Pages

Quais os lugares que realmente inspiraram Harry Potter? J.K. nos respondeu!


Na última semana, J.K. Rowling confirmou e esclareceu algumas alegações a respeito de possíveis inspirações para Harry Potter.

Em seu twitter, a autora foi questionada por um fã se a “The Elephant House”, famoso café de Edimburgo, na Escócia, é mesmo o local de nascimento da saga Harry Potter.

“Estou pensando em colocar uma sessão em meu site para falar sobre todas as supostas inspirações e lugares de nascimento de Harry Potter. Eu já havia escrito vários capítulos da série anos antes de sequer colocar o pé neste café, então ele não é seu lugar de nascença, mas sim, eu cheguei a escrever por lá, então vamos deixa-los sair com essa”, a autora respondeu no tweet disponível a seguir. 

A partir daí, J.K. acabou citando outros lugares que são julgados por terem inspirado a escrita de Harry Potter de alguma forma, mas, na verdade, não passam de boatos.

Um exemplo é a Livraria Lello, na cidade do Porto, em Portugal, que é conhecida por inspirar as escadarias de Hogwarts. Antes de publicar Harry Potter, J.K. morou por alguns anos na cidade portuguesa, mas, como a autora explicou no tweet abaixo, nunca chegou a visitar a Livraria.

“Inclusive, eu nunca visitei essa livraria no Porto. Nem mesmo sabia da sua existência! Ela é linda, e eu gostaria de tê-la visitado, mas ela não tem nada a ver com Hogwarts”
Um dia triste para nossos amigos portugueses, eu diria. Entretanto, é bom lembrar que Portugal carrega outras inspirações para a série. É o caso do nome de Salazar Sonserina, inspirado no ditador português António Salazar, como foi também confirmado pela autora por meio do twitter, alguns anos atrás.

Quanto ao verdadeiro lugar de nascença de Harry Potter, J.K. disse que foi durante uma viagem de trem de Manchester para Londres. E que o local em que ela escreveu, de fato, as primeiras linhas do livro, foi em seu quarto alugado em Clapham Junction, em Londres.

“Este é o verdadeiro local de nascença de Harry Potter, se você definir ‘local de nascença’ como o lugar em que eu coloquei a caneta no papel pela primeira vez.* Eu estava alugando  um quarto em um apartamento em cima do que hoje é essa loja de artigos esportivos. Os primeiros tijolos de Hogwarts foram construídos em um apartamento em Clapham Junction.”


 E este é (talvez, rs) o prédio em que o quadribol foi inventado!

“Este prédio está em Manchester e costumava ser o Hotel Bourneville (tenho quase certeza de que é esse o prédio. Pode ser que seja o prédio ao lado). De qualquer modo, eu passei uma única noite ali em 1991, e na manhã seguinte, havia inventado o quadribol”. 


Outro boato desmentido pela autora foi de que Hogwarts foi baseado em algumas escolas de Edimburgo, o que, segundo J.K., não é verdade.

“Às vezes eu escuto que Hogwarts foi inspirada em uma ou outra escola de Edimburgo, mas isso é 100% falso também. Hogwarts foi criada muito antes de que sequer olhar para qualquer uma delas."
E como toda boa escritora, J.K. confessa ter escrito parte de Pedra Filosofal debaixo de uma árvore!

“Eu escrevi a parte em que Harry compra sua varinha sentada debaixo de uma árvore, do jeito que é apropriado. (Eu não posso garantir que eles não cortaram a árvore antiga e plantaram uma nova no mesmo lugar. Eu não voltei ali nos últimos 30 anos. Mas acho que é essa mesma”.


Curiosamente, o Beco Diagonal parece ser o maior foco dos “boatos inpiracionais”. J.K. explicou que nem a rua Shambles, em Yorkshire; ou a rua Gandy, em Exeter; e nem mesmo a Cecil Court, em Londres foram inspiração para o Beco Diagonal, como é dito por diversos guias turísticos dessas mesmas cidades.

E para os fãs portugueses que podem ter se chateado com a revelação de que a autora não conhecia a livraria Lello, J.K. admitiu ter escrito alguns capítulos de Pedra Filosofal no Café Majestic, localizado no centro turístico da cidade do Porto.

“E se serve para alegrar quem ficou decepcionado sobre a livraria no Porto, eu escrevi aqui algumas vezes. Esse foi provavelmente o café mais bonito em que já escrevi, na verdade. O Café Majestic, na Rua Santa Catarina.”
Para finalizar, J.K. trouxe uma inspiração real da série: o nome de Severus Snape foi retirado desta placa:

“Alerta real para inspiração de Harry Potter: Eu passei por esta placa todos os dias no caminho até meu trabalho, enquanto vivia em Clapham. Muito tempo depois – após ter publicado – eu revisitei a área e de repente me dei conta de que foi por isso que o nome ‘Severus’ apenas surgiu na minha cabeça enquanto pensava em um primeiro nome para Snape.” 

Depois de tantos rumores esclarecidos, J.K. disse ainda na mesma thread:

“Um guia turístico justo das inspirações de Harry Potter envolveria um guia apontando uma varinha para uma imagem em minha cabeça, o que seria zero engraçado e ninguém iria comprar ingressos para isso. Se eu realmente fui inspirada por qualquer prédio antigo, beco assustador, bar, cemitério e túneis que dizem por aí, eu precisaria ter gastado todos os meus 20 anos em uma road-trip sem fim entre todas essas locações, e prometo pra vocês, eu não fiz isso. Geralmente eu apenas me sentava em lugares onde podia comprar um café barato ou podia pagar o aluguel e inventava tudo.”

Bom, inspiração ou não, todos os lugares citados aqui são realmente bonitos e trazem semelhanças com diversos cenários da série. Você já chegou a visitar algum? Conta pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário