Pages

Pottermore: O selo do MACUSA e outros emblemas do mundo mágico


O Pottermore liberou um novo texto bem interessante analisando escudos e brasões de Harry Potter e o do MACUSA, de Animais Fantásticos e Onde Habitam. O texto conta detalhes sobre seus significados e outras curiosidades. Leia-o traduzido abaixo!

O selo da MACUSA e outros emblemas do mundo mágico 


Escudos, bandeiras e brasões possuem um tipo de poder. O banner certo pode unir diversos fãs do mesmo time de Quadribol. O brasão de uma escola pode encorajar alunos briguentos a se entender por um objetivo comum.

Existe, porém, um lado mais obscuro. Alguns podem ser planejados para assustar inimigos - pense no brasão da família Black, adornado com caveiras e a frase "Tojours Pur" (sempre puro).


Historicamente estandartes foram usados para ajudar a identificar combatentes no campo de batalha. O ato de substituir ou profanar um estandarte rival era visto como um potente ato de agressão. Pense no momento em Relíquias da Morte em que Voldemort ameaçou "Não haverá mais casas. O emblema, o escudo e as cores do meu nobre ancestral, Salazar Sonserina, serão suficientes para todo mundo..."

Alguns são de interpretação direta e objetiva: o emblema do Hospital Sr. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos, por exemplo, é descrito em Ordem da Fênix como um osso e uma varinha cruzados, o que sugere cura por encantamentos. A proeminente caveira da Marca Negra é inflexível e ameaçadora. O símbolo das Relíquias da Morte é simples o bastante para ser decifrado, uma vez que se saiba como. 

Vamos dar uma olhada em alguns dos símbolos mais elaborados, desenhados por MinaLima - os artistas gráficos dos filmes de Harry Potter - explicar seu significado e ressaltar alguns paralelos com símbolos do mundo real.

O selo do MACUSA


Esse selo circular guarda uma semelhança com o selo trouxa do presidente dos Estados Unidos da América, com algumas diferenças cruciais. O pássaro central é uma fênix, que tipicamente representa ressurreição e imortalidade, em oposição à águia, que no Selo Presidencial sugere autoridade e poder judicial. 

O design do MACUSA possui uma confiança e uma grandeza que refletem o mundo mágico  norte-americano. 

Animais Fantásticos e Onde Habitam se passa em 1926 e especialistas em história que tenham olho de águia talvez notem que há 48 estrelas no selo. Alasca e Havaí ainda viriam a se tornar parte dos Estados Unidos nesse ponto da história.

Hogwarts



Baseado no brasão que está descrito nos livros de Harry Potter, o escudo central ( ou "escutcheon" se você quer um termo chique) do brasão de Hogwarts é dividido em quatro, com cada quarto representando um dos quatro fundadores: Godrico Grifinória, Helga Lufalufa, Rowena Corvinal e Salazar Sonserina.

Por pontos extras, um elemento como o "H" sozinho no meio é conhecido na heráldica (estudo de brasões/escudos) como um "escutcheon of pretence" (algo como "escudo/brasão falso")


Imagine que isso fosse um escudo de verdade. Para a pessoa o segurando, o lado esquerdo (conhecido em Latin como 'sinister') tem a Sonserina. O lado direito ('dexter') é convencionalmente visto pela heráldica como sendo o mais nobre, e é interessando notar que a Grifinória está desse lado.

Durmstrang


O brasão da Durmstrang é cheio de significados simbólicos. Uma águia de duas cabeças tradicionalmente simboliza a supremacia de uma facção dominante sobre ambos o Estado e a Igreja.

Acredita-se que a Durmstrang se localiza no extremo norte da Europa, então não é surpresa que muitas influências norte-europeias foram usadas no design do brasão. Por exemplo, o nome da escola está estampado em relevo tanto em escrita latina quanto em cirílica, uma prática comum naquela região. Similarmente, a cúpula em formato de cebola (onion dome) no fundo é uma característica proeminente na arquitetura dos trouxas russos - lembre do Kremlin.

Por fim a cabeça de veado é tradicionalmente associada à paz e harmonia, apesar de nesse caso deve ter mais a ver com a proeza na caça de cervos. 

Beauxbatons


A tradução do nome "belos bastões", e o brasão da escola é tão elegante quanto - duas varinhas cruzadas podem ser vistas no topo do design. Essas varinhas cruzadas foram vistas por Harry na porta da carruagem da Beauxbatons em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Na heráldica, espadas de cruzando apontando para cima indicam preparação para a batalha, enquanto apontando para baixo significam que uma grande batalha foi vencida. Em essência: não brinque com a gente. O significado de ambas varinhas apontadas para cima parece bem claro.

O design também tem uma borda singular, assimétrica e cativante chamada de 'rococo': uma forma popular de arte decorativa francesa.

Ministério da Magia


Uma simples, alguns diriam primorosa, letra 'M'. Note as 'serifas'; projeções que se estendem das bordas da letra e sutilmente impõe poder e importância. Uma varinha está colocada bem no meio, deixando claro que magia é o negócio deles.


Quando integrado ao símbolo da Suprema Corte dos Bruxos, uma balança (símbolo quase universal para justiça), e um lema em Latin - ignorantia juris neminem excusat ('O desconhecimento das leis não é desculpa a ninguém') são incorporados.

Assim como com a serifa, o Latim adiciona um pouco mais de seriedade e significado.

Gemialidades Weasley


Uma adorável imagem espelhada para o negócio dos gêmeos Weasley. É simples mas com um toque explosivo no meio - a especialidade deles, é claro. 

Tradução: Isabel Dain e Gabriel Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário