Pages

As lições que Harry Potter nos ensinou



Quando um livro da série é lido, independentemente se por uma criança, adolescente ou adulto, nasce mais uma pessoa “tocada pela mágica”. Pode soar tolo ou irreal, mas é a verdade, pois Harry Potter tem muito o que ensinar ao mundo.

Durante toda a trama, há o conflito entre o bem e o mal. J.K. Rowling deixa claro quais são as consequências, assim como a dificuldade de escolher em qual lado estar. O Papa João Paulo ll declarou seu apoio a leitura da série justamente por esses motivos, negando que a história contém apologia à magia negra.
            
A amizade e, como consequência, a confiança também são temas muito abordados em Harry Potter. Como por exemplo em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando Ron não acredita em Harry, que diz não ter colocado seu nome no cálice, porém Weasley volta a confiar em seu amigo e decide apoiá-lo, mostrando a força da amizade e da confiança entre os dois.
            
Ainda tratando-se do mesmo tema, vale lembrar que na história não há apenas o exemplo da amizade de Ron, Hermione e Harry, mas também de Luna, Neville, Hagrid e muitos outros, que apesar de não estarem sempre presentes na trama, mostraram sua lealdade, assim como na vida real, na qual nem sempre notamos o quão amigas algumas pessoas são.
            
O respeito entre professores e alunos (exceto no caso da Umbridge, é claro) dá uma grande lição de como a sociedade atual deveria comportar-se, considerando que os valores de hoje em dia são questionáveis e que os professores, responsáveis pela base do conhecimento de todos, não recebem o merecido respeito.
            
Em todos os livros há o preconceito, por parte dos “Sangue-Puro”, com os “Sangue-Ruim”, que pode ser comparado com a descriminação que algumas etnias sofrem desde a antiguidade. Esse cenário de desrespeito, que é muito comum nos dias de hoje, é tratado de maneira muito perspicaz pela J.K.

            
Outros exemplos das lições ensinadas por Harry Potter poderiam ser mencionados, porém a lição será sempre a mesma (se Dumbledore me permitir parafrasear): sempre haverá justiça para aqueles que merecem.

------------------------------------
As opiniões expressas nesse texto são de Flavia Kurotori

2 comentários: