Pages

No Caldeirão da Nikki: Rock Cakes



Pelo título, lembraram do que se trata a receita de hoje ? Se lembraram, acredite, ficam bons. Pegue o avental, os ingredientes e venha se deliciar com mais uma receita da Nikki!

_________________________________________________________________________________________________________________


– Estou morto de fome – disse Harry depois que a porta se fechou e eles saíram apressados  pelos jardins escuros e desertos; ele largara o bolinho duro quando ouviu um ruído agourento de rachadura em um dente molar.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Oi, Genteeee!!!

Todo mudo sabe que a culinária da minha família é bem conhecida, tanto a tradicional, da vó Molly, quando a “divertida”, dos meus tios Fred e Jorge. Para a minha sorte, acho que ninguém pensa duas vezes antes de provar uma comida Weasley. Por outro lado, por mais que a gente ame o Hagrid, não conheço muitas pessoas que se aventurem pela culinária dele...

Mesmo com a má fama, recebi recentemente um pedido mais que especial e... resolvi me aventurar. Uma das receitas mais famosas do Hagrid é o “rock cake”, ou “bolinho duro” e foi exatamente essa que me pediram pra fazer.  O único problema é que um desses bolinhos quase quebrou um dos molares do tio Harry uns anos atrás.

Para me salvar desse aperto, percebi que precisava de ajuda. A primeira coisa que fiz foi visitar o Hagrid e pedir a receita, que ele acabou me dando depois de alguma insistência. Depois mandei uma coruja pra vó Molly e pedi socorro! Hahahaha (Hagrid, se estiver lendo isso, desculpe!) Para minha sorte a vovó resolveu rapidinho e ficou tudo bem! 
Vamos à receita?

Do que precisa:

- Dois copos de farinha de trigo com fermento
- Uma pitada de sal
- 100g de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
- ½ copo de açúcar refinado
- Um copo de frutas secas (eu usei uvas passas e damascos secos, mas podem misturar quantas e quais quiserem, como oxicocos ou ameixas) – se as frutas forem grandes, cortem antes de medir (o tamanho das passas é um bom modelo)
- Uma laranja pequena
- Um ovo
- Três colheres de sopa de leite
- Uma tigela para misturar
- Peneira
- Uma assadeira

Modo de preparo:

Comecem untando a assadeira e colocando o forno para pré-aquecer em fogo médio. Depois, peneirem a farinha e misturem com o sal e a manteiga ou margarina. Não se incomodem com aquela instrução clássica de todos os bolos, que manda deixar a massa homogênea e uniforme. Apenas não deixem pedaços grandes de manteiga, misturem até desmanchar.  Adicionem também o açúcar e misturem mais um pouco.

A laranja tem dois usos. Primeiro lavem a casca bem direitinho para poder usar as raspas. Qualquer ralador serve e não se esqueçam: assim como com o limão, quando começar a aparecer a parte branca é hora de parar. Quando terminarem, cortem a laranja ao meio e espremam um dos lados.  Adicionem as raspas à mistura e reservem o suco. Acrescentem também as frutas secas.


Antes de juntar o ovo, usem um garfo para bater e misturar a clara e a gema. Depois dele batido, basta misturar com o resto e acrescentar também o leite. Agora só falta o suco, que precisa ser adicionado ao poucos, sempre mexendo. O ponto certo da massa é firme e grudento, então pode ser preciso um pouco menos ou um pouco mais de suco que o de meia laranja, por isso é muito importante só adicionar aos poucos.

Dica da vó Molly: agora que todos os ingredientes estão na tigela, usem uma faquinha de serra para misturar um pouco, para deixar a massa o menos lisa e uniforme possível.


Com uma colher se sobremesa, peguem pequenas porções da massa, sem encher demais, e espalhem pela assadeira. Não achatem! A ideia é ficar com uma cara meio bagunçada mesmo, como uma pedra (já que o nome é “rock cake” e “rock” quer dizer pedra).

Dica da Nikki: Não usem colher de sopa! Eu usei e eles ficaram muito grande, o que acabou fazendo demorar muito para assar.
Agora é só colocar no forno por 15 a 20 minutos ou até ficar durinho e douradinho em cima! Aqui essa massa rendeu duas fornadas, mas tudo depende do tamanho da assadeira de vocês.


 Quando ficarem prontos, escondam de qualquer “tio Rony” que vocês tenham, porque essas delícias precisam esfriar para o gosto pegar bem e a parte de fora ficar bem durinha. Não se preocupem, não vai quebrar dente nenhum! =)

Gente, não esqueçam de comentar e de nos contar como foi testar essas receitas! E se alguém tiver um pedido especial como esse, pode deixar nos comentários ou nas nossas redes sociais. ;)

Beijinhos da Nikki!

Nenhum comentário:

Postar um comentário