Pages

As 7 mortes mais trágicas de Harry Potter

Nem só de coisas boas vive o fã de Harry Potter. Apesar dessa ser uma história de amor e amizade, há muitos momentos em que mal conseguimos ler um parágrafo completo diante das lágrimas de tristeza que escorrem por nosso rosto. J.K. Rowling não nos poupou do sofrimento: tirou, com muito pesar, a vida de alguns de nossos personagens favoritos. O Pottermore fez uma postagem relembrando 7 das mortes mais trágicas desse universo. Confira a nossa tradução a seguir.

_________________________________________________________________________


Harry Potter é uma história tão especial que seus personagens parecem reais para você, quase como se fossem seus próprios amigos.

São personagens com os quais você adoraria passar um tempo, seja nas páginas ou na tela: eles podem te intrigar, inspirar, irritar ou podem fazê-lo rir. Dessa maneira, não é nenhuma surpresa que, quando qualquer um desses personagens morra, o impacto seja profundo.

Supostamente, há sete estágios de tristeza. Contamos aqui de que maneira elas se relacionam com sete dos momentos mais devastadores nos livros e filmes de Harry Potter.

Alerta de Spoiler: não leia caso você não tenha terminado Relíquias da Morte.

Sirius Black - Incredulidade

A morte de Sirius pelas mãos de sua prima, Bellatrix, uma das Comensais da Morte, é tão inesperada que nem parece real. Em um momento ele está rindo dela e a desafiando a fazer melhor; no momento seguinte ele desaparece através do véu e é isso... ele se foi?

A incredulidade de Harry reflete a nossa. No filme A Ordem da Fênix, Harry tem seu grito silenciado e Lupin aparece para segurá-lo. É um momento que reflete perfeitamente nossos próprios sentimentos. Como isso pôde acontecer? O garoto já não havia passado por vários momentos traumatizantes? A conexão mais próxima com seus pais foi perdida para sempre e nós ficamos com o coração partido por ele.



Alvo Dumbledore - Negação

Talvez você tenha fechado o livro com raiva no momento em que Snape proferiu as palavras "Avada Kedavra!", ou pausado o filme para fazer um chá, porque não há maneira alguma de lidar com a morte de Dumbledore. Não pode ser real - como Harry diz na página seguinte: "...isso não poderia ter acontecido."

O terror toma conta do coração de Harry da mesma maneira que toma conta do seu. "Dumbledore não, por favor, Dumbledore não" você repete silenciosamente em sua cabeça. Por boa parte do próximo capítulo, nós nos agarramos à ideia de que ele não está morto. Mas a morte nos atinge e nós, junto com Harry, tentamos "absorver a enorme e incompreensível verdade: que Dumbledore jamais falaria com ele novamente e que não poderia mais ajudá-lo...".



Dobby - Súplica

Harry implora e suplica pela vida de Dobby enquanto o pequeno elfo doméstico morre em seus braços. "Harry...Potter..." diz ele gentilmente, pela última vez.

E uma vez que aqueles grandes olhos arregalados ficaram vazios, somos atingidos por uma passagem do livro: "...seus olhos eram apenas grandes globos vítreos salpicados com a luz das estrelas que eles já não podiam ver." É tão terrivelmente triste e "Aqui jaz Dobby, um Elfo Livre" são seis das palavras mais dolorosas que você irá ler na vida.



Fred Weasley - Culpa

Durante a Batalha de Hogwarts, é quase impossível para Harry encarar os corpos sem vida de seus amigos - Fred Weasley em particular. Ele fica eternamente atormentado com o pensamento de que, se ele tivesse se entregado a Voldemort, aquilo talvez pudesse ser evitado.

No aniversário da batalha, em 2015. J.K. Rowling disse em seu twitter que sentia muito pela morte de Fred e por toda a tristeza que ela trouxe. Mesmo agora, anos depois, é difícil traduzir sua morte em palavras. Sua vida excitante interrompida; a própria noção de como é a vida de Jorge sem Fred; o terrível efeito sobre seus pais e irmãos...

Fred morreu com o "riso ainda gravado em seu rosto"; nós mal conseguimos enxergar através de nossas lágrimas. No filme de Relíquias da Morte, Rony se desespera ao se dar conta da situação enquanto Molly acaricia-o, tentando amenizar sua dor. É devastador em todos os sentidos possíveis.



Remo Lupin - Raiva

Remo Lupin: carinhosamente lembrado como um homem amável com aparência ligeiramente desgastada que carregava uma maleta ultrapassada consigo e sofria uma transformação devastadora a cada mês. Ele teve uma vida muito difícil e quando finalmente havia encontrado amor e aceitação - e tornado-se pai - ele morreu.

É difícil não se enfurecer diante de algo tão trágico e fácil entender a reação de Harry: "...ele desejava não sentir... ele desejava poder rasgar seu coração, suas entranhas, tudo o que gritava dentro dele..."

Ninfadora Tonks - Depressão

Inteligente, engraçada e corajosa, Tonks é uma em um milhão não apenas devido aos seus poderes relativos à Metamorfomagia. Ela é leal, competente e luta pela pessoa com quem quer estar. É a força de seu amor por Remo que a leva até Hogwarts para a batalha final e, no fim das contas, para sua morte.

Todo o compromisso e a coragem foram perdidos e esse personagem que nós aprendemos a amar em apenas três livros, se vai repentinamente.

E seu filho, assim como Harry, ficou desamparado - sem ter a oportunidade de conhecer seus gentis e amáveis pais. Ficamos com a imagem de Tonks e Remo unidos pela morte, seus corpos estendidos próximos ao de Fred, "pálidos e imóveis, a fisionomia plácida, aparentemente dormindo sob a escuridão do teto encantado".

Severo Snape - Aceitação

No momento da terrível morte de Severo, nós ainda não o conhecíamos bem. Ele é para nós o assassino de Dumbledore e o homem que Harry odeia e que também odeia o garoto desde que esse pisara em Hogwarts.

Mas então Harry vai até a Penseira e descobre a verdade. É ao mesmo tempo chocante e devastador; tudo o que pensávamos saber, muda de uma hora para outra. Severo colocou-se em perigo constante pela mulher que sempre amou, Lílian Potter. Descobrir a verdade sobre Snape trouxe a aceitação dele como um homem leal, devoto e provavelmente um dos mais valentes que Harry Potter conhecera.


2 comentários: