Pages

Por trás das câmeras: a produção da acromântula










Para os amantes de criaturas exóticas, assim como Hagrid, o Pottermore publicou um texto sobre as aranhas que deixaram os cabelos de Rony em pé. Confira a nossa tradução, mesmo que prefira borboletas.

__________________________________________________________________________________________________________


Por trás das cenas: Acromântula


A série não deixa de ter momentos aterrorizantes, incluindo uma serpente gigante assassina. Mas o que é mais aterrorizante que uma serpente gigante assassina? Se você for Rony Weasley, com certeza uma aranha gigante assassina...

Acromântula é uma espécie de aranha encontrada no universo de Harry Potter que pode chegar a ter o tamanho de um elefante. Uma de suas características ímpares é a habilidade de conversar com humanos.

ARAGOGUE


Aragogue, líder de uma colônia de Acromântulas, foi levado a Hogwarts por Rúbeo Hagrid quando ele era aluno, cinquenta anos antes dos eventos de Harry Potter e a Câmara Secreta. Harry e Rony encontram esse animal de estimação que Hagrid amava durante seu segundo ano em Hogwarts, enquanto tentavam descobrir a verdadeira identidade do herdeiro de Sonserina. Infelizmente, Aragogue morre de velhice em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Quando os designers leram o roteiro de Harry Potter e a Câmara Secreta e descobriram que uma aranha com mais de cinco metros de perna seria necessária, seu pensamento inicial óbvio foi que a criatura seria feita por computador. Depois de pensar melhor, entretanto, foi decidido que sua numerosa prole seria digital, mas não Aragogue. A fábrica de criaturas percebeu que construir a acromântula seria mais econômico que usar CGI, além de também permitir que fizessem ele falar e andar em uma escala real.

Aragogue foi feito usando um sistema Aquatrônico, que utiliza cabos bombeados com água em vez do sistema a base de óleo usando em hidráulica. Aquatrônicos criam movimentos mais suaves e graciosos. Por ser do tamanho de um elefante, Aragogue precisava se mover com a mesma elegância e sem pressa. Os movimentos lentos também imitam o jeito silencioso e ameaçador com que aranhas rastejam. As pernas traseiras da aranha eram manipuladas por tiriteiro¹, enquanto as dianteiras eram mecânicas. Essas pernas mecânicas eram operadas por um aparelho de controle de movimento chamado waldo, que reproduz os movimentos feitos pelo controlador. Depois disso, Aragogue era colocado em um sistema que lembra uma gangorra, com um contrapeso em uma das pontas. Colocado em uma depressão do “palco sonoro”², quando Aragogue era levantado ele literalmente andava para frente.

Um sistema ativado por voz foi instalado na cabeça de Aragogue para que sua boca se movesse em sincronia com a gravação da voz do ator Julian Gloyer. Isso permitiu que Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Rupert Grint (Rony Weasley) atuassem em tempo real com a criatura.

Aragogue foi completamente redesenhado para Harry Potter e o Enigma do Príncipe para mostrar sua idade. A criatura foi colocada em um uretano³ que permitia a passagem de luz para conseguir o brilho translúcido de uma aranha morta de verdade. Os mesmos tipos de “pêlo” foram usados em ambas as versões de Aragogue, em Câmara Secreta e Enigma do Príncipe, inclusive pêlo de vassoura para os mais finos e penas com uma camada de penugem e Lurex4 para os maiores. Os pêlos foram inseridos um a um.

O roteiro de Enigma do Príncipe pedia que Aragogue fosse escorregado para dentro de uma cova em uma montanha, então os designers sabiam que a acromântula precisava ser muito mais pesada que a original para dar o peso correto de uma enorme aranha morta e de cabeça para baixo. A criatura era um personagem tão amado que a equipe de design usou braçadeiras pretas durante a filmagem da cena final da aranha.

¹ NT: Tiriteiro é o profissional que manipula marionetes e fantoches, também chamados de títeres.

² NT: Tradução livre – “palco sonoro” (soundstage em inglês) é uma estrutura, prédio ou sala à prova de som usada em filmagens do cinema e da televisão

³ NT: Uretano, também chamado de poliuretano é um material muito utilizado, entre outras coisas, para fazer espuma de colchão, estofamentos de móveis e para dar forma a diversas criaturas do cinema

4 NT: Lurex é uma grande marca de um tipo de linha de aparência metálica, o que acabou fazendo com que as pessoas chamassem esse tipo de linha pelo nome da marca. È um material muito usado para confeccionar figurinos de filmes.

__________________________________________________________________________________________________________



Tradução: Isabel Dain

Nenhum comentário:

Postar um comentário