Pages

Pottemore: Como Dolores Umbridge fez a gente se arrepiar


O Pottermore lançou mais um texto sobre Harry Potter, dessa vez analisando todos os atos sombrios que a Umbridge já fez - e que nos fizeram odiá-la. Leia o texto traduzido abaixo!

Tradução: Isabel Dain.

EVENTO DE LANÇAMENTO DE CURSED CHILD NO RJ, EM 30 DE JULHO

Como Dolores Umbridge fez a gente se arrepiar


Ela é má, sádica, condescendente e cruel. Stephen King a descreveu uma vez como “o maior vilão fictício desde Hannibal Lecter”, e aquele homem sabe uma coisinha ou outra sobre personagens apavorantes.

Dolores Jane Umbridge é a bruxa que todos nós amamos odiar, ou talvez apenas odiamos. Aqui vai como essa professora fez a gente se arrepiar…

Interrompendo Dumbledore

Lá estávamos nós, com o resto do Salão Principal em Harry Potter e a Ordem da Fênix, curtindo os avisos de início de semestre do Professor Dumbledore, quando, de repente... ‘Hem, hem’. O que é isso? Quem é essa, que ousa interromper o Diretor? Isso fez a boca da Professora McGonagall ficar mais fina do que Harry jamais tinha visto e nós soubemos que essa mulher era problema. 

Não permitindo magia

No início da primeira aula de Defesa Contra a Arte das Trevas com a Umbridge, ninguém sabe o que esperar. Ao final, nós temos uma ideia bem clara. De seu primeiro e condescendente “Eu gostaria que vocês, por favor, respondessem ‘Boa tarde, Professora Umbridge’. Mais uma vez, por favor. Boa tarde turma.” até o “Sua mão não está levantada, Srta. Granger!”, essa aula não foi nada além de desconfortável – e o início de mais coisas ruins que aconteceriam ao Harry.


Insultando Centauros

Como J.K. Rowling reconhece, “Dolores possui algo como uma fobia a seres que não sejam exatamente, ou inteiramente, humanos.” Quando os centauros desafiam seu controle, seus gritos de “Mestiços imundos!” e “Feras! Animais descontrolados!” são ofensivos ao extremo. A reação deles não é nada menos do que ela merece. 

Humilhando a Professora Trelawney

A chegada de Umbridge na sombria sala de Adivinhação pega a professora Trelawney de surpresa e nos coloca em uma nova posição, apoiando Trelawney enquanto Umbridge a interroga de forma extremamente rude. Não satisfeita em fazer miserável as vidas dos alunos, Umbridge sente um insensível prazer em oprimir a professora, que é um alvo fácil.

“O sorriso de sapo da Professora Umbridge se abriu. ‘Claro’, ela disse docemente, fazendo mais uma anotação. ‘Bem, se você puder apenas prever algo pra mim, então?’ O rebaixamento da Professora Trelawney continua até ela estar reduzida a um estado de desordem, segurando uma garrafa de xerez, no Hall de Entrada, que é quando...


A Alta Inquisidora tenta deixar Trelawney desabrigada

Isso é tão triste de ler. Enquanto Trelawney suplica: “Eu es-estive aqui por dezeseis a-anos! H – Hogwarts é m – minha ca – casa!’, Umbridge sente um prazer cruel no desespero dela. Bom, na verdade, Dolores, não é seu castelo e você não tem a autoridade para expulsar professores - o que Dumbledore explica a ela de forma magnífica, e nós damos um soco no ar, delirantes.

Tentando enfrentar a Professora McGonagall

Não desafie a McGonagall. Nunca desafie a Professora McGonagall. Especialmente quando você é uma mulher louca, covarde, nojenta e afetada e ela é, bem, a Professora McGonagall. Rony faz uma colocação maravilhosa sobre esse enfrentamento quando exclama “Oh, eu mal posso esperar pra ver a McGonagall ser inspecionada,”...”A Umbridge não vai saber o que a atingiu”.

Naturalmente, McGonagall não nos decepciona, desmoralizando Dolores e não aceitando absolutamente nenhum dos absurdos dela. “Eu me pergunto,” disse a Professora McGonagall fria e furiosa, dirigindo-se à Professora Umbridge, “como você espera ter uma ideia dos meus métodos de ensino habituais se você me interrompe continuamente? Sabe, eu geralmente não permito que as pessoas falem enquanto estou falando.”

Professora McGonagall fria e em fúria? Gulp. Toma essa Dolores, você mereceu.


Fazendo ‘Hem, hem . . .’

Aquela pequena tosse para limpar a garganta; na primeira vez é curioso, na segunda é irritante e em todas as outras vezes é um incômodo e indica que mais loucuras de Dolores estão a caminho. “Professora Umbridge deu sua tossida mais forte até então.

‘Posso te oferecer uma pastilha pra tosse, Dolores?’ Professora McGonagall perguntou secamente, sem olhar para a Professora Umbridge.” Essa excelente resposta da Professora McGonagall exprime o que todo mundo está pensando, ou seja, por favor pare com esse barulho, é irritante. 

Deixando cicatrizes em Harry Potter para toda a vida

‘Oh, você não vai precisar de tinta,’ disse Professora Umbridge, com uma leve sugestão de riso em sua voz.”

Os pais de Harry Potter foram assassinados, sua única família o manteve em um armário de baixo da escada, ele é perseguido por um vilão tão mau que a comunidade bruxa não suporta dizer seu nome e agora ele está sendo forçado a gravar frases em seu corpo com uma pena?

Essa é a Professora Umbridge em seu lado mais sombrio; infligindo dores físicas lancinantes em seu aluno, alguém que deveria estar sob seu cuidado, mas, ao invés, ela o tortura com um sorriso estampado em seu rosto. É angustiante de ler e definitivamente insuportável assistir.

No filme Ordem da Fênix, a atriz Imelda Staunton está impecável nessa cena; aqueles olhos e aquela expressão de extrema e bizarra loucura ficarão em nossas memórias para sempre. Stephen King estava certo. Dolores Jane Umbridge é verdadeiramente um monstro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário