Pages

Ordem da Fênix será a última ilustrada por Jim Kay; ilustrador se afastará do projeto

Jim Kay/ Imagem: Reprodução
O ilustrador Jim Kay, responsável pelas magníficas edições ilustradas dos livros de Harry Potter, anunciou que estará se afastando das ilustrações da série para cuidar de sua saúde mental. O último trabalho de Jim no projeto, Harry Potter e a Ordem da Fênix, será publicado mundialmente na próxima terça feira, 11 de outubro. Os dois últimos volumes da série, Enigma do Príncipe e Relíquias da Morte, terá outro ilustrador. Ao The Bookseller, Jim afirmou a importância que a série tem pra ele e que é uma tristeza ter que se afastar:

"Quando recebi um telefonema em 2013 com a oferta de um trabalho de ilustração, nunca poderia ter previsto o impacto que isso teria na minha vida. Tenho muita sorte de estar envolvido em uma franquia que significou tanto para tantas pessoas em todo o mundo. Após 10 anos trabalhando com a Bloomsbury, é com grande tristeza que tenho que deixar de ilustrar Harry Potter. Estou lutando contra um transtorno mental há algum tempo, e seria errado tentar continuar quando não posso mais dar aos fãs e à série todo o compromisso e a energia que merecem."
Kay ainda agradece toda a paciência e apoio de J.K. Rowling, Bloomsbury e do fãs, e declara que sentirá falta de ler os livros e criar as imagens:
"O que me conforta é saber que Bloomsbury continuará trabalhando e apoiando outros artistas para tornar os livros restantes bonitos e inspiradores para uma nova geração de jovens leitores. Eu nunca teria viajado tão longe na jornada de Harry sem o constante apoio e paciência de Bloomsbury e JK Rowling. Devo agradecer a ambos por me darem 10 anos de rabiscos felizes e pela oportunidade de conhecer tantos fãs de Potter de todas as esferas da vida. Todos nós encontramos inspiração entre as páginas dos livros de Jo; para mim, é aquele momento intangível entre ler palavras e criar imagens que eu gostei e sentirei muita falta.”
Já um porta-voz da Bloomsbury Children's Book disse: 

“Trabalhar com Jim nesses livros maravilhosos foi uma experiência mágica. Os leitores sentem uma conexão profunda e emocional com seu trabalho, apreciando as histórias de novas maneiras enquanto se maravilham com a riqueza e a arte de cada peça."

"Nós nos sentimos muito gratos e privilegiados por ter desfrutado da visão de Jim do mundo mágico e por reconhecer a quantidade impressionante de dedicação e trabalho que ela representa. Sentiremos uma enorme falta de colaborar com Jim, mas ele sempre terá um lugar muito especial em nossa família Harry Potter de talento em ilustradores incomparável.”
Ordem da Fênix ilustrado por Jim Kay em pré-venda/ Imagem: Editora Rocco

Harry Potter e a Ordem da Fênix, último trabalhado de Jim, está em pré-venda pela Rocco no Brasil, e contou com uma participação até então inédita de outro ilustrador o ajudando, Neil Packer. Ainda não se sabe quem irá seguir a frente do projeto.
Post Author

Willian Pereira

Carioca da gema de 22 anos, atualmente estou no final da graduação em Administração. Sou um entusiasta da tecnologia e do cinema e sempre busco estar atualizado em tudo que está acontecendo. Sou Sonserino confirmado pelo finado Pottermore e acompanho o Mundo Mágico desde meus 15 anos

Um comentário:

  1. Tomara que não seja ninguém envolvido na versão ilustrada de Animais fantásticos, aquilo é lixo em forma de livro, destoa completamente da coleção, não tem como apreciar; é feio de capa a capa. Como fará falta mestre Jim kay.

    ResponderExcluir