Pages

O Torneio Tribruxo: uma retrospectiva




                                                                                                                                                                                                              Recentemente, o Pottermore fez uma postagem relembrando-nos dos acontecimentos marcantes do Torneio Tribruxo em Cálice de Fogo. Confira a seguir a nossa tradução.

__________________________________________________________________________


Dragões horripilantes, um campeão inesperado e um fim trágico: as lembranças do Torneio Tribruxo em Cálice de Fogo tem todas as faces de um evento esportivo verdadeiramente épico. 


Mas essa definitivamente não foi uma competição comum... 

A história 


Uma disputa notória e perigosa na sua essência, esse torneio era diferente de todos os outros. Sem querer dar a você uma tediosa aula de história - como a do professor Binns - a história dessa competição é mais ou menos assim: 


Há aproximadamente 700 anos, essa disputa de inteligência, coragem e bruxos ficando loucos porque havia um dragão a meio metro de distância, era tradicionalmente realizada a cada cinco anos entre as maiores escolas de magia da Europa: Durmstrang, Beauxbatons e Hogwarts. 
                                                                 
Após alguns, err, acidentes (os três campeões foram feridos em 1792) foi declarado o fim da competição. Ela só foi ressurgir no ano de 1994, quando medidas extras de proteção foram adicionadas pelos organizadores. 


O Torneio 

As Olimpíadas dos trouxas podem ter diversas disputas, mas o Torneio Tribruxo tem apenas três tarefas que são mais do que o suficiente. 


As regras são simples: cada escola é representada por um campeão, escolhido pelo Cálice de Fogo. Os campeões tem que realizar três árduas tarefas para ganhar a Taça do Torneio, 1000 galeões, a glória eterna e, muito provavelmente, contusões eternas. 


O renascimento da competição acabou tornando-a muito mais segura devido à adição de um limitador de idade: apenas estudantes com 17 anos ou mais poderiam se candidatar. Ao menos, era esse o plano. 



Um campeão inesperado 


Por mais que todos os torneios já ocorridos na história tenham tido apenas três campeões, Harry Potter acabou sendo escolhido, inesperadamente, como o quarto campeão. Os outros três foram Fleur Delacour de Beauxbatons, Viktor Krum de Durmstrang e Cedrico Diggory de Hogwarts. 



Disputas do Tribruxo 


Assim como qualquer evento esportivo, o torneio não era livre de políticas nos bastidores. Com Hogwarts tendo dois campeões, o humor azedou, uma vez que a escola parecia ter uma vantagem injusta sobre Beauxbatons e Durmstrang. 


Para piorar as coisas, as reportagens do Profeta Diário negligenciavam Cedrico Diggory como verdadeiro campeão de Hogwarts e, cinicamente, colocavam Harry em uma posição "gloriosa". Como se não bastasse, os alunos da Sonserina circulavam com um bottom com os dizeres "Potter fede". 



A primeira tarefa 


No dia da primeira tarefa, 24 de novembro, as coisas já estavam se aquecendo - o que devia-se, provavelmente, aos enormes dragões. 


O desafio era pegar um ovo de ouro de um dos quatro imensos dragões que cuspiam fogo e, de alguma maneira, os quatro campeões completaram a prova intactos. Potter e Krum tomaram a primeira posição. Krum optou pelo feitiço Conjunctivitus para confundir o dragão, enquanto Potter fez uma opção mais sensata, usando a varinha para convocar sua vassoura e assim, utilizar de suas ótimas habilidades de vôo. 



A segunda tarefa 


No dia 24 de fevereiro, os campeões, jurados e torcedores dispuseram-se na borda do lago para a segunda tarefa. Os sereianos pegaram uma coisa de cada um dos competidores que eles "certamente sentiriam falta", e foi dado uma horas para que eles a recuperassem. 


Para todos os quatro campeões, a "coisa da qual eles sentiriam falta" era na verdade uma pessoa importante em suas vidas: Hermione Granger era o tesouro de Krum, embora eles não tivessem passado muito tempo juntos; Rony Weasley era, obviamente, o de Harry; a irmã de Fleur, Gabrielle, foi levada para estimulá-la e Cho Chang era o tesouro perdido de Cedrico. 


Embora tenha terminado em terceiro lugar, foi decidido que Harry ficaria com o segundo lugar por ter salvado a todos demonstrando ter "fibra moral". Muito bem, Harry. 


Conflitos nas decisões dos jurados 

Desconhecido para o mundo exterior, o drama ocorrido nos bastidores do torneio foi tão tumultuoso quanto a própria competição. 

O jurado Bartolomeu Crouch ficou louco e desapareceu, enquanto Ludo Bagman foi confrontado com inúmeras dúvidas. Depois de apostar na vitória de Harry, a ex-estrela de quadribol passou a maior parte do torneio aborrecendo o garoto oferecendo-lhe ajuda não solicitada. 


E é claro, o mundo bruxo permaneceu completamente inconsciente destes acontecimentos estranhos. 


A última tarefa 


Antes da terceira tarefa, Harry e Diggory empatavam no primeiro lugar, Krum estava em segundo e Fleur em terceiro. 


Na tarde do dia 24 de junho, foi dado aos campeões a tarefa de atravessar um enorme labirinto, com aproximadamente 6 metros de altura, cheio de obstáculos, criaturas e enigmas. Os colegas e familiares de Cedrico Diggory não tinham a menor ideia de que essa seria a última vez que eles o veriam vivo. 


Cedrico e Harry chegaram ao centro do labirinto e ambos pegaram a taça do torneio como vencedores conjuntos. Mas ao invés de comemorar um vitória dupla, eles foram parar em um lugar inesperado e perigoso. 



Hogwarts de luto 

O Torneio Tribruxo acabou sendo eternamente abalado a partir do momento em que a taça tornou-se uma chave de portal que levou Cedrico e Harry a um cemitério bem longe de Hogwarts. Cedrico foi assassinado por Pedro Pettigrew e Harry conseguiu escapar e levar o corpo do colega para sua família. 


Houve muitas mortas na história do Tribruxo, mas a de Cedrico representou um momento decisivo em que o torneio deixou de ser apenas uma competição e passou a ser uma guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário