Pages

Pottermore: Como as cores funcionam no novo site?

O Pottermore mudou completamente e com ele todo o design do site. Tudo foi muito bem planejado, inclusive os esquemas de cores, que foram feitos para combinar com cada personagem, local e feitiço, possuindo um simbolismo e significado para cada cor.

A responsável por isso foi a Johanna Drewe, e o Correspondente do Pottermore fez uma postagem especial com ela sobre todo o planejamento de cores nesse novo site (que você pode ler traduzida logo abaixo) e como ela decidiu cada cor. Como por exemplo o Hagrid, que no site é um vermelho alaranjado, Johanna diz: "O nome do Hagrid é derivado da Alquimia, significando vermelho ou paixão, como escrito pela J.K. Rowling. Então fez sentido para mim atribuir a ele a paleta vermelha. O tom que pegamos era baseado no vermelho então forçamos para criar um tom mais quente e terroso, refletindo o personagem e o papel que ele desempenha como Guardião das Chaves de Hogwarts."

Enfim, leia a seguir todo o texto do Pottermore sobre o sistema de cores traduzido!

Como você coordena as cores do mundo bruxo?


Pelo Correspondente do Pottermore


Você já ficou de frente para uma obra de arte, inclinou sua cabeça para o lado e pensou "Eu me pergunto como este artista teve essa ideia"?

Eu fui sortudo o suficiente para me apossar de uma das principais designers deste website e fazê-la me contar exatamente como criou os esquemas de cores que compõem tudo de modo interligado.

Johanna Drewe é diretora de design de uma companhia chamada Studio Output. Ela é inteligente com cores e imagens e tudo com relação a isto. Johanna e sua equipe de design tiveram a extremamente complexa tarefa de coordenação de cores do pottermore.com.

Agora, isso soa simples: escolher qual cor cada página deve ser. Existe apenas sete cores no arco-íris; então apenas escolha uma, certo? Não exatamente. Qual cor você acha que a página do perfil de Garrick Olivaras deve ser? Ou a cor do Basilisco, de King's Cross ou da penseira?

Dê uma boa e longa olhada nesta roda de cores. (clique para ampliar ou aqui para abrir a imagem em outra aba em maior resolução)



Não tão simples, né?

Acertar o design em algo tão amado quanto o mundo mágico é um trabalho meticuloso. Você pode possivelmente imaginar, por um momento, a alegria e o terror de tamanha tarefa? É o tipo de coisa que exige um gráfico claro, simples...



"Obviamente, nós tivemos os livros e os filmes como incríveis e ricas referências", Johanna nos diz, "mas não é tão fácil assim. Nós tomamos nossas decisões de cores ao perguntar a nós mesmos uma série de questões, essencialmente um gigante fluxograma."

"Nós imaginamos bem cedo que alguns personagens tinham cores óbvias. Alguns tinham muitas cores com as quais pudemos atribuir a eles, e alguns não tinham nada distinguíveis sobre eles, ou tiveram pouco destaque nos livros e filmes para possuírem uma cor específica. Através de perguntas em níveis, pudemos chegar a uma cor que fosse mais relevante.

"Por exemplo, a primeira questão foi: 'Isso tinha sido descrito pela J.K.Rowling ou nos livros ou no pottermore.com?' Se a resposta fosse 'sim', então a cor específica era atribuída. Se a resposta fosse 'não', nós continuaríamos perguntando: 'É um objeto? Será que ela tem uma personalidade distinta? Está num grupo? Tem lealdade à sua Casa?' Cada uma dessas respostas levou a uma gama de cores que nós tínhamos criado"

A prioridade, como sempre, era permanecer verdadeiro aos olhos de J.K.Rowling.

Como você escolhe uma cor para Harry Potter?

Com um pouco de dificuldade, E grande cautela.


"Os personagens mais dificeis para escolher cores foram Harry, Rony e Hermione. A importância deles nos fez sentir que deveriam ser dadas cores específicas, mas curiosamente eles não são descritos como usando uma cor nos livros. E escolhendo apenas uma, você corre perigo de irritar as pessoas" disse Johanna, corretamente identificando o quão irritados nós ficaríamos se o Rony acabasse com uma página marrom por nenhum boa razão. 

"Por exemplo, Harry quase sempre usa azul nos filmes, o que eu não havia notado até nós entrevistarmos uma das figurinistas, Laurent Guinci, e o lendário designer de produção Stuart Craig, o qual criou os sets para todos os filmes de Harry Potter. Harry quase foi colocado na Sonserina, mas escolheu a Grifinória. Sua vida era escura e traumática e ele possuia uma conexão profunda com o Voldemort. Deveria ele estar em cores da Grifinória? Deveria ser azul, porque ele é visto com elas tão frequentemente? Deveria ser verde, por causa da cor dos seus olhos ou sua conexão com Voldemort?"

A decisão foi feita: Harry acabou com uma adorável página com cores da Grifinória. Cada estudante de Hogwarts é combinado com a cor de sua casa. Você provavelmente não será capaz de não notar isso agora.

E alguém como Dolores Umbridge?

Algumas escolhas foram um pouco mais óbvias que o Harry, felizmente. Você provavelmente pode descobrir como Dolores Umbridge conseguiu sua cor. 

"Dolores Umbridge é descrita nos livros usando um 'fofo cardigã rosa' e é retratada nos filmes em um tom de rosa que está sempre evoluindo, se aprofundando mais na tonalidade à medida que ela cresce no poder. Ela é reconhecida pelo rosa. Umbridge foi a primeira personagem que nós fez realmente pensar sobre o quão importante a cor era por todo o site." 

Agora, essa próxima imagem pode parece como se a Umbridge possuísse seu próprio sistema solar, com ela no centro. Ela teria gostado disso. Mas na verdade isso é simplesmente uma bela constelação de respostas do fluxograma que nós mostramos previamente. 

J.K. Rowling escreveu Dolores em rosa e isso triunfa sobre todos os outros fatores. J.K. Rowling diz que ela é rosa, então rosa permanece.

Fazendo o design do Dumbledore

Como alguém escolhe a cor para Alvo Dumbledore? Seria amarelo por causa de seu doce favorito? Vermelho por sua casa em Hogwarts? Cinza por sua barba? A resposta vem direto da mente de J.K. Rowling, assim como muitas das coisas mágicas.

"J.K. Rowling escreveu antes sobre a relevância das cores verde e roxo, entre outras. Verde é atribuído para magia das trevas, por isso nossas páginas para as Horcruxes, qualquer feitiço das trevas e da casa Sonserina são verdes. Roxo é atribuído para a magia nobre e prestativa. Então a pergunta virou: "É magia nobre ou desonrosa?" 

Por esse motivo a página do Dumbledore é um prazeroso tom de roxo. Isso para não mencionar o quanto essa cor teria valorizado seus olhos.

Por que os Dursleys estão em tão prazeroso tom de pêssego?

Tão feliz que você perguntou: "A família dos Dursleys possui a paleta Bege Trouxa", diz Johanna, adicionando que os floreios em cor pêssego vieram da J.K. Rowling quando ela escreveu "cores como pêssego e rosa salmão são visivelmente não mágicas, e portanto muito favorecidas pelos semelhantes a Tia Petúnia." Nada é um acidente nesse esquema de cores, meus amigos. Nada.

"A paleta Bege Trouxa os separa do mundo mágico, e por manter a coloração consistente nesses personagens, eles parecem muito uniformes, comuns e genéricos."

Você tem nossa permissão oficial para casualmente descrever qualquer oponente que você possa ter como "Bege Trouxa". Você irá achar isso bem satisfatório. Não que eu tenha tentado, ou nada do tipo.

De qualquer forma, aqui está o Duda e seus pais caducos para sua referência.

E seu pequeno sistema de classificação em forma de sistema solar.

Por que a cor do Hagrid é aquela cor vermelha alaranjada então?

Porque é a cor do amor e Hagrid tem um coração do tamanho do Sol. Ok, tudo bem. Essa não é a resposta de verdade.

"O nome do Hagrid é derivado da Alquimia, significando vermelho ou paixão, como escrito pela J.K. Rowling. Então fez sentido para mim atribuir a ele a paleta vermelha. O tom que pegamos era baseado no vermelho então forçamos para criar um tom mais quente e terroso, refletindo o personagem e o papel que ele desempenha como Guardião das Chaves de Hogwarts." 

 E Você-Sabe-Quem?

Lord Voldemort é um ameaçador verde escuro. Nós já cobrimos como o verde significa coisas desagradáveis e pessoas desagradáveis, então você pode ter adivinhado esse aqui.


Então, aqui está: o esquema de cores do mundo bruxo. Passe tempo suficiente procurando no Pottermore.com e você irá começar a perceber que trabalho enorme e mágico tem sido trazer o mundo de Harry Potter para vida. 

Aposto que você não pode olhar uma única página agora sem tentar descobrir o significado de cada cor também. Aproveite!


Tradução de Clarissa Magalhães e Gabriel Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário