Pages

Heróis Esquecidos: Fílio Flitwick



O Pottermore está lançando uma série de posts dedicados a personagens que não tiveram sua história devidamente retratada. Nossa equipe está traduzindo e irá disponibilizar um a um pra vocês!


Na continuação da série, hoje temos um texto que fala sobre o adorável Professor Flitwick. Boa leitura! 

__________________________________________________________________________________________________________________

Porque, às vezes, você só precisa de alguém realmente bacana.


Antes de mais nada, Fílio Flitwick é um educador. Sua permanência a longo prazo, desde o tempo em que Severo Snape e Tiago Potter eram alunos, destaca-se pelo amor ao conhecimento e pelo desejo de passar adiante suas consideráveis habilidades por gerações de estudantes de Hogwarts. Embora frequentemente retratado como um personagem amável e inofensivo, Flitwick foi incrivelmente importante para as histórias. Aqui está exatamente o porquê.

Ele parece mesmo amar seu trabalho


Ele ficou tão animado para dar aulas a Harry Potter que, quando leu o nome do menino no registro, gritou. De fato, ele ensinou à classe de Potter o Feitiço Convocatório que possibilitou que o garoto vencesse a primeira tarefa no Torneio Tribruxo. Ele também ensinou maravilhosamente bem aos alunos como transformar vinagre em vinho e o Feitiço para Animar (que existe simplesmente para deixar as pessoas felizes). Também ensinou o Feitiço Expulsório, e mesmo o desafortunado Neville Longbottom tendo errado a mira e lançado o mestre pequenino ao outro lado da sala, Flitwick encarou isso com costumeira paciência e com bom grado.



Assim como um incentivo para os alunos menos talentosos - preferindo dar lição de casa extra a detenção - Flitwick sempre priorizou recompensar boas performances com palavras calorosas. ‘Ah, muito bem!’, exclamou, quando Hermione dominou o feitiço de levitação, relativamente básico: ‘Todos vocês, vejam, Hermione conseguiu!’.

Esta abordagem amigável é um contraste marcado com professores mais sérios, como Severo Snape ou Minerva McGonagall. Como diretor da Corvinal, Flitwick era conhecido por sempre estar com as portas abertas para todos seus alunos que achassem a vida escolar difícil. Quando Hermione ficou chateada com sua performance nos exames, Flitwick ficou mais que feliz de animá-la com a notícia de que, ela não só havia passado, mas alcançado impressionáveis 112%. Como Fred Weasley uma vez observou: ‘o velho Flitwick… geralmente faz com que todos passem bem pelos exames.’ Com certeza.

Ele faz de Hogwarts um lugar adorável


Seu comportamento alegre também foi expresso em criatividade. No Natal, ele se deleitava em fazer decorações, até mesmo alistando fadas vivas na diversão festiva. Ele também não se importou de deixar seus alunos brincarem com alguns jogos travessos em sua aula antes do Baile de Inverno. Na verdade, não importava o que os alunos fizessem, Flitwick sempre apreciou boas habilidades. Por exemplo, quando Fred e Jorge Weasley partiram de Hogwarts deixando para trás um Pântano Portátil, o professor tomou todo o cuidado para removê-lo, preservando uma pequena poça, apenas porque era ‘um bom bocado de magia’.



Mas ele não é fácil


Mas não se engane pensando que o professor de Feitiços era fácil de lidar – quando se tratava de defender Hogwarts, ele era implacável.

Em um nível mais sutil, quando Dolores assumiu a Diretoria, ele continuou a ensinar de modo impecável - novamente, Flitwick é um educador acima de tudo. Mas quando Fred e Jorge soltaram fogos de artifício na aula dele, o esperto diretor da Corvinal preferiu deixar Umbridge perder o tempo dela apagando- os, mesmo sendo perfeitamente capaz de apagá-los ele mesmo.

Com o duelo final contra os Comensais da Morte se aproximando, ele usou seu talento considerável conjurando uma série de feitiços de proteção (incluindo o Protego Horribilis).

Quando o castelo estava antecipando que o recente fugitivo, Sirius Black, os visitasse, Flitwick ajudou a guardar as fronteiras ensinando às portas de carvalho da entrada principal a reconhecer uma foto do fugitivo de Azkaban.

Quando acordou depois de ter sido estuporado por Snape, voltou depressa ao trabalho. No culminante confronto final, o ex campeão duelista derrotou Antônio Dolohov - um feito, visto que Dolohov já havia superado o formidável Alastor Moody e assassinado Remo Lupin.



Em suma, o avuncular professor exemplifica as virtudes de diligência, criatividade e comprometimento com a defesa da escola. Então, levantemos uma taça com sua birita preferida - o satisfatoriamente excêntrico ‘calda de cereja com soda e gelo e um guarda-chuva’ - a Fílio Flitwick.


___________________________________________________________________________________________________________



Tradução: Samantha Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário