Pages

Pottermore: O que um Patrono pode dizer sobre seu personagem?


O Patrono é um tipo de força positiva, que funciona como uma espécie de escudo para o bruxo que o conjura. Para ele funcionar, segundo o próprio professor Lupin, você precisar pensar em uma memória feliz, bem poderosa. O Patrono então aparece, em forma de animal ou criatura. O seu feitio pode variar, pois, ele está ligado à individualidade de quem o produz. 

Confira nossa tradução direta do Pottermore, sobre o que um Patrono pode dizer sobre seu personagem:
_________________________________________________________________________________

Eles são ótimos afastando Dementadores. Mas também são muito bons em revelar segredos sobre as pessoas que os conjuram.

Um Patrono está intrinsecamente conectado com a personalidade da bruxa ou bruxo, embora nem sempre tome a forma do animal que ele ou ela estivesse esperando. Por exemplo: é bastante incomum que a forma seja o animal favorito de quem o conjurou. É muito mais provável que o Patrono tenha a forma de uma criatura que eles nunca tenham visto ou ouvido falar antes sobre. 

Mas o que eles significam? Tudo se resume na base da interpretação. Felizmente, nós, Trouxas; temos praticado simbolismo animal por séculos e muitos dos Patronos lançados pelos personagens de Harry Potter, têm sido criaturas significativas no mito, folclore, religião e na literatura. 

Vamos dar uma olhada nos Patronos que pertencem aos cinco orgulhosos membros da Armada de Dumbledore e analisar o que conseguimos deduzir sobre alguns destes personagens...


Cervo (Harry Potter)





 - É verdade – interrompeu a garota, com a longa trança nas costas, olhando para Harry – que você é capaz de produzir um Patrono? Correu um murmúrio de interesse pelo grupo quando ela disse isso. - Sou – confirmou Harry, ligeiramente na defensiva.  (Harry Potter e a Ordem da Fênix) 

A habilidade do Harry de produzir um Patrono corpóreo, inspirou os estudantes a se inscreverem no clube de Defesa Contra as Artes das
Trevas, até então sem nome. Como Harry era o líder, o cervo se encaixou muito bem como símbolo para esse quesito: 

Tradicionalmente visto como o “Rei da Floresta”, o cervo é o protetor dos outros animais. Harry ajuda seus colegas de classe ao ensinar tudo o que sabe sobre magia defensiva e frequentemente se põe em perigo a fim de salvá-los, como Gabrielle Delacour no Lado Negro ou Sirius Black no Departamento de Mistérios. Como Hermione mencionou, Harry tinha “essa coisa de salvar as pessoas”.

O cervo possui também outros significados simbólicos. À medida que seus chifres caem e regeneram anualmente, é considerado um símbolo de renascimento e ressureição. Sendo bastante apropriado, já que Harry é, no fim das contas, o menino que sobreviveu. 

Os pais de Harry também compartilharam Patronos com formas de veado: um cervo para Tiago e uma corça à Lílian. Ambos morreram enquanto tentavam proteger aquele que amavam. Como o desejo mais profundo do coração de Harry era ter sua família de volta, o Patrono dele os trouxe a possibilidade de ficarem perto um dos outros, de um pequeno jeito, porém, simbólico. 


Lontra (Hermione Granger)


Os talentos da Hermione com uma varinha foram esclarecidos desde as suas primeiras aulas – girar e sacudir e está tudo no balançar dos pulsos. O Patrono dela, a lontra, é um inteligente e habilidoso animal; alguns já foram até conhecidos por fazer malabarismos com pequenas rochas. Lontras também possuem destaques em muitos clássicos da literatura inglesa, como: Tarka, a Lontra; O Anel da Água Brilhante, O Vento nos Salgueiros. Confie no Patrono da Hermione para estar em tantos livros. 

Mas a lontra também refletiu um aspecto da Hermione o qual não estávamos acostumados a ver. De acordo com o professor Catullus Spangle e também pesquisador de Feitiços do século XVIII, o Patrono “representa aquilo o que está oculto, desconhecido, mas necessário dentro da personalidade”. Para enfrentar algo tão do mal quanto um Dementador, uma pessoa deve recorrer a recursos que ele ou ela pode nunca ter precisado e o Patrono é o segredo despertado que permanece adormecido até ser necessário.

O lado despreocupado de Hermione foi geralmente enterrado sob infinitas pilhas de lições de casa, enquanto seu Patrono em forma de animal brincava ao redor, sem se importar com o mundo. 

O Patrono de Hermione, uma reluzente lontra prateada, brincava à sua volta. – Eles são bonitinhos, não são? – comentou ela, olhando-o com carinho.  (Harry Potter e a Ordem da Fênix)


Jack Russell terrier (Rony Weasley)




 - Se você quiser matar Harry, terá que nos matar também! - disse impetuosamente, embora o esforço de ficar de pé tivesse acentuado sua palidez e ele oscilasse um pouco ao falar.  (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) 

Terriers são cachorros pequenos que seriamente superestimam seu próprio tamanho e força. Totalmente destemidos, eles latem furiosamente para qualquer coisa que vejam como ameaça, não importa se as probabilidades estão contra a consideração deles. Rony Weasley frequentemente demonstrou esse traço, ao proteger Harry de um condenado fugitivo enquanto tentava ficar de pé sobre sua perna quebrada e defendendo a honra de Hermione com uma varinha, também quebrada, o que resultou em um infeliz ataque de vômito. 

Teimoso e voluntarioso como o Jack Russell pode ser (lembram do mau humor épico de Rony, durante Cálice de Fogo?) Um cão Patrono é um sinal infalível de um amigo leal. Pegue Sirius Black como exemplo, um personagem mais em sintonia com seu lado canino. Sirius era extremamente fiel a seus amigos, à sua causa e ao afilhado Harry, a quem ele lutou com e para, até o fim.  

Mesmo que Rony explodisse aos bufos, ele sempre voltava com uma ferocidade recém-descoberta. 
Melhor amigo do homem, de fato. 


Lebre (Luna Lovegood) 


  
A frase “louca como uma lebre de Março” poderia ter descrito Luna Lovegood, que tinha uma relação interessante com o seu Patrono. A lebre tem uma forte associação com a lua. “A lebre olhando a lua” é um símbolo nas antigas crenças pagãs.  

O quão interessante é, que o nome da Luna tenha origem do latim, significando Lua.  

Embora alguns Patronos revelem uma qualidade escondida ou reprimida sobre àqueles que os conjuram, Luna sempre pareceu estar completamente sintonizada com suas emoções. Seu apelido, Di-lua (ou Loony em inglês) vem da palavra ‘lunática’ ou ‘loucura’ – condição uma vez já acreditada ser causada pela lua cheia. Seu Patrono mostra que ela está orgulhosa de ser ela mesma, não importa o que qualquer um diga. 

Outro personagem, cujo Patrono chegou perto de se assemelhar a lebre, foi Ninfadora Tonks, a qual tinha o Patrono de forma original, o coelho chamado Jack. Como Luna, Tonks era um espírito livre que não ligava para o que as pessoas pensavam sobre suas atitudes, estilo ou as cores selvagens de seu cabelo. Claro, o Patrono dela mudou (como eles às vezes fazem) quando ela se apaixonou por Remo Lupin, tornando-se um lobo.


Javali (Ernesto Macmillan)



Ernesto Macmillan levantou-se da mesa da Lufa-Lufa e disse em alto e bom tom: “E se eu quiser ficar e lutar?” Houve uma chuva de aplausos. (Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Ernesto pode ter sido um pouco ‘pomposo Prefeito’ às vezes; Harry não ficou impressionado com a atitude dele durante toda a questão do “Herdeiro da Sonserina” e nada do que ele dizia parecia conseguir mudar o pensamento de Ernesto. Você até pode dizer que ele estava sendo um pouco teimoso.  

Mas no fundo, Ernesto Macmillan era uma alma corajosa, como demonstrado pela sua aspiração de se juntar à Batalha de Hogwarts. Ele utilizou o Patrono de Javali durante a batalha para ajudar a salvar Harry, Hermione e Rony. Como o Javali simboliza o guerreiro em muitas culturas, parece certo que Ernesto ajudou a liderar o ataque em Hogwarts.  

Então, você concorda? Ou você tem próprias teorias sobre Patronos?  

Lembre-se, você pode descobrir seu Patrono no Pottermore.

Tradução: Mariana Freitas

Post Author

Daniela Oliveira

Estudante de Arquitetura. Se você quer saber mais sobre ela, procure as características de uma verdadeira Corvina, pois, ela se encaixa em todas elas (foi o Pottermore que disse). Ama ler, e seu maior sonho é aparatar pelo mundo.

82 comentários:

  1. Meu patrono é a mamba-negra. Existe como saber seu significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm,mas vi uma publicação dizendo,que são pessoas bem inteligentes, observador e calculista, é um patrono muito bom


      Até AGR não vi ninguém com esse patrono,além de vc

      Excluir
    2. ai cara , meu patrono também é mamba-negra

      Excluir
    3. O meu também. Gostei do seignificado quando descobri

      Excluir
    4. O meu tbm é, fiquei bem curiosa pra saber mas não acho em lugar nenhum

      Excluir
  2. O meu patrono, no pottermore, é um dragão.

    ResponderExcluir
  3. Meu patrono é uma Égua Cinza-Mesclada...

    ResponderExcluir
  4. Meu patrono é uma orca e dizem que é um patrono incomum, o que significa?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. o meu tbm, a net diz q o cisne negro simboliza um ponto fora da curva, algo imprevisível e que faz com que as pessoas fiquem em retrospecto, algo raro e distante do comum e rotineiro, mas n sei se tem algo a ver com a ideia do pottermore

      Excluir
  6. Respostas
    1. O meu também! Vi que o gato é o patrono de Dolores Umbridge (eca) e de Minerva McGonnagal. Queria saber o que significa ;-;

      Excluir
  7. Meu patrono era um javali, mas mudou e agora é um veado. Os dois testes foram feitos no pottermore. O primeiro que deu javali foi feito em 2013, o segundo em 2019. O curioso é que eu comecei a namorar recentemente, e fiz o segundo teste agora. Tô me sentindo como a Tonks!

    ResponderExcluir
  8. o meu é um garanhão negro (uma espécie de cavalo) , oque significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a glr sinmboliza o cavalo como ''poder e sabedoria'' pelo que eu li

      Excluir
  9. Meu patrono é uma raposa! E contrarianfo a maioroa, é de fato meu animal preferido! Por isto sou ruiva, uma 'raposinha' e já utilizava-o em rpgs antes mesmo de confirmar no pottermore! Fiquei muito feliz ao saber.

    ResponderExcluir
  10. Meu patrono é o Borzoi. Existe como saber seu significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o meu também!! Procura no google em inglês que acha fácil, procura assim: "Patrono Borzoi meaning"

      Excluir
  11. meu patrono é uma toupeira qual seu significado

    ResponderExcluir
  12. O meu patrono é um leão o que significa?

    ResponderExcluir
  13. O meu é um pavão , alguns sabe oq significa ?

    ResponderExcluir
  14. O meu e uma mamba-negra oq significa?

    ResponderExcluir
  15. O meu patrono é Megera, alguém sabe se é comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tbm,eu tô a dias tentando descubrir oque ele significa

      Excluir
    2. O meu tbm, nn sei se é comum nn acho nada sobre esse patrono ou esse animal

      Excluir
    3. O meu tbm e tbm não sei o que significa e nem direito o que é,se alguém puder responder

      Excluir
  16. o meu patrono é um orspey queria saber o significado

    ResponderExcluir
  17. Oi o meu patrono é um falcão e eu gostaria de saber o que significa

    ResponderExcluir
  18. oi, o meu patrono é um crocodilo... é comum?

    ResponderExcluir
  19. O meu é um esquilo cinza oq significa??

    ResponderExcluir
  20. O meu é um Salmão, qq significa?? Alguém responde, crl

    ResponderExcluir
  21. meu patrono é um Gato Malhado, acho que é pq eu sou mto calado e gatos são silenciosos... gostei

    ResponderExcluir
  22. o meu é uma cascavel, oq significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tbm é uma cascavel, mas n sei oq significa... alguém sabe???

      Excluir
    2. o meu tbm,quero saber o significado

      Excluir
  23. O meu patrono é um gavião-da-europa (sparrowhawk) quem mais tem esse patrono?

    ResponderExcluir
  24. O que significa o patrono ser uma megera?

    ResponderExcluir
  25. O meu é um Robin, o que significa?

    ResponderExcluir
  26. O meu é um pássaro preto

    ResponderExcluir
  27. O meu é um pássaro preto

    ResponderExcluir
  28. Meu patrono é um falcão alguem sabe o significado?

    ResponderExcluir
  29. o meu é o vison... procurei e nada dele ou sobre, ele é conhecido como mustela ou vison. Socorro alguém me ajuda kkkkk

    ResponderExcluir
  30. O meu é um corvo, pesquisei e dizem que é um sinal de mau presságio, quem o tem, tem a intuição de quando algo ruim vai acontecer

    ResponderExcluir
  31. pouca gente comenta sobre,ou que tem esse animal como patrono,mas meu patrono é um/uma robin,queria saber o significado,mas nao acho em lugar nenhum ;-;

    ResponderExcluir
  32. qual significado do patrono cascavel?

    ResponderExcluir
  33. O meu é um cavalo negro, oq isso significa?

    ResponderExcluir
  34. Meu patrono é uma fênix, oque quer dizer?

    ResponderExcluir
  35. Meu patrono é um ouriço, alguém sabe o significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também queria saber, não acho em lugar nemhum

      Excluir
    2. A primeira impressão de um indivíduo com um patrono ouriço pode ser muito enganadora. Do lado de fora, eles podem parecer despreocupados e gentis, bem como um pouco ingênuos. Eles são indivíduos otimistas na maneira como querem ser felizes e têm o sentimento de passar para os outros, mas isso não é quem eles são completamente. Em vez disso, eles realmente têm uma personalidade dura para eles e têm a capacidade de lutar e se defender. Não tome isso por fracos, porque eles certamente não são, e são muito mais perspicazes do que parecem. A casa mais comum para um patrono ouriço é a Lufa-Lufa.

      Excluir
  36. Meu patrono é um 'Mastiff', e o da minha irmã é 'Rápido' se alguém puder especificar o que significa nosso patrono, desde já agradeço. Kkkkk

    ResponderExcluir
  37. O meu é o Ragdoll Cat (um gato!!)

    ResponderExcluir
  38. O meu é um falcão das neves. O que significa?

    ResponderExcluir
  39. e o meu que é um pine marten, eu to tipo ????? que isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é um Pine Marten, ele parece uma lontra kkkkk bem fofinho.
      Após quase ficar doida de tanto pesquisar, achei na internet que significa perfeccionismo diligente, que nunca aceita a derrota.

      Excluir
    2. Lembra o site que pesquisou? Adoraria saber mais sobre esse patrono

      Excluir
  40. Meu patrono e um urubu ;-; queria saber o significado

    ResponderExcluir
  41. O meu é um polecat. Alguém sabe o significado?

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, pesquisem no google em inglês, fica mais fácil de achar o significado do patrono de vocês!

    ResponderExcluir
  43. O meu é um rato do campo o que significa ?????

    ResponderExcluir
  44. O meu é uma megera. O que significa?

    ResponderExcluir
  45. O meu patrono é um gavião. O que ele fala sobre mim?

    ResponderExcluir
  46. O meu patrono é um coelho selvagem, algm sabe oq significa?

    ResponderExcluir
  47. O meu é uma hiena, o que isso significa?

    ResponderExcluir
  48. Mano o meu patrono É UMS VERRUGA
    UMA VERRUGA,
    pfvr dizem que não sou a única, isso tem significado? Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  49. Meu patrono deu como um Gato Siberiano, no site oficial aparece só um tipo de gato(no caso só um em que eles explicam o significado) mas tem diversos tipos de gatos diferentes e entre eles é o meu gato siberiano, então gostaria de saber se tem um significado diferente (ainda mais pq seria tão específico ao falar da raça do gato tbm né? Kkk)

    ResponderExcluir
  50. O meu patrono é um Impala, alguém sabe oq significa?

    ResponderExcluir