Pages

Pottermore: As mais perigosas poções, plantas e venenos de Hogwarts

No desenrolar da saga de Harry Potter, vimos os personagens entrando em contato com poções, plantas, venenos e feitiços de alta periculosidade. O Pottermore fez uma postagem hoje, 1º de dezembro, descrevendo algumas dessas coisas e mostrando qual sua função no mundo bruxo. Você confere nossa tradução a seguir.


_____________________________________________________________________



Para muitos de nós a escola tem seus riscos que são, em sua maioria, inofensivos, como derrubar um bico de Bunsen ou grudar partes de nosso trabalho de artes do quinto ano em nosso blazer.



Em Hogwarts, os professores têm sempre que estar alertando os alunos sobre os perigos existentes na escola, muito mais do que dizê-los para não inclinar suas cadeiras para trás. Bezoares estão sempre prontos caso alguém engula algo que não deva. 


Poção Polissuco

A Poção Polissuco é espessa e poderosa e produz consequências severas se você misturá-la da maneira errada. Harry e Rony experimentaram-na pela primeira vez quando transformaram-se em Crabbe e Goyle, os melhores amigos de Draco Malfoy. Membros da Ordem da Fênix beberam a poção para ficarem iguais a Harry Potter e ela também ajudou Harry, Rony e Hermione a entrarem no Ministério da Magia.

Mas se ela pode ser usada em situações nobres, pode também nas mais sinistras. Como no momento em que Bartô Crouch Jr. usa o elixir para escapar de Azkaban. Apenas tome cuidado para colocar o fio de cabelo da pessoa certa na qual você quer se transformar. Tomemos de lição a Hermione, que descobriu que um fio de cabelo de gato pode causar uma transformação indesejável. 

Mandrágora

Uma das melhores plantas em Herbologia, a Mandrágora é um ingrediente crucial em vários antídotos de tratamento. O segredo para cultivar uma mandrágora já crescida (você vai precisar disso) é utilizar sempre um protetor de ouvido. O grito de uma Mandrágora é fatal para qualquer um que o ouça - o que explica o porquê da professora Sprout só permitir que os alunos interajam com mudas da planta.  
























Veritaserum


Uma poção da verdade é uma coisa boa, certo? Bem, em Hogwarts, Harry descobre que é bom guardar algumas verdades para si. Em determinado momento, o professor Snape ameaça-o de utilizar algumas gotas de Veritaserum em seu suco de abóbora matinal. Além disso, quando Dolores Umbridge quer interrogar Harry, ele diz que não tem mais a poção em seu estoque e que qualquer outra alternativa seria fatal. Esse é mais um daqueles momentos preciosos em que não temos certeza em qual lado Snape está. 


Amortentia


Se há uma coisa mais poderosa que o amor, essa coisa é a poção do amor. Pense em Romilda Vane e depois lembre-se da cara de Rony Weasley logo após ter comido os chocolates enfeitiçados, que na verdade eram um presente para Harry. Amortentia é a mais potente poção do amor do mundo e ninguém é imune a ela. Mesmo a sabe-tudo Hermione fica ruborizada e constrangida quando sente seu aroma, durante uma aula de Poções.


Poção do Morto-Vivo

Se você estivesse nas aulas de Poções do Primeiro Ano, saberia que misturar raíz de asfódelo em pó e infusão de losna produziria uma poção sonífera tão poderosa que você dormiria durante toda a Batalha de Hogwarts. Mesmo seguindo todas as instruções do livro avançado, de Libatius Borage, poucos conseguem fazer uma boa poção, com exceção de Severo Snape, é claro.
























Tentáculo Venenoso


A dica está no nome - essa não é o tipo de planta que você daria para sua tia colocar na estufa. Quantas plantas que você conhece passam for uma fase de dentição? Felizmente, durante as aulas de Herbologia, é aceitável lamentar-se em alto e bom tom se você for atacado por uma dessas plantas vermelhas e espinhosas. E nas mãos certas (como as de um exímio herbologista, Neville Longbottom) elas tornam-se armas perfeitas para combater um Comensal da Morte. 


Arapucosos


Se você conseguir uma cópia de Árvores do Mundo que se Alimentam de Carne em seus livros, você saberá tudo sobre a Arapucosos. Para obter seu suco, você precisará de uma faca afiada e muita força para lutar caso o galho entre por sua garganta. E então, é só você arrancar um fruto, explodindo-o e derramando-o em uma tigela de tubérculos verdes e pálidos que contorcem-se como vermes. Não se preocupe, o suco de Arapucosos não aparecerá em uma mesa de café da manhã próxima a você tão cedo.


Poção Redutora


Preparar uma poção incorretamente pode produzir resultados piores do que um simples "erro". Lembre-se que Snape tem grande prazer em arriscar o sapo de Neville, quando coloca sua Poção Redutora em teste. Se funcionasse, Trevor viraria um girino. Caso contrário, o amado anfíbio seria envenenado. Mas graças à intervenção discreta de Hermione, Trevor viveu para coaxar mais uma vez.


Poção Estimulante


Nem todas as poções em Hogwarts são perigosas, é claro. Apenas potencialmente constrangedoras em uma sala de aula. Algumas misturas excelentes são apenas brevemente mencionadas - Severo Snape ameaçando Harry Potter com uma Poção da Incoerência, por exemplo - e outras são usadas para fins medicinais. Sentindo-se mal com a chegada de um outubro gelado? Madame Pomfrey pode curá-lo com um frasco de sua Poção Estimulante. Mas não se surpreenda caso você solte fumaça pelos ouvidos por algum tempo após ingerí-la. 


Poção do Envelhecimento


Realmente engraçado. Enquanto adolescentes passam anos tentando parecer mais velhos do que realmente são, adultos gastam uma fortuna para parecer mais jovens. Quando Fred e Jorge descobrem que são muito novos para colocarem seus nomes no Cálice de Fogo e participarem do Torneio Tribruxo, eles decidem que algumas gotas da Poção do Envelhecimento seriam o bastante para infringir as regras. Mas a poção não foi poderosa o suficiente para sabotar a Linha Etária de Dumbledore. Nesse momento os gêmeos Weasley são arremessados pela sala, e brota neles uma longa barba branca que teve que ser magicamente removida por Madame Pomfrey.









Nenhum comentário:

Postar um comentário