíno e aquele que é forçado poderia ter uma compreensão melhor de seus poderes.

Por sorte do Harry, ele não tinha. 



5 comentários:

  1. História triste como tantas outras que encontramos na saga!

    ResponderExcluir
  2. Li em algum lugar que Voldemort era incapaz de amar porque havia sido concebido por uma porção do amor. Não sei se foi própria J.K que disse isso, mas faz sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li algo que falava sobre isso, mas não tenho certeza se é verdade ou apenas um boato.

      Excluir
    2. Também li algo que falava sobre isso, mas não tenho certeza se é verdade ou apenas um boato.

      Excluir
    3. Também li algo que falava sobre isso, mas não tenho certeza se é verdade ou apenas um boato.

      Excluir