Pages

Os valores que aprendemos com os familiares da saga Harry Potter




Harry Potter é uma história fascinante em diversos aspectos. Além da magia do enredo, são mágicas também as lições que aprendemos com a saga. Muitas dessas lições se devem aos familiares dos principais personagens e o Pottermore reuniu algumas delas que merecem ser relembradas. Confira a nossa tradução a seguir.

_______________________________________________________________________________________________________




Dumbledore não é o único dotado de sabedoria para compartilhar. Os familiares da saga também tem seus méritos...




Como de costume, esteja ciente: haverá spoilers.




As pessoas podem mudar



Todos nós temos um passado e fizemos coisas das quais não nos orgulhamos, mas felizmente nunca é tarde para mudar. Nem sempre Tiago Potter foi o bruxo nobre e bondoso que Harry ouvira falar. Lembre-se, durante o período escolar ele era um valentão com hábitos dignos de Gilderoy Lockhart.



Tiago certamente aprendeu algumas lições durante seus últimos anos em Hogwarts; a importância da amizade e como você precisa adquirir respeito e amor, para citar algumas. Talvez Harry tenha ficado chocado com a versão mais jovem de seu pai, mas na verdade isso só mostra o quanto Tiago cresceu para tornar-se a pessoa que ele era quando morreu.



Às vezes você tem que fazer sacrifícios 

Não seria maravilhoso se a vida fosse fácil e sempre caminhasse em linha reta? Infelizmente, como vemos com frequência em Harry Potter, as coisas nem sempre funcionam dessa maneira. Haverá situações nas quais você será obrigado a tomar uma árdua decisão - fazer o que é certo ou fazer o que é fácil.



Frank e Alice Longbottom, Tonks e Lupin, e Lílian e Tiago optaram por fazer o que acreditaram ser o certo, embora soubessem que essa decisão poderia levá-los à morte. Eles o fizeram, no entanto, porque queriam um futuro melhor para seus filhos, amigos e familiares, mesmo que não estivessem por perto para acompanhá-los. Inspire-se com esses personagens notáveis - aquilo que você quer de verdade na vida não será alcançado com facilidade e haverá sacrifícios no caminho para tal, mas valerá a pena a longo prazo.




O amor verdadeiro nem sempre é imediato

Lílian e Tiago Potter são um ótimo exemplo disso. Harry tinha uma visão romantizada de seus pais e sua história de amor até fazer uma viagem através das memórias de Snape. Ver como sua mãe não se apaixonou instantaneamente por seu pai, um jovem arrogante e exibido, fez Harry se perguntar como os dois acabaram juntos.



Lílian pode não ter percebido isso a princípio, mas na medida em que Tiago crescia, ela gostava cada vez mais do seu jeito de ser. Muitas das melhores e mais duradouras histórias de amor começam com duas pessoas que não se dão muito bem. Afinal, é como dizem - o amor funciona de maneira misteriosa.







A família é a coisa mais importante

É fácil ficar preso na vida a ponto de esquecer os pilares da família e dos amigos - as pessoas que você mais ama e que estarão sempre ao seu lado para o que der e vier. Vê-los todos os dias pode fazer com que você acabe não dando a eles o merecido valor, mas tiremos a família Weasley como exemplo. Talvez eles não tenham muitos galeões para ostentar, mas uma vez que estão juntos e com segurança, escondidos no caos aconchegante da Toca, eles estão felizes.



Embora Harry tivesse uma montanha de dinheiro escondido em seu cofre, ele daria tudo sem pensar duas vezes para ter sua família de volta - algo que o Sr. e a Sra. Weasley perceberam pouco depois de conhecê-lo, tratando-o como um de seus filhos.



O amor é expresso de maneiras distintas

Na vida real, o amor não se baseia em elogios, discursos sinceros e apelidos carinhosos. Para Lupin e Tonks, a escolha de lutar foi feita em nome do amor. A Sra. Weasley parecia passar cada segundo de sua vida censurando Fred e Jorge, mas ela só o fazia porque se importava com os garotos e queria que eles atingissem todo o seu potencial.



A avó de Neville era tão dura com ele que o garoto temia que ela descobrisse quando ele não atingia certas notas - mas essa era a maneira com a qual ela demonstrava que se importava e queria que ele se desse bem na vida. Vale lembrar que as vezes quando nossos pais parecem estar sendo duros demais conosco, eles o estão fazendo para o nosso próprio bem.



Algumas lições não podem ser ensinadas

Embora nós talvez não gostemos ou mesmo percebamos isso em primeira mão, são nossos pais que nos ensinam muitas das mais importante lições de vida. Boas maneiras, etiqueta, o alfabeto: esses são conhecimentos passíveis de serem ensinados para nós. Mas há coisas pelas quais nós temos que lutar sozinhos, como os Weasleys bem sabem.



Pobre Molly, se sentiu devastada quando Voldemort retornou e Percy se recusou a acreditar, aliando-se fielmente ao Ministro. Não importava o quanto eles implorassem ou tentassem fazê-lo compreender a situação - Percy estava convicto de sua posição. Enquanto pais, eles sabiam que a única coisa a fazer era deixá-lo ir, na esperança de que em algum momento ele tomasse consciência e voltasse para a família. Percy finalmente viu a luz, é claro, mas essa foi uma difícil lição a qual ele não esquecera rapidamente.



O amor pode forçá-lo a tomar decisões difíceis

Xenofílio Lovegood, sempre peculiar e ligeiramente imprevisível, poderia ser enobrecido por uma coisa durante o segundo reinado de horror de Voldemort - ele sempre esteve do lado de Harry. Tanto que dedicou muitas das edições de sua revista, O Pasquim, para tratar do assunto e não ficara exatamente calado em seu apoio.



Infelizmente, isso acabou fazendo dele um dos principais alvos dos comensais da morte, que tiraram o que mais importava em sua vida - Luna. Xenofílio estava pronto para entregar Harry, Hermione e Rony a Voldemort se isso significasse ter sua filha de volta - mesmo que essa atitude não condissesse com tudo em que ele acreditava. Isso mostra, portanto, que mesmo o mais forte entre nós pode fazer uma escolha errada se isso significar proteger aquele que ama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário