Pages

Pottermore: Desvendando o enigma do Tom


No aniversário do maior bruxo das trevas de todos os tempos, o Pottermore lançou um novo texto analisando o Tom e seus caminhos até se tornar o Lorde das Trevas. Leia o texto traduzido abaixo!

Desvendando o enigma do Tom

Tom Riddle. O nome inspira quase tanto medo quanto Lorde Voldemort e ainda assim há algo mais; um sentimento de estranheza complexo que desliza por trás dele. 

Quase tudo que ele fez - desde esconder as Horcruxes, aos amigos que fez - pareceu ter um propósito. Ele já fez algo que não foi meticulosamente planejado? O que estava por trás de algumas das escolhas que ele fez no caminho para se tornar Voldemort? Aqui nós perguntamos, Tom foi sempre um enigma*?

*Enigma em inglês é "riddle", então há um jogo de palavras durante todo o texto com enigma e o sobrenome do Tom

Aviso de spoiler: possui pontos da trama de todos os livros da série Harry Potter.

O diário

A primeira vez que o nome do Tom Riddle é mencionado é em Harry Potter e a Câmara Secreta, quando Harry e Ron encontram um diário com o nome "T.M. Riddle" escrito em tinta borrada. As páginas estão vazias, encharcadas e sem nenhum traço de escrita.

Essa é a primeira vez que uma Horcrux aparece na história (bem, além do Harry), apesar de não sabermos disso naquela época. O que torna isso mais estranho é que o diário é comprado de um jornaleiro trouxa na Vauxhall Road em Londres.

Quando Harry é puxado para dentro do diário, ele é transportado para uma conversa entre Tom e o diretor de Hogwarts, Professor Dippet, onde o desespero de Tom para ficar na escola durante o verão ao invés de voltar para o orfanato está em cada palavra e mão cerrada. Parece que isso fez com que Tom incriminasse Hagrid e fechasse a Câmara Secreta pela primeira vez.

Ainda assim, Tom não jogaria fora todo tempo que ele gastou para encontrar a Câmara, então ele deixou para trás um diário feito para entrar e manipular em uma alma inocente. Tudo isso para que ele pudesse finalizar o trabalho de Salazar Sonserina.

Em retrospecto, nós podemos nos perguntar por que Tom Riddle, um odiador de trouxas e nascidos trouxas, escolheria um objeto trouxa para um feitiço tão extraordinário? Talvez porque era um objeto acessível e aparentemente inofensivo, ou talvez uma forma dele reconhecer sua linhagem meio-sangue. Há certamente uma ironia em sua veneração pelo Salazar, já que o próprio Tom não é sangue-puro.



As origens de Riddle

A próxima vez que ouvimos o nome de Riddle é quando Lorde Voldemort se estabelece na deserta e empoeirada casa dos Riddle em Little Hangleton. Por que ele escolheria se esconder na casa de trouxas que ele tanto detestava e havia assassinado 50 anos antes, e não na cabana onde seu avô puro-sangue havia vivido e morrido?

Talvez porque a casa Riddle era o último lugar que alguém pensaria em olhar. Ou seria porque preferia um pouco de conforto ao invés de, vamos falar a verdade, a bagunça repulsiva que era a cabana dos Gaunt. Entretanto, ele escondeu a Horcrux da Sonserina no lar do seu avô.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry é testemunha do Lorde Voldemort retomando seus poderes novamente e é preso em cordas apertadas no túmulo do Sr. Tom Riddle. O feitiço para reviver Voldemort incluía um osso do pai dado sem consentimento. Pode ter frustado o Lorde das Trevas, em algum nível, que seu pai trouxa tenha sido parte de sua ressurreição.



As Horcruxes

A necessidade do Tom de coletar coisas é talvez a peculiaridade mais normal que ele tem, ainda assim ele consegue torná-la assustadora. A caixa escondida no seu armário no orfanato estava cheia de bugigangas, escolhidas e roubadas porque elas significavam algo para as outras crianças.

As Horcruxes tinham algum significado para ele (O anel de Servolo Gaunt) ou tinham significado para a comunidade bruxa no geral (o Diadema de Rowena e a Taça de Helga Lufa-Lufa).

Seus seguidores de alguma forma são coisas também: marcados, monitorados e controlados usando a Marca Negra. A necessidade do Tom de controlar parece conduzir suas escolhas na vida. Ele é moldado pela crueldade e deturpado pelas trevas.

Cada decisão e conversa com Tom Riddle mostram uma mente afiada com genialidade e trevas. Ele é persuasivo e está completamente no controle - até que ele encontra seu rival em Harry, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário