Pages

Pottermore: Olly Moss desenha novas capas de Harry Potter para o Pottermore


Há pouco tempo foram lançadas novas capas para as edições digitais de Harry Potter. A Correspondente Pottermore postou hoje no site uma entrevista bem interessante com o ilustrador Olly Moss sobre elas e seus significados escondidos. Leia nossa tradução abaixo!

Lembrando que por enquanto essas capas são apenas das edições digitais dos livros.

Olly Moss desenha novas capas de Harry Potter para o Pottermore


Perguntar a Olly Moss quem é seu personagem favorito de Harry Potter parece trazer um tipo de agonia alegre ao seu rosto.

Nós não estamos jogando limpo; essa é uma escolha difícil. Talvez fosse mais justo perguntar quem ele mais gostaria de desenhar. Imediatamente a resposta é: “Snape. E McGonagall – eles têm as silhuetas mais interessantes.”

Vejam, o enormemente talentoso designer gráfico é um tanto fã de Potter. Então quando o Pottermore pediu ao Olly para criar novas capas para os livros de Harry Potter, ele agarrou a chance.

“Harry Potter sempre foi meu favorito. Eu pulei [Pedra Filosofal] porque eu estava sendo estranhamente esnobe com relação a ele – eu tinha 10 anos. Então, na época em que Prisioneiro de Azkaban tinha sido lançado, eu me lembro da minha mãe dizendo que eu deveria lê-los.

“Nós estávamos saindo de férias e ela comprou [Azkaban] para mim, mas ela me deu os dois primeiros com as capas para adultos¹ porque eu ainda estava sendo esnobe.”

Mesmo naquela época as capas importavam.

As impressionantes recriações de Olly de posters famosos de filmes e seu estilo artístico distinto mostram sua paixão por criar imagens icônicas com um toque inesperado. Ele diz que foi inspirado originalmente por designers gráficos modernistas como Saul Bass, Paul Rand e, mais recentemente, Jason Munn.

”Ele é um grande designer de pôsteres para concertos. Ele é o cara que realmente me empolgou para uma abordagem de camada dupla nas imagens."

“Eu gosto que as coisas tenham mais de uma camada. A inicial “hum, essa é uma imagem interessante”, então há uma revelação secundária quando você olha de perto. É algo que eu sempre gostei de fazer.”


Cada uma dessas novas capas conta mais de uma história. Olhe de perto para Harry Potter e as Relíquias da Morte; é um detalhe que é fácil não perceber à primeira vista. 


“Relíquias da Morte é minha capa preferida, porque é a imagem que resumiu Harry Potter na minha cabeça por muito tempo. A cicatriz – eu sinto que é a culminância de toda a série e essa é a imagem que tem ficado grudada na minha cabeça.

“Esse é um mundo onde coisas frequentemente parecem ser um tanto mundanas na superfície e então têm uma revelação secundária. Eu amo bolar essas imagens porque me faz sentir que ninguém nunca fez isso antes – ninguém viu algo dessa maneira específica.



Agora os desenhos de Olly estão na frente dos livros que ele leu desde a infância. Ele me conta que o projeto foi um trabalho de amor. “Eu realmente coloquei meu coração (no projeto). Eu bolei quatro ou cinco abordagens diferentes e rascunhei a maioria dos livros para cada uma.

“No dia seguinte eu peguei um avião para a Comic-Con, fiquei no chão do quarto de hotel de um amigo e achei que iria esquecer isso. Dois dias depois eu acordei realmente de ressaca – com muita, muita ressaca porque nós tínhamos ficado no bar do hotel até as quatro da manhã. Então eu recebi o telefonema dizendo que eu tinha conseguido o trabalho e eu perdi a cabeça.”

Sendo um enorme fã da série de livros, Olly diz que ele teve a consciência de evitar spoilers visuais.

“Para o Enigma do Príncipe eu pensei em talvez ter uma capa com o Snape, mas então isso poderia ser um spoiler terrível. Está realmente no livro; é o Dumbledore e o Harry lutando contra os Inferi. Essa é uma imagem tão vibrante daquele livro. Além disso, é legal ter o Dumbledore em uma capa.”

Presidente da LucasFilm, Kathleen Kennedy, revelou em uma entrevista que a Industrial Light & Magic London tem alguns trabalhos de Olly pintados na parede. O que ele acha da ideia de a J.K. Rowling ter seus desenhos sobre sua lareira algum dia? Com as duas mãos sobre o rosto e um quase inaudível ‘uou’, o pensamento talvez seja um pouco intimidante.

“Esse foi facilmente o aspecto mais assustador de toda essa tarefa. Eu poderia lidar com o fracasso de não conseguir ser escolhido, a coisa de que eu estava com medo era criar algo que ela odiasse.

“Deve ser difícil porque ela inspirou tantas pessoas a fazerem tantas coisas diferentes. Ela deve ser bombardeada com diferentes interpretações de seu trabalho o tempo todo, então fazer algo que realmente se sobressaísse como algo que ela tivesse gostado seria muito legal para mim.”

Dos belos vermelho e dourado da Grifinória de Pedra Filosofal ao lobo uivante em Prisioneiro de Azkaban, a atenção aos detalhes e a esperteza dos desenhos de Olly são uma combinação perfeita para as palavras de J.K. Rowling. Eles mostram o quanto Olly adora essas histórias – algo que você percebe nos primeiros minutos de conversa com ele.

“Eu não trabalharia em algo que eu não amasse verdadeiramente ou fosse importante para mim, porque eu não faria um bom trabalho.”


Os eBooks com o trabalho artistico de Olly Moss já estão disponíveis em todos os principais revendedores pelo mundo e estarão disponíveis na loja do Pottermore em 2016.

¹NT: Nos Estados Unidos o editor de Harry Potter percebeu que estava deixando de ganhar o mercado adulto porque eles tinham vergonha de ler os livros com as capas originais, que consideravam infantis. Então a Scholastic lançou uma coleção com capas mais adultas, mas com o mesmo texto.

Tradução: Isabel Dain

Nenhum comentário:

Postar um comentário