Pages

Eddie sobre Newt: "Acho que ele está no espectro da Síndrome de Asperger"

Imagem relacionada

É inegável que Newt Scamander é um personagem que desde os primeiros trailers mostrou-se cativante, gentil e reservado. Interpretado por Eddie Redmayne, é o protagonista lufano de Animais Fantásticos e Onde Habitam que retornou na sequência "Os Crimes de Grindelwald".

Em 2016, Redmayne havia contado em uma entrevista para a EW sobre a preparação de seu personagem. Nela, Eddie fala sobre como, no roteiro, não era apenas o personagem que falava, eram também os movimentos e detalhes. Quando questionado sobre sua descrição de Newt, essas foram suas palavras:

"Ele é um homem com uma paixão, e sua paixão são os animais. A mãe dele criava Hipogrifos e esse é o mundo no qual ele se sente mais confortável. Ele não fica particularmente confortável quando se relaciona com seres humanos. Ele é confiante de si, mas se desconecta das pessoas. As pessoas parecem não entendê-lo direito e ele não sabe porque, mas ele também não se interessa muito pelo motivo. Ele tem suas próprias relações com os animais."

Recentemente em uma conversa com o Digital Spy, o ator, de acordo com as informações que recebeu de Rowling durante sua atuação como o bruxo, disse que acredita que seu personagem está no espectro autista.

"Quando ele foi descrito pela Jo [Rowling] pela primeira vez, no primeiro filme, diversas características foram mencionadas - o jeito que ele andava, a aparência dele e a forma como ele fazia contato visual," disse Redmayne.

"Eu acho que ele está no espectro da Síndrome de Asperger*. Naquela época ela ainda não havia sido definida - isso aconteceu nos anos 40, eu acho - então essas características eram marcantes sim".
Tradução: Isabel Dain

Mesmo esta sendo apenas a visão do ator que o interpreta, muitos fãs já comentavam sobre as características semelhantes entre Newt e alguém que está no espectro.



Atenção: os parágrafos a seguir contém leve descrição de partes de cenas de Os Crimes de Grindelwald, mas não se configura como spoiler.

De fato, logo no primeiro filme vemos um Newt introvertido, que mantinha pouco contato visual, caminhava sem usar totalmente a sola dos pés (muitos autistas têm hipersensibilidade  tátil e costumam andar nas pontas dos pés), possui grande interesse em criaturas mágicas além de uma preferência em estar com as mesmas ou sozinho. Em um momento ele até fala para Jacob (Dan Fogler) que não tinha amigos pois as pessoas o achavam irritante, provavelmente por focar em seu assunto predileto..

Em Os Crimes de Grindelwald, filme que teve sua estreia no Brasil em 15 de novembro deste ano, Newt continua mostrando sua forma peculiar de ver o mundo. Por vezes, os closes nos rostos pareciam mostrar o constrangimento que ele sentia ao olhar nos olhos das pessoas, como no momento em que Newt encontra Leta Lestrange (Zoe Kravitz) no Ministério da Magia em Londres. O livro de Newt, cujo título deu nome ao primeiro filme da quintologia do mundo bruxo, foi publicado e vemos mais uma vez seu interesse e carinho com as criaturas, usando até certa característica de um animal para fazer um elogio. Outro momento a ser observado é quando Newt fala sobre seu irmão, Teseu Scamander, dizendo que ele adorava abraços. Esse comentário faz parecer que esse comportamento era incomum ou desconfortável para o magizoologista. Além disso, a aparição em flashback de sua versão mais jovem mostra que, desde a época em Hogwarts, aquelas eram características marcantes.

Se confirmado pela autora e roteirista de Animais Fantásticos, J.K. Rowling, esse personagem teria um grande papel representativo no mundo bruxo, mostrando um progonista corajoso, bem sucedido, lufano e autista, sem que sua história girasse em torno do diagnóstico.

*Síndrome de Asperger: Transtorno do desenvolvimento que afeta principalmente a capacidade de comunicação e socialização do indivíduo. Atualmente a denominação "Síndrome de Asperger" está deixando de ser utilizada por muitos especialistas, substituindo o termo por Transtorno no Espectro Autista (TEA). Sendo um diagnóstico "guarda-chuva", os neuroatípicos classificados como Asperger são diagnosticados, agora, como tendo TEA com grau de leve a moderado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário