Pages

Pottermore: Lílian, Petúnia e a linguagem das flores


O Pottermore liberou um texto especial analisado os nomes da Lílian, da Petúnia e algumas frases do Snape na linguagem das flores. Leia nossa tradução abaixo!

Lílian, Petúnia e a linguagem das flores



Um olhar mais próximo na história de Severo, Lílian e Petúnia através da linguagem Vitoriana das flores, ou floriografia.

Alerta de spoiler: contém informações sobre Harry Potter e as Relíquias da Morte



A língua Vitoriana das flores era usada nos anos de 1800 para enviar mensagens significativas, codificar segredos íntimos e compartilhar momentos. Quase toda flor tem um significado especial e, em tempos que certas palavras não poderiam ser ditas em voz alta, buquês diziam mil palavras.

Existem significados escondidos por todos os livros de Harry Potter, mas o que aprendemos sobre Lílian, Petúnia e Severo quando examinamos suas histórias com essa linguagem em mente?


Asfódelo e Losna

Se suas primeiras palavras para Harry forem algo para se basear, a linguagem das flores sugere que Snape se arrepende profundamente da morte de Lílian Potter.

'O que eu obteria se adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna?' A resposta pode ser encontrada em Harry Potter e o Enigma do Príncipe quando o Professor Slughorn pede à turma que façam a Poção do Morto-Vivo. Interessantemente, isso é depois de Harry encontrar a cópia de Snape do Livro de Poções Avançadas e seguir suas instruções para preparar a poção perfeita.

Asfódelo é um tipo de lírio e significa 'lembrado além da tumba' ou 'meus arrependimentos te acompanham até o túmulo' enquanto a losna é comumente associada a arrependimento ou amargura.

Acônito Licoctono e Acônito Lapelo

Snape também pergunta a Harry qual a diferença entre acônito licoctono e acônito lapelo. Essa é, talvez, uma sentença mais mordaz, quando analisada a partir da linguagem das flores. Acônito licoctono é associado a "cavalheirismo" enquanto o lapelo pode significar "misantropia" ou desprezo pelos outros.

Aqui poderia significar que Snape está comparando as ações heróicas de Lílian Potter com a própria natureza autodestrutiva dele. Ou até, talvez, entre Harry, o Garoto que Sobreviveu e ele mesmo.


Lílian Potter *

Um lírio pode ser interpretado como "beleza, elegância, doçura". Esta flor impressionante é fácil de crescer, desde que plantada no lugar certo. Também, de acordo com manuais de jardinagem, fazem maravilhosos buquês.

* O nome original de Lílian é Lily, que, em inglês, significa lírio.

Observe o nome 'Severo', pode ser visto com significado de cortar, interromper - e isso é exatamente o que ele inadvertidamente faz com a relação de Lílian com sua irmã, Petúnia. Como duas crianças bruxas, Lílian e Severo tinham algo em comum que Petúnia jamais conseguiria entender. Combinado com a rejeição gentil de Alvo Dumbledore ao requerimento de Petúnia para estudar em Hogwarts, a amizade de Lílian com Severo preparou o terreno para a futura amargura sem fim da Sra. Dursley sobre Lílian e seu filho, Harry.

Petúnia Dursley

Suscetível a danos e crescendo melhor em um vaso ou cesta, a petúnia precisa de abrigo contra o vento e luz plena. É também uma flor que pode, na linguagem das flores, significar "ressentimento e raiva". Uma excelente descrição para uma mulher que nunca contou ao seu sobrinho como a mãe dele morreu, até estar em um momento de raiva: "ela acabou se explodindo..."

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry vê a memória de sua mãe. Ela escolhe uma flor e magicamente faz o botão abrir suas pétalas. Petúnia está ultrajada, mas cheia de inveja por dentro.

Severo aparece e diz para Lílian que ela é uma bruxa e Petúnia uma trouxa. É uma cena cheia de significado, ainda mais se considerar os abismos ocultos entre esses nomes e momentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário