Pages

Bibliografia de J.K. Rowling é lançada no Reino Unido - leia entrevista com o autor

A editora britânica Bloomsbury lançou nesta última quinta-feira (26) o livro J.K. Rowling: A Bibliography 1997 -2013, uma bibliografia da obra da autora de Harry Potter, algo que realmente já estava em falta, tendo em vista a grandiosidade e o alcance do trabalho literário de Joanne.

O volume foi elaborado pelo Dr. Philip Errington, um prestigiado especialista da literatura inglesa, que organizou  o leilão da cópia de J.K. Rowling de ''Os Contos de Beedle, o Bardo'', em dezembro de 2007, antes de chegar ao público em sua edição comercial. O livro conta com 504 páginas e pode ser comprado pela Amazon britânica clicando aqui (nos Estados Unidos a data de lançamento é dia 23 de Abril, mas já se encontra em pré-venda).

A sinopse do livro é: "Esta é a bibliografia definitiva dos escritos de J.K. Rowling. Em adição aos detalhes bibliográficos completos de cada edição de seus livros, panfletos e contribuições originais para obras publicadas, há informações detalhadas sobre a história da publicação de seus trabalhos, incluindo trechos fascinantes de correspondências e informações sobre a J.K. no leilão. Essa será a primeira fonte sobre a Rowling consultada por eruditos textuais, vendedores de livros e colecionadores, casas de leilões, críticos e pesquisadores. O objetivo do livro é registrar fatos e dispersar rumores sobre a fascinante história da publicação dos livros da série Harry Potter."

O livro demorou cinco anos para ser feito e foi aprovado pela J.K., que inclusive contribuiu para a obra. Ela ainda comentou: "Como alguém que respeita pesquisas abrangentes, eu estou pasma com o nível de detalhes e a quantidade de tempo que Philip Errington dedicou para essa servilmente completa e um tanto incrível bibliografia".

O site Always J.K. Rowling entrevistou o Dr. Philip e você pode conferir a seguir a entrevista completa em português. Para ler no original, clique aqui.

"Eu mantive a J.K. Rowling e o Neil Bliar, seu agente, totalmente informados do progresso por todos os cincos anos que levou para escrever a bibliografia. Eles viram diversos rascunhos em diversos momentos importantes. J.K. Rowling descreveu o livro como 'servilmente completo e um tanto incrível'. Esse é possivelmente o maior elogio pelo qual um bibliografo poderia desejar."

Philip revelou que teve muita sorte em poder gastar certo tempo investigando pelas diversas caixas de arquivos da Bloomsbury: "Quando alguém empacota materiais em uma caixa e envia para o depósito é frequentemente um exercício de reivindicar espaço de sua mesa de volta. Elas não imaginam que futuros pesquisadores irão sentar em um canto "minerando" pelas pilhas de papéis. Isso foi extremamente recompensador. Mas também a oportunidade de pedir aos outros acesso às informações foi inestimável. A equipe da The Blair Partnership foi excepcionalmente prestativa em tentar descobrir fatos precisos."

Ele também disse o que o fez se interessar por escrever uma bibliografia da escritora: "Eu trabalho dentro de um departamento literário em Sotheby's (uma sociedade de vendas por leilões) e regularmente vendo edições colecionáveis dos trabalhos de Rowling. Um dia, um respeitado vendedor de livros reclamou para mim da falta de uma bibliografia da escritora. Fofoca estava sendo afirmada como fato e não havia um ponto confiável de referência. Como minha experiência acadêmica é em bibliografia e eu tinha trabalhado com a J.K. Rowling em um grande projeto anteriormente, eu achei que pesquisar sua bibliografia seria um projeto interessante. Eu fiquei bem impressionado com como todos foram bem receptivos com a proposta."

E quando questionado o que acha mais interessante nos trabalhos da J.K., ele comentou: "Essa é uma pergunta difícil. Pessoalmente eu acho os enredos incrivelmente bem construídos. Cada história de Harry Potter funciona como um livro separado, mas existe também um enredo inteiramente consistente através de todos os sete livros. Não é surpresa que a autora agora se voltou para ficção de detetives devido a sua habilidade em construir, desmantelar e analisar um enredo e isso é, eu acho, uma parte crucial de sua escrita."

Ele ainda mostra um pouco do tipo de informação que o livro irá conter: "Um dos grandes fatos é o número de cópias em capa dura e em brochura imprimidos da primeiro edição do primeiro livro. Ambas foram publicadas no mesmo dia com 500 capas duras e 5150 brochuras. No passado houve histórias de um total de 500 capas duras e brochuras. Eu também estou feliz em descrever o que parece ser a primeira aparição em impressão de qualquer Harry Potter. A maioria das pessoas assumiria que seria a impressão de teste, mas não. A Bloombury publicou um volume de destaques futuros no início de 1997. O quarto capitulo inteiro de Pedra Filosofal foi incluído."

Além dele ter dito o porquê deveríamos comprar o livro além de para saber os fatos básicos sobre a bibliografia da J.K.: "Haverão aqueles que irão querer descobrir se possuem uma edição rara. Toda informação para se saber está na bibliografia. Uma bibliografia é, claro, um guia para um autor. Mas quem sabia que houve quatro edições d'O Profeta Diário que foram publicados pela Bloombury para o fã clube de Harry Potter e cada uma delas foi escrita pela J.K. Rowling? Há também uma seção na bibliografia intitulada 'Livros e Panfletos com contribuições da J.K. Rowling', já que vale a pena lembrar que a autora publicou outros materiais além de seus livros. De fato, essa seção tem vinte desses itens. Onde você precisaria procurar para encontrar um carta escrita pela Jo (com 45 anos) para ela mesma com 16 anos? Ou, talvez, contando a nós sobre grandes livros para se ler em voz alta? Claro, a bibliografia não inclui esses textos - mas o livro identifica as obras."

E ele ainda comentou sobre o item mais interessante relacionado à escritora que ele teve em mãos: "Essa é uma pergunta fácil. Eu vou tirar meu chapéu de bibliografo e colocar o meu da Sotheby's. Em dezembro de 2007, Sotheby's foi abordada para vender uma cópia escrita à mão do Contos de Beedle, o Bardo, feita pela J.K. Rowling. Eu fui responsável por catalogar e posteriormente acompanhar o livro até os Estados Unidos para exibição. O texto ainda não havia sido publicado e cada página estava na caligrafia característica da autora; era uma objeto incrível. Quando o martelo bateu depois de uma feroz guerra de lances, o resultado de £1.95 milhões foi um recorde para um livro infantil e também um manuscrito literário moderno. Mas mais importante foi beneficiar uma instituição de caridade maravilhosa - agora chamada Lumos. Eu lidei com uma peça excepcional mas também atuei no pequeno papel de ajudar uma instituição de caridade.

Tradução: Gabriel Pimentel.
Post Author

Hiago Freitas

Criador do site (um dia foi newsposter), é escritor de textos espiritualistas outro blog. Também escreveu ''J.K. Rowling - A biografia [não autorizada] da escritora inglesa que revolucionou a literatura infantil'' e ''A Última Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário