Pages

No Caldeirão da Nikki: aprenda a fazer as Chipolatas para o Natal!
















É Natal! E para vivermos um feriado digno de bruxos, nossa colunista Nikki Weasley trouxe uma típica receita natalina, que agrada o mundo mágico e trouxa. Confiras as deliciosas "Chipolatas com batatas ao forno"! Dá tempo de preparar para a ceia, hein!

A equipe d'O Profeta já deseja a todos os Potterheads um Natal incrível!

__________________________________________________________________

Harry had never in all his life had such a Christmas dinner. A hundred fat, roast turkeys; mountains of roast and boiled potatoes; platters of chipolatas; tureens of buttered peas, silver boats of thick, rich gravy and cranberry sauce -- and stacks of wizard crackers every few feet along the table.

Harry nunca tivera em toda a vida um almoço de Natal igual àquele. Cem perus gordos assados, montanhas de batatas assadas e cozidas, travessas de salsichas, terrinas de ervilhas passadas na manteiga, molheiras com uva-do-monte em molho espesso e bem temperado – e, a pequenos intervalos sobre a mesa, pilhas de bombinhas de bruxo.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Oi, gente!!!

Quem não segue O Profeta Diário nas redes sociais não deve estar entendendo porque estou aqui hoje, né? Eu sei que o dia da minha nova receita é só 6ª que vem, mas como esse fim de semana é Natal eu vim aqui trazer uma RECEITA EXTRA ESPECIAL!

Agora, quem não perde um tweet dessa equipe linda nem um post no Face e no Insta deles, já me viu ontem preparando a receita e tá morrendo de curiosidade pra saber os detalhes, né?

Antes de começarmos: eu sei que essa receita não é de comida tipicamente bruxa. Mas nem tudo que nós comemos é exclusivamente nosso. Até porque, como antigamente muitos bruxos escondiam sua magia para viver entre os trouxas, nós não sabemos quem foi o inventor original de certas receitas. Além disso, eu sei que no Brasil vocês não têm o costume de comer essas coisas no Natal, então não deixa de ser uma novidade para muitos de vocês. ;)

Mas então vamos lá!

A receita de hoje é Chipolatas com Batatas ao forno. “Quê, Nikki??” – Vou explicar: Aqui no Reino Unido faz muito, mas muito frio nessa época do ano. Então a gente tem o costume de comer umas comidinhas mais pesadas pra ter energia pra se esquentar. Daí que, entre outras coisas, linguiças são super comuns aqui e, inclusive, temos tipos que não são encontrados em qualquer país. A Chipolata é um tipo de linguiça de porco muito temperada e bem fininha que a gente sempre come no Natal (mas não só).

Se você mora em alguns outros países da Europa ou até nos Estados Unidos, você com certeza conhece essa delícia. Como eu sei que a maioria dos seguidores do OPD mora no Brasil, eu mantive o nome da receita, mas vou ser mais genérica na lista de ingredientes, porque o importante é comer essa delícia.

Agora vamos ao que interessa?

Do que precisa:
- 3 batatas médias
- sal grosso
- azeite
- alecrim (pode ser desidratado ou fresco)
- duas linguiças de porco finas (se você tem Chipolatas onde você mora, perfeito! Se não, existem várias outras opções. Escolha a sua preferida!)
- pimenta do reino preta (caso vocês estejam usando uma linguiça diferente da Chipolata, que já é bem temperadinha)
- bacon em tiras (pra quem mora fora do Brasil, é o bacon americano ou o “streaky”, como nós chamamos aqui no Reino Unido)

Uma pequena observação: quem acompanhou o preparo dessa delícia ontem, certamente está estranhando as quantidades. Eu usei só duas batatas porque uma tinha o dobro do tamanho da outra, então a maior eu contei como duas. Já as linguiças, ontem eu usei quatro e não duas porque o Tio Rony ia passar por aqui e vocês sabem como ele é, né? Hahaha

Como faz:
Comecem pelas batatas porque são um pouco mais demoradas. O primeiro passo é colocar água pra ferver e, enquanto isso, lavar e descascar as batatas. Depois disso, eu já corto cada uma em quatro. O motivo? Inteiras demoram mais para cozinhar e menores que isso correm o risco de passar do ponto, porque sou meio distraída.

Com a água fervendo, coloquem as batatas, com cuidado para não se queimarem, e ponham o forno pra pré-aquecer em temperatura média pra baixa. Eu deixei uns 10 minutinhos, mas o tempo varia de acordo com o tamanho dos pedaços, da panela, etc. O importante é vocês conseguirem espetar o garfo com facilidade, mas sem elas estarem muito moles.

Batatinhas já cozidas é hora de colocá-las no forno. Se vocês fizeram que nem eu e antes de cozinhar cortaram em 4, hora de cortar cada um desses pedaços ao meio. Coloquem azeite em uma assadeira, cobrindo o fundo, espalhem as batatas e coloquem mais um pouquinho de azeite em cima. Temperem com sal grosso e alecrim a gosto. E coloquei umas duas colheres de chá de sal e umas 4 de alecrim, mas vai de cada um.

Com elas no forno com fogo baixo, preparem as linguiças. Basta cortar ao meio, temperar com  pimenta a gosto (se não estiverem usando as temperadas) e enrolar uma fatia de bacon em cada metade. Lembrem-se de que linguiça e bacon não precisam de azeite, nem manteiga, nem óleo, nem nada. Basta colocar os rolinhos em uma travessa e pronto.


Ontem eu me distraí e demorei pra colocar os rolinhos, mas o ideal é deixar as batatas em torno de 50 minutos, daí é só fazer assim: coloquem as batatas; contem 25 minutos; virem as batatas e coloquem a assadeira das linguiças no forno também (eu usei uma maior que a das batatas e aí deu pra colocar por cima).

Depois de mais uns 15 minutos, virem as linguiças. Mais 10 minutinhos e já deve estar tudo pronto. Como ter certeza? As batatas e o bacon ficam dourados quando prontos. Se algum dos dois não estiver, deixem mais uns 5 minutos, mas fiquem de olho!

Pronto! Agora vocês já têm um prato típico natalino do Reino Unido: Chipolatas com Batatas ao forno! Feliz Natal!!


Um comentário:

  1. MAravilhosa receita! Vou testar assim que possível! Obrigado por nos trazer, Nikki!

    ResponderExcluir