Pages

5 coisas que não ficam claras nos filmes de Harry Potter (mas nos livros sim!)



Apesar das adaptações dos livros para os filmes da série Harry Potter serem consideradas muito boas, houve algumas coisas que não foram esclarecidas nos filmes, assim, quem acompanhou a trama apenas pelos longas, pôde ficar em dúvida sobre alguns detalhes. Portanto, 5 pontos importantes serão esclarecidos aqui. E vale lembrar que esse post contém muitos spoilers.

O livro do Príncipe Mestiço
Quando Harry tem em suas mãos o livro de poções do Príncipe Mestiço, além das "dicas" extras para executar certas poções, algumas anotações de feitiços também estão nele. Um deles é o Sectumsempra, que Harry usa contra Draco Malfoy. Porém, quando Snape descobre que Harry está com seu antigo livro, ele faz com que o menino lhe entregue todos os seus materiais. Para não ser descoberto, ele pede para que Ron emprestasse seu livro e o amigo assim faz. Harry então decide livrar-se do velho livro na Sala Precisa, colocando-o em uma gaiola dentro de um velho armário e, para marcar o esconderijo, coloca uma armadura com uma tiara em cima dele (sem saber que a tal "tiara" é, na verdade, o Diadema de Ravenclaw, escondido na sala há anos por Voldemort). Já no filme, é Gina quem esconde o tal livro.

A história de Tom Riddle
Nos filmes, tudo o que sabemos da vida de Tom Riddle antes dele tornar-se Voldemort é que ele era um menino bruxo, "problemático" e órfão, que Dumbledore "salva" para levá-lo para Hogwarts. Porém, nos livros, são revelados por meio de flashbacks mais fatos sobre a vida do garoto: sua mãe, Mérope, é uma bruxa que junto com seu irmão e seu pai são os últimos herdeiros de Salazar Slytherin (fundador da Sonserina) e, portanto, consideram muito importante preservar o sangue-puro. Porém, a jovem Mérope se apaixona por um trouxa e o "conquista" com uma poção do amor. Depois de um tempo, certa de que seu marido a amava verdadeiramente, ela desfaz a magia, mas ela estava enganada e o rapaz foge. Grávida, Mérope sai de casa para dar à luz em um orfanato, onde morre logo após o nascimento de Tom Riddle. Uma curiosidade é que J.K. Rowling já afirmou que Voldemort não é capaz de amar porque é fruto de uma Poção do Amor.
Quando Tom Riddle cresce, ele faz uma visita ao tio, rouba sua varinha, mata seu pai e seus avós paternos. Depois, implanta memórias na cabeça do tio para que ele acredite ter cometido os assassinatos e pega um anel de ouro, com o brasão dos irmãos Peverell (os donos originais d'As Relíquias da Morte) que pertenceu ao seu avô materno, Servolo. Assim feito, o garoto havia apagado todos os vestígios de sua descendência impura. 

As Horcruxes
Nos filmes, não é claro como Harry descobriu sobre as Horcruxes. Entretanto, no sexto livro, Dumbledore faz com que o menino descubra sobre elas e conta sobre as escolhas de Voldemort: a primeira delas seria o diário de Tom Riddle que, inconscientemente, Harry havia destruído em A Câmara Secreta. A segunda, seria o anel de Servolo, que Dumbledore achou e machucou a mão tentando destruí-lo. A terceira, o Medalhão de Slytherin e a quarta, a taça que pertenceu à Helga Hufflepuff (fundadora da Lufa-Lufa). Dumbledore diz que a quinta Horcrux provavelmente estaria ligada à Corvinal ou à sua fundadora, Rowena Ravenclaw, e ainda, deduz que a sexta seja a cobra Nagini. O professor também fala para Harry que Voldemort provavelmente pretendia que a espada de Gryffindor fosse uma Horcrux, mas ela estava em Hogwarts, o que dificultou tal feito. O fato que Harry é a sétima Horcrux ainda não é  conhecido no sexto livro.

A morte de Dumbledore
Quando Harry e Dumbledore voltam de sua busca pela terceira Horcrux, no livro d'O Enigma do Príncipe, eles desaparataram em Hogsmeade e viram que a Marca Negra havia sido conjurado em cima de Hogwarts. Com vassouras emprestadas, eles vão para a Escola e lá deparam com alguns estudantes da Armada Dumbledore duelando com Comensais da Morte. Na Torre de Hogwarts, o professor ordena que Harry vá procurar Snape com sua Capa da Invisibilidade, porém, antes que o garoto possa fazê-lo, alguns Comensais encontram Dumbledore e ele imobiliza Harry, para que não o vejam. Logo em seguida, Draco Malfoy o desarma e ele é morto. No filme, Harry não está com sua Capa e nem imobilizado, ele apenas assiste à morte do professor de baixo da Torre. Outro detalhe é o funeral de Dumbledore, que no livro é mais detalhado e conta que ele foi enterrado em um túmulo branco com sua varinha.

O Mapa do Maroto
Quando os gêmeos Weasley entregam o Mapa do Maroto para Harry no filme, não fica claro quem são seus criadores pois tudo o que aparecem são seus apelidos: Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas que, na verdade, são, respectivamente, Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Sirius Black e Tiago Potter. Eles tinham esses apelidos porque eram animagos para fazer companhia e proteger Lupin quando ele se tornava um lobo. Pettigrew tornava-se um rato, Sirius um cão e Tiago um cervo, única transformação não mostrada nos filmes.

Portanto, como em todas as adaptações de livros para filmes, alguns detalhes foram omitidos. No geral, elas não atrapalharam o entendimento da história, mas alguns pontos deixam a trama muito mais interessante.



---------------------------------------------------
As opiniões expressas nesse texto são de Flavia Kurotori

4 comentários:

  1. Eu acho que tem alguns trechos tbm do cálice de fogo que ajudam bastante! Eu amo e não vejo a hora de reler todos! ��

    ResponderExcluir
  2. Cara, isso me deu uma vontade de reler todos os livros ♥ Acho que li há uns bons 6 anos e não lembro claramente de muita coisa.
    Os filmes são ÓTIMOS, amo de paixão, mas lembro que a cada filme que eu assisti pela primeira vez eu fiquei "no livro não tem isso" "no livro explica o motivo daquilo" hahahaha

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu temia os livros antes de ver os filmes o que ajudava muito a encontrar divergências. Mas a pior adaptação foi a do sexto livro. Como filme ele é muito bom, mas como adaptação não passou. Muita coisa inventada.

      Excluir