Pages

E se Gina Weasley nunca tivesse apanhado o diário de Tom Riddle?


Gina Weasley era pequena mas poderosa - e muito importante na história de Harry. Mas as coisas seriam diferentes se Lucius Malfoy nunca tivesse lhe dado o diário de Tom Riddle?

Antes de falarmos sobre o que aconteceu, vamos entender o porquê do diário ser tão importante…

Quando vimos o diário de Tom Riddle pela primeira vez em 'Câmara  Secreta', não tínhamos noção do quão poderoso ele realmente era. A princípio, um diário comprado em uma loja trouxa parecia inofensivo. Afinal, as páginas estavam em branco… mas em breve descobriríamos que há muito mais por trás desse diário.

Logo somos levados para dentro do diário e vemos as memórias de Tom Riddle. O diário quer que acreditemos que Hagrid abriu a Câmara Secreta e que Tom o impediu. Claro, até esse ponto ainda não sabíamos que Tom era Voldemort. Entretanto, quando Gina é pega na Câmara e Harry a resgata, logo percebemos que esse artefato é um traidor, e que isso se reflete também no seu dono.

Foi Tom Riddle quem achou a Câmara Secreta enquanto estudava em Hogwarts, e foi ele quem a abriu - que levou à morte de um estudante. Preocupado que Hogwarts fechasse por causa desse assassinato, Tom colocou a culpa em outra pessoa e abandonou seu plano de continuar o trabalho de Salazar Slytherin. Ao invés disso, ele deixou seu diário enfeitiçado que poderia completar a missão no futuro ao manipular uma alma pura, que era Gina, para fazer o trabalho sujo.

Se não fosse por Harry, Gina teria morrido, e Hogwarts teria fechado. Quando Harry destruiu o diário, ele não estava apenas se livrando de um objeto terrível, mas também destruindo uma parte da alma de Voldemort - já que era uma Horcrux.

Mas nada disso teria acontecido se Lucius Malfoy não tivesse colocado o diário com os livros de Gina. Enquanto que a Câmara Secreta permanecer fechada fosse uma coisa boa… não podemos imaginar o que teria acontecido no resto da história. Gina teria mudado? Teria um impacto no seu relacionamento com Harry? E o mais importante, o que significaria para a destruição de Voldemort?

Harry Potter e a Câmara Secreta

A Câmara Secreta teria sido reaberta?

Quando Tom Riddle tornou seu diário uma Horcrux, ele provavelmente não pensou em quando seria usado para abrir a Câmara novamente. Na verdade, ele não queria reabri-la. Foi por causa de Lucius Malfoy e seu desejo vingativo de acabar com Arthur Weasley.

Achamos que é bem seguro dizer que a Câmara teria ficado fechada no segundo ano de Harry em Hogwarts. E podemos dizer que teria sido assim até o final. Duvidamos muito que teria alguém em Hogwarts com a capacidade de abrir a Câmara, mesmo se fossem fortemente contra trouxas (como Draco Malfoy na época). Então, sem o diário acreditamos que teria continuado fechada.

Também achamos que a Câmara não teria sido aberta se o diário estivesse com outra pessoa que não fosse tão vulnerável como Gina. Para o plano de Tom Riddle dar certo, teria que ser uma alma pura que precisava de um amigo. Teria que se entregar ao diário completamente. Se recuasse um pouco, o diário não conseguiria possuí-lo e persuadi-lo. Também teria que ser alguém que não pedisse ajuda por sentir tanto medo do que estava acontecendo. Por último, a pessoa não poderia suspeitar dos verdadeiros motivos. Gina era o alvo perfeito.

No entanto, não estamos dizendo que ela não poderia ser aberta nunca. Lucius Malfoy parecia não saber o valor do diário para Voldemort ou que ele fosse uma Horcrux. Ele apenas achou que seria um ótimo jeito de se livrar dos nascidos-trouxa. Então, mesmo que fosse para ele cuidar disso, imaginamos que ele não deixaria passar a oportunidade de abrir a Câmara de novo. Ele poderia não ter escolhido Gina, mas ainda assim tentou anos antes de Voldemort voltar ao poder.

Harry Potter e a Câmara Secreta

A espada de Gryffindor seria tão importante?

A espada de Gryffindor foi essencial para a reviravolta de 'Câmara Secreta' - foi o que matou o Basilisco. E como foi feita por Duendes, ela foi construída para absorver apenas o que a torna mais forte. Portanto, quando foi usada para matar o Rei das Serpentes, ficou impregnada com o seu veneno. Isso fez da espada um objeto inestimável, já que o veneno do Basilisco é uma das poucas substâncias que podem destruir uma Horcrux. Sem isso, a espada não teria poder o suficiente para destruí-lo. Se Gina não tivesse aberto a Câmara, Harry provavelmente não teria percebido a espada e não teria sido tão importante.

Não era apenas a caça às Horcruxes que tornava essa espada tão especial, era também por causa do que ela simbolizava. Se Harry não soubesse disso, ele nunca teria a garantia de que realmente pertencia à Grifinória. Foi a discussão com Dumbledore, depois que ele voltou da Câmara (com a espada), que ele percebeu que são nossas escolhas e não nossas habilidades que nos fazem quem somos. Sem isso, suas preocupações sobre seus traços sonserinos provavelmente teriam piorado e tornado sua vida ainda mais difícil.

Por fim, reconhecemos que a espada de Gryffindor não teria sido um elemento importante nas histórias se Gina não tivesse o diário. Harry provavelmente não o teria encontrado. E mesmo se tivesse, não teria sido uma arma crucial na caça às Horcruxes, mas só um objetivo bonito para decoração.

Harry Potter e a Câmara Secreta

O Trio teria mais dificuldades caçando as Horcruxes e derrotando Voldemort?

Nos perguntamos antes da importância da espada de Gryffindor como um meio de destruir as Horcruxes e, com isso em mente, a resposta mais curta seria que sim.

Se Gina não tivesse o diário, os acontecimentos após isso não teriam ocorrido, e isso deixaria nosso trio sem meios de se livrar das Horcruxes. Mesmo que a gente saiba que existem outros meios de se livrar de uma delas, isso precisaria de uma magia muito poderosa e frequentemente instável. Fogomaldito é um exemplo disso. Como vimos com a morte de Crabbe, era um feitiço incrivelmente perigoso e quase incontrolável - mesmo Hermione não achava que tinha habilidade para lidar com isso. Também achamos que mesmo se o trio tivesse descoberto outro jeito de destruir as Horcruxes, eles teriam levado muito tempo para isso e mesmo que Voldemort não tivesse ganhado, ele teria ficado poderoso por muito mais tempo.

Também é possível que Voldemort nunca teria sido destruído. Sem a descoberta do diário, Dumbledore e Harry poderiam não saber sobre o pedaço da alma de Voldemort escondido nele. Como alguém que odiava tudo que tinha a ver com trouxas, parecia uma escolha estranha de Horcrux para ele. Certamente ele não usou um padrão para a escolha dos objetos que quase pareciam troféus - como o medalhão de Slytherin ou o diadema de Ravenclaw.

Do mesmo jeito, se Lucius Malfoy ficasse com ele por mais alguns anos, o diário estaria de volta nas mãos de Voldemort e muito mais difícil de chegar até ele. Duvidamos que Voldemort não estivesse de olho em algo tão importante, já que ele sabia que suas Horcruxes estavam sob ameaça. Também não sabemos se Harry, Ron e Hermione teriam sido capazes de chegar perto o suficiente para tirá-las de suas mãos.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Gina não teria se tornado uma bruxa poderosa?

Essa é uma pergunta interessante. Não há dúvidas de que Gina saiu da sua experiência com o diário e a Câmara Secreta como uma pessoa mais resistente e inteligente. Foi Gina quem não ficou desacreditada em 'O Enigma do Príncipe', quando descobriu que Harry estava recebendo ordens de algo que alguém escreveu em um livro. Ela sabia o quão perigoso poderia ser por causa de sua experiência, além de que ela estava muito mais cautelosa e muito menos ingênua quando se tratava de objetos de origem desconhecida.

Além disso, tudo o que aconteceu provavelmente forçou Gina a desenvolver uma rigidez mais forte. Como aprendemos em 'A Criança Amaldiçoada', Gina se afastou de seus colegas por um tempo, e provavelmente se sentiu bastante isolada. Mas ao invés de deixar isso te atingir, ela permaneceu confiante - embora ainda carregasse o peso daquele terrível acontecimento.

Ainda assim, achamos que Gina ainda teria sido tão valente e forte, mesmo se ela não tivesse passado por nada disso. Essa era a bruxa que invadia o galpão de vassouras dos Weasley desde os seis anos e pegava as vassouras de seus irmãos para poder praticar. Ela também estava determinada a saber das coisas - fosse como um membro da Armada de Dumbledore, lutando contra menores de idade na Batalha de Hogwarts ou suas artes com Fred e Jorge. Gina Weasley sempre foi uma bruxa forte e capaz. Mesmo que esse incidente tenha influenciado em sua personalidade - não mudou quem ela era.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Gina e Harry teriam se tornado um casal?

Temos certeza de que Harry e Gina ainda teriam se tornado um casal. Mesmo se a Câmara Secreta não tivesse sido aberta, eles ainda seriam muito próximos. Ela era a irmã de seu melhor amigo. Ela também era uma Grifinória. Ambos eram membros da Armada de Dumbledore. Os dois jogaram quadribol no time da Grifinória. Eles ainda eram parecidos, e acreditamos que a atração teria crescido.

Também vale lembrar que não foi Harry resgatando Gina que despertou sua paixão por ele - ela já estava apaixonada. Foi ela quem (provavelmente) enviou a ele um cartão de Dia dos Namorados antes do que aconteceu na Câmara Secreta, e ela sempre ficava nervosa perto dele. Harry salvá-la pode ter reforçado esses sentimentos, mas certamente não os causou.

Isso não quer dizer que o diário não tenha nenhum impacto no relacionamento deles. Quando Gina estava sendo evitada, foi Harry quem a achou na sala comunal da Grifinória e a chamou para jogar Snap Explosivo. Mesmo adulta, ela se lembra de como aquele gesto era importante para ela - e como a fazia se sentir amada.

De modo geral, achamos que Harry e Gina ainda estariam juntos. Eles tinham interesses em comum, e seus temperamentos combinavam. Eles eram ótimos em apoiar um ao outro e saber o que o outro precisava. Eles lidaram com as decisões com maturidade - como o rompimento temporário quando Harry foi caçar as Horcruxes. Então, imaginamos que, mesmo sem aquela terrível experiência na Câmara, eles ainda teriam muito mais momentos em que teriam se conhecido.

Você concorda com a gente? O que você acha que teria acontecido se Gina nunca tivesse com o diário de Tom Riddle?


Texto original: Wizarding World
Tradução: Giulia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário