Pages

Estudo mostra como a série Harry Potter influencia contra o preconceito e a intolerância















O  Journal of Applied Social Psychology (Jornal de Psicologia Social Aplicada) publicou recentemente uma pesquisa que relaciona a leitura da série Harry Potter com preconceito em relação a homossexuais, imigrantes e refugiados. 

A pesquisa foi realizada seguindo três etapas. Na primeira, participaram 34 italianos da quinta série com conhecimentos da série. Divididos em dois grupos, um discutia preconceito e intolerância, outro não. O primeiro se exprimiu melhor quando o tema foi imigração.

A segunda etapa contou com 117 estudantes italianos do Ensino Médio. Constatou-se que os estudantes leitores de Harry Potter aceitam mais a homossexualidade do que o restante.

E na terceira parte, realizada com estudantes do Reino Unido, analisou-se a identificação emocional da pessoa com Voldemort. Quanto menor a identificação, maior a aceitação da imigração.

O estudo conclui que os livros de Harry Potter criam uma nova visão dos grupos minoritários e marginalizados.

J.K. Rowling sem dúvida deu importância ao tema do preconceito e da intolerância na série Harry Potter. Podemos concluir que o trabalho da prestigiada autora não foi em vão! 


Post Author

Hiago Freitas

Criador do site (um dia foi newsposter), é escritor de textos espiritualistas outro blog. Também escreveu ''J.K. Rowling - A biografia [não autorizada] da escritora inglesa que revolucionou a literatura infantil'' e ''A Última Mensagem