Pages

Por trás das cenas: sala de Defesa Contra as Artes das Trevas

Uma sala que todo ano muda de professor. Já imaginou o trabalho que a equipe de design dos filmes teve para decorar a sala de Defesa Contra as Artes das Trevas? No livro Os Lugares Mágicos dos Filmes de Harry Potter você descobre todo o making of das cenas de Harry Potter, e para te dar um gostinho, o Pottermore trouxe um pequeno trecho sobre a sala de DCAT. Confira abaixo a nossa tradução.
_______________________________________________________


Para uma sala de aula cujos ocupantes mudaram com quase a mesma regularidade que um Bicho-papão muda de forma, uma decoração diferente era obrigatória.




As filmagens na sala de Defesa Contra as Artes das Trevas do Professor Quirinus Quirrel para Harry Potter e a Pedra Filosofal foram realizadas na Warming RoomNT, em Lacock Abbey, que era a única sala no edifício do século XIII em que as freiras podiam ter uma lareira. Entretanto, Stuart Craig explica, “é sempre mais fácil filmar em um estúdio do que levar todo o elenco e equipe de produção para uma locação, então, para Câmara Secreta, construímos a sala de Defesa Contra as Artes das Trevas.” Para isso, o designer de produção não recriou a Warming Room, mas criou um novo espaço, com dois conceitos em mente: a qualidade escultural e a familiaridade..


“Como a decoração muda com cada novo professor, é bom que tenhamos uma sala de aula familiar.”


Para Craig, o formato é o mais importante.




O design de Craig começou com uma folha branca de papel.


“Foi uma daquelas experiências na qual comecei a rabiscar, e me veio a ideia das armações, que funcionariam como suporte para grandes feixes de madeira que suportariam um telhado bastante íngreme. Ela tem um sótão, na altura do teto, e achei que seria um contraste muito bem vindo para toda a alvenaria que vemos em tantos outros interiores.”


Craig continuou desenvolvendo a sala com uma ideia principal em mente.


“Decidi que o set deveria ser curvo, de forma que você pudesse olhar para uma parede curva e visse as armações irradiando dela.”


Luz também era uma coisa importante a se considerar, então ele integrou a janela gigante em um dos lados. Então era preciso conectar a sala de aula ao escritório do professor. “Um sótão é, quase que por definição, triangular, e, nos dois lados inclinados do triângulo, os dois púlpitos Góticos no topo das escadas, formaram um bom destaque vertical." Isso combina perfeitamente com Gilderoy Lockhart, o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Câmara Secreta.


“Esse design criou uma espécie de palco que era ideal para Lockhart que, sempre atuando, podia fazer entradas e saídas dramáticas.




A partir da premissa de que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas muda todo ano, Craig e Stephenie McMillan tiveram a oportunidade de redecorar a sala de aula regularmente, para refletir a personalidade de cada professor.


“O Professor Lockhart era incrivelmente vaidoso,” explica McMillan, “então ele tinha várias fotos e pinturas de si próprio, e todos os livros que tinha escrito dispostos pela sala.” As fotografias mostravam Professor Lockhart em varias façanhas extremas ou esportivas,muitas das quais em transformaram em fotografias que se movimentavam. “Para o maior retrato, que tinha por volta de 3 metros por 1,5 metro,” McMillan continua, “tivemos a ideia de que ele estivesse pintando um auto-retrato. E esperávamos que, nos efeitos especiais, Lockhart caminhasse para fora do retrato pela sala.” No final, Lockhart apenas trocou uma pós casa de olhos com sua pintura.


McMillan achou o Professor Remo Lupin, em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, um pouco difícil de definir. Ela decidiu dar a ele o visual de um verdadeiro naturalista, “então pus^^emos várias coisas que ele poeria ter encontrado em viagens, icluíndo vário crânios em redomas de vidro.” McMillan também coisas específicas pedidas pelo roteiro, como uma vitrola, um sistema de projeção e o armário do Bicho-papão. “Procuramos por mobílias francesas, especificamente no estilo Art Nouveau. O guarda-roupa era uma junção das linhas curvas e fluídas da Art Nouveau, porém mais volumosas do que deveriam ser, para o guarda-roupa parecer mais ameaçador.” A decoração do set para o Professor Olho-Tonto Moody, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi muito mais fácil de fazer. “Por causa de seu olho de vidro, obviamente, nós nos atamos ao tema das lentes, então tudo em sua sala tinha essa pegada ótica, o que levamos ao extremo com enormes equipamentos suspensos.”




McMillan achou a Professora Dolores Umbridge, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, “um grande alívio. Na verdade, ela não dava aula alguma. Então nós fizemos a sala completamente vazia de qualquer suporte extra, exceto pelos livros que desciam magicamente até as mesas. Não há decoração nenhuma na sala. E, então, quando você subia as escadas e via seu escritório, era realmente chocante.”


Em adição as necessidades decorativas diferentes de cada professor, McMillan também adicionou itens básicos de uma sala de aula. Cada sala tinha um quadro negro, ao qual McMillan adicionou seu próprio toque de mágica: um par de botas que funcionavam como os “pés”. Dezoito mesas duplas em cada sala davam espaço suficiente na sala para abrigar trinta e seis alunos por aula. Conforme os atores cresciam, admite Stuart Craig, “tivemos que aumentar suas camas e pequenas mesas e cadeiras escolares. Eles literalmente ultrapassaram a mobília, e bem rápido.”


Texto original disponível em Os Lugares Mágicos dos Filmes de Harry Potter, de Jody Revenson


NT - Warming Room, em tradução livre, significa “Sala Aquecida”

Tradução: Henrique Scheffer
Post Author

Henrique Scheffer

Confuso sobre como escrever essa breve descrição de si mesmo, Henrique prova que realmente não é de humanas. Corvino desde que se entende como potterhead, estuda Engenharia Química e é apaixonado por livros, séries de super-heróis e cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário