Pages

Harry Potter, Dobby e outros personagens ganham uma nova cara


O artista Jim Kay foi convidado por J.K. Rowling para fazer as ilustrações da nova edição dos clássicos de Harry Potter. Criar toda uma identidade visual nova para livros que já são clássicos, como Harry Potter, não é brincadeira. Dar uma nova visão sem deixar de ser fiel aos livros deve ser o trabalho mais difícil para um artista depois do de Michelangelo (foi-lhe dado um teto de uma capela para que ele pintasse).

O artista conta em uma entrevista para o jornal britânico Daily Mail que, após ser convidado por J.K., ele entrou em pânico: "Eu tinha ataques de pânico todas as noites durante semanas". Ele também conta sua primeira reação ao saber do seu novo trabalho: "Por que eu faria isso? [...] eu adorava os filmes. Eles estavam tão bem feitos e, para mim, Daniel Radcliffe foi e é Harry Potter. "

Jim fala que sua inspiração principal para o 'novo' Harry Potter veio de um menino que se balançava nas barras de ferro do trem subterrâneo londrino. "Eu tinha duas estações para convencer a mãe dele que eu não era uma pessoa estranha.", conta kay sobre sua experiência de convencer a mãe do garoto a aceitar pedido. Ele contou para a mulher que estava fazendo um trabalho, mas não podia contar, pois era segredo. Durante anos Kay vai fotografar o menino para ver seu crescimento. "Ele parece ainda mais com Harry agora, para mim, do que quando eu o conheci. "



Jim Kay fez comentários sobre suas criações, confira:
"Dobby, o elfo domestico foi uma tarefa difícil, porque ele é muito popular. Ele é mais descrito nos livros que a maioria. Seus olhos devem ser do tamanho de bolas de tênis, mas no momento que você fizer isto ele ficara muito Disneyesque. Fiz um modelo de plasticina e o posicionei. Esta imagem foi a minha quarta tentativa."

"Eu estava olhando para olhos de alcoólatras. Estes pertencem a Winston Churchill, que tinha olhos maravilhosos: ligeiramente amarelados. Ele tem o nariz de um cara que vi em Kettering e a boca de outra pessoa. Originalmente ele parecia muito com o comediante Mel Smith. Suas roupas são inspiradas num velho que eu vi vestindo uma camisa de rock pesado."

"Isso é um desenho da minha sobrinha Milly, que é absurdamente perfeita para Hermione, por causa de sua personalidade. Ela é muito brilhante. Ela ocasionalmente perde a paciência comigo. Então ela é Hermione. Eu escolhi retratar os personagens com semi-realismo, que é realmente difícil."


"Fui imediatamente lembrando de Laracna, a aranha em O Senhor dos Anéis. A descrição de Aragog soa muito com ela. Eu amo aranhas. Elas são lindas. Temos uma incrível variedade de aranhas na nossa casa. Elas só vivem lá, mas eu ocasionalmente alimento-as. Você deve receber as aranhas em sua casa."


Kay confessa que nas primeiras seis semanas, tudo que ele desenhou era um lixo, pois ainda estava com a ansiedade frenética do maior trabalho que já recebera. "Eu pensei que o primeiro livro que eu fiz foi um desastre. Antes de ser publicado eu disse isso para o meu o agente”. Longe de ser um desastre, a Pedra Filosofal foi um enorme sucesso - vendendo mais de um milhão de cópias - e Kay recebeu o melhor elogio de todos os possíveis, uma carta de J.K. Rowling dizendo que ela estava lendo o livro para seu filho mais novo, Mackenzie Murray, como uma introdução ao mundo mágico.

A edição ilustrada de Harry Potter e a Câmara Secreta, em capa dura, estará disponível em todo o mundo no dia 04 de Outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário