Pages

''No Caldeirão da Nikki'': Aprenda a fazer Caldeirões de Chocolate




















Dominique Weasley está de volta com mais uma de suas receitas diretamente do mundo bruxo para o universo trouxa. A gostosura da vez são os famosos Caldeirões de Chocolate, que você confere logo abaixo! E não se esqueçam, comentem o que vocês estão achando da coluna! 


____________________________________________________________

– Quer um? – perguntou Rony com a voz empastada, estendendo uma caixa de caldeirões de chocolate.– Não, obrigado – respondeu Harry erguendo os olhos.(...)Rony olhou pensativo para a caixa de caldeirões de chocolate, depois sacudiu os ombros e se serviu de um terceiro bombom.Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Olá, pessoal!


Eu fiquei sabendo que tem muita gente por aqui que adora chocolate, então hoje vou ensinar mais uma receita usando essa delicinha! E sabem do melhor?? O recheio pode ser facilmente adaptado pra qualquer sabor, então vocês vão poder variar bastante.

A receita de hoje é de caldeirões de chocolate, mas sem a parte do recheio de poção do amor. ;) A receita original leva uísque de fogo, mas eu sei que ele é impossível de encontrar se vocês forem trouxas então vou passar pra vocês a receita que minha bisavó fazia, que é de limão (mas pode ser de outras frutas também).

Do que precisa:
- 200 gramas de chocolate
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- suco de ½ limão
- raspas de 1 limão
- corante alimentício verde (opcional, mas dá um visual mais legal)
- ralador (pra fazer as raspas)
- 1 pote que possa ir ao micro-ondas
- 2 espátulas (ou colheres de pau ou qualquer coisa pra mexer o chocolate e o leite condensado)
- 1 panela comum

Como faz:
Vamos começar pelo recheio. O jeito mais fácil pra quem já fez comida de trouxa é pensar em um brigadeiro. Coloquem o leite condensado na panela, em fogo baixo, em vão mexendo, sem pressa, até perceber que ele está desgrudando do fundo (não é pra deixar ferver, hein!). No brigadeiro trouxa, esse é o ponto. No recheio dos caldeirões essa é a hora de começar a ficar mais atento. O brigadeiro é cremoso, mas o recheio é um pouco mais firme, então continuem mexendo por mais dois ou três minutos depois de ter começado a soltar da panela. Vocês vão ver que fica um pouco mais grosso.
Agora vão dar uma volta de vassoura (os que moram em áreas seguras) ou ver TV (se vocês não forem bruxos), pois precisa esperar esfriar um pouco. O tempo varia de acordo com o tamanho da panela, mas o meu levou uns 20 minutos. Não precisa ficar frio, morno já basta.

Coloquem o suco do limão e as raspas e voltem a panela pro fogo baixo, mexendo sempre, só para que o suco e as raspas se misturem bem ao leite condensado. Acrescentem de 4 a 8 gotas do corante, dependendo de quão verde vocês queiram. Eu coloquei 4, achei muito claro, coloquei mais 4 e a-mei.
Hora de desligar o fogo e deixar esfriar.

Dica da Nikki: não sabe o que são raspas de limão? Fácil. Pegue um limão, lave bem e passe o ralador (aquele de cenoura serve, mas usem o lado com os buraquinhos pequenos) de leve na casca. Fique atento, porque quando a parte branca começar a aparecer é hora de parar, pra não ficar amargo.

Agora vamos derreter o chocolate! O ideal é usar chocolate de cozinha, que são aquelas barras gigantes que vendem no mercado, em casas de produtos pra festas trouxas, essas coisas assim. Eu tinha uma barra de um pouco mais de um kg, então usei 2 quadradinhos. Claro que vocês podem usar a barra toda, mas vão precisar aumentar a quantidade de recheio.


Atenção! Não coloquem o chocolate inteiro dentro do micro-ondas!!!  Tem que partir em pedaços menores, que nem os da minha foto, tá bom?




Eu coloquei um minuto e vinte segundos no meu micro, mas como cada um tem uma potência, se você não tiver acostumado a derreter chocolate no seu eu sugiro ir de 30 em 30 segundos e ir mexendo, pra não correr o risco de queimar.

Tem gente que depois de derreter o chocolate todo, mistura uns pedaços de chocolate não derretido no meio, até ele se derreter, pra esfriar o derretido. Eu não domino essa técnica, então deixei em cima da mesa esfriando e fui revisar a matéria da prova de poções.

Meia hora depois, matéria revisada, eu voltei e vi que o recheio tinha esfriado e o chocolate também (mas sem endurecer). Os trouxas vão adorar essa parte: hora de enrolar bolinhas de limão! Molhem as mãos com água bem gelada, peguem aproximadamente meia colher de sopa do recheio e façam bolinhas. Depois é só passar no chocolate derretido e colocar pra descansar em cima de um prato, bandeja ou bancada que esteja forrada com papel manteiga.


Agora acontece uma mágica! O próprio chocolate, quando vai se ajeitando enquanto seca, vai dando o formatinho do caldeirão. O lado que fica pra baixo, encostado no papel manteiga, fica lisinho. E o lado de cima, como está em volta da bolinha de limão, fica arredondado. Como eu já tava meio cansada, coloquei tudo na geladeira pra endurecer mais rápido. Dez minutos depois eu tirei e fiz os pezinhos. É só pingar 4 gotinhas de chocolate na parte arredondada dos caldeirões, aquela que ficou pra cima, sabe? E volta pra geladeira.


Vinte minutos depois os caldeirões estavam prontos. Soltei do papel manteiga, apoiei nos 4 pezinhos e espalhei um pouco da sobra do leite condensado com limão em cima, pra parecer que a mistura estava quase transbordando.


Espero que vocês gostem!
Beijinhos da Nikki!

Nenhum comentário:

Postar um comentário